As grandes empresas estão sempre inovando para oferecerem a seus clientes, colaboradores, funcionários e parceiros tudo o que há de novo no quesito tecnologia, segurança e desempenho de suas funções.

A seguir, vamos abordar um pouco sobre esse assunto, quando o assunto é segurança:

  • Controle de acesso biometrico: trata-se da leitura de impressão digital da palma da mão ou do dedo do funcionário. É uma forma bastante segura para fazer o controle de acesso de quem entra e sai da empresa, já que é uma forma intransferível. Grandes bancos também já começaram a usar a biometria para desencorajar às pessoas a usarem senhas e cartões em caixas eletrônicos. Graças ao controle de acesso biométrico, tudo isso já é possível.
  • Controle de ponto: é feito com o relógio de ponto ou de maneira digital, com sistemas em que o funcionário, ao se logar em sua máquina no começo do dia, registra automaticamente seu horário de chegada na empresa. E, ao desligar o computador, registra seu horário de saída. O controle de ponto é importante para o departamento de RH no fechamento do mês, na hora de realizar o pagamento de horas extras do funcionário, por exemplo, e garantir os direitos trabalhistas, evitando complicações e futuros processos.
  • Catracas automatizadas: são formas físicas de controlarem o acesso das pessoas. Elas podem ser ativadas por crachás ou até pela biometria, como já falamos antes. As catracas ficam localizadas, geralmente, na entrada das empresas, na recepção.
  • Monitoramento por câmeras: é comum as empresas colocarem câmeras em suas áreas públicas. Isso aumenta a segurança dos funcionários e clientes que frequentarem o local, sendo um efetivo meio de segurança.