Dirigir no engarrafamento sempre foi uma atividades vista como chata e cansativa, que ninguém gosta de exercer. Porém, a Ford está desenvolvendo uma tecnologia que acabará com esse tipo de problema. No meio do congestionamento você poderá ler, comer, trabalhar, ou apenas relaxar. O carro possuirá uma inteligência e guiará sozinho durante esse tipo de situação. Não existe ainda previsão de lançamento, vendas e valor dos veículos.

O artifício se baseia em dois elementos já comuns para os motoristas atuais, uma câmera e um radar. O funcionamento ocorre mantendo o carro na mesma velocidade que os outros no trânsito, sem sair da pista em que se encontra. Por mais que algum outro carro cruze sua frente, o sensor da tecnologia detecta e mantém o carro parado até que você tenha condições de avançar. O sistema está sempre alertando o motorista sobre qualquer alteração ocorrida. Assim que não existir mais congestionamento, o próprio carro alerta para que o piloto assuma a direção imediatamente.

Até agora esse sistema está sendo desenvolvido para funcionar apenas no trânsito, sem envolver pedestres, ciclistas ou animais. Pistas sem divisões bem definidas também não estão englobadas no projeto. Entretanto a Ford divulgou uma nota oficial afirmando que visa aprimorar mais ainda o sistema, incluindo alguns novos artifícios que ainda não foram criados. Manter o motorista acordado através de alertas, quando o modo automático de condução estiver ativado, seria uma das metas.

Todas essas funções da nova tecnologia são favoráveis tanto para a comodidade do motorista, como para sua segurança e ainda contribuem com a preservação do meio ambiente. Está comprovado que esse modo de direção economiza combustível, sendo muito recomendado para o trânsito das grandes capitais.

 

Equipe Liqui Pneus - Pneus, rodas esportivas e amortecedores