Sabemos que quando queremos ter algo bem feito temos sempre a oportunidade de pedir ajuda: á família, aos amigos ou, caso se trate de um trabalho, ao profissional especializado. Queremos construir algo, organizar um evento, gerir uma empresa, podemos querer fazer de tudo um pouco que ou temos bases para isso (estudando e especializando-nos nalgum ofício) ou temos mesmo de contratar um fornecedor ou alguém que o faça por nós.

Um casamento é um evento para o qual ninguém nasce ensinado. Achamos que pode ser simples, casar e já está mas a festa, em si, comporta inúmeros serviços para os quais podemos não ter tanta aptidão, tempo ou dinheiro para fazer. Na escolha do local, a nossa casa pode não ser suficiente para o número de pessoas que queremos convidar; a decoração e os detalhes tais como os convites e as lembranças, as flores não só as que complementam o espaço mas o bouquet, especificamente, a animação, a iluminação, a comida e a fotografia podem estar bem longe do nosso alcance.  Só o facto de já se ter de pensar nisto tudo, de ter que pesquisar incansavelmente e de ter, mesmo, que optar por um serviço entre milhares existentes puxa mais por nós do que alguma vez pudemos pensar, inicialmente.

A fotografia é, nomeadamente, uma das coisas que nos dá mais trabalho. É uma arte e como imagem que é suscita sempre diversas interpretações e opiniões. Podemos ter um fotógrafo de casamento espectacular cujos trabalhos nos fascinam imensamente mas alguns casais que tenham optado por ele podem não ter ficado tão satisfeitos quanto isso, o fotógrafo pode, apesar de ter tirado óptimas fotografias, não ter chegado àquilo que os noivos procuravam mesmo, o que não faz com que o trabalho seja menos bom mas não deixa totalmente satisfeito quem tem de gostar mais, quem casou.

Por este motivo e também por questões financeiras, tendo noção do quão difícil é organizar o casamento e gastar o mínimo dinheiro possível, tem surgido, cada vez mais, uma nova moda: a moda do "faça você mesmo", como gosto de dizer. Esta moda consiste no facto de os noivos em vez de contratarem um fotógrafo, optarem por dar aos convidados, no início da cerimónia, máquinas fotográficas descartáveis para que estes vão tirando fotografias durante toda a festa. Sim, pode também não ficar tão acessível financeiramente quanto isso, pelo preço das máquinas, em si, mas principalmente pela revelação das centenas de fotografias, mas tem sempre a oportunidade de falar com uma empresa que trate do mesmo e que lhe faça uma promoção atraente. Pode também, para gastar ainda menos, exigir no seu convite: "acessório obrigatório: a sua máquina fotográfica digital"; os seus convidados perceberão, de imediato, o objectivo. Com isto, não vai ter, certamente, as fotografias mais artísticas de sempre (também terá de ser bastante criativo) mas terá fotografias de toda a gente, sem excepção, será uma foto-reportagem personalizada e com um toque de todos os que os ajudaram a ter a melhor festa de sempre.

Se acha que um só fotógrafo, por mais profissional, não lhe é suficiente e se acha que pode poupar desta maneira, experimente. Pergunte a quem já o fez, acredite que são muito mais pessoas do que aquilo que pensa. Se queremos algo bem feito, como dizem muitos: "temos que ser nós mesmos a fazê-lo". Faça, deixe fazer (os convidados jamais ficarão aborrecidos por esta participação mais activa) e, acima de tudo, divirta-se pois é o seu dia.