Notas sobre o ano de 2011 na Escola Técnica Estadual de Hortolândia (ETEC Hortolândia)*

Notes on the year 2011 in Hortolândia State Technical School (ETEC Hortolândia)

Rogério Duarte Fernandes dos Passos

Resumo: Dando continuidade ao trabalho de edificação de sua história, objetiva-se com esse breve texto registrar algumas das passagens da Escola Técnica Estadual de Hortolândia, integrante do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, ao longo do ano de 2011.

Abstract: Continuing the work of building its history, the objective  with this brief text is to do some records of the State Technical School in Hortolândia, a member of the Paula Souza State Center for Technological Education, along the year of 2011.

Palavras-chaves: ETEC Hortolândia no ano de 2011. Rememória da educação. Ensino Médio e Técnico no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Keywords: State Technical School in Hortolândia along the year of 2011. Reminiscent of the Education. High School and Technical. Paula Souza State Center for Technological Education.

1. Relembrando alguns momentos de 2011.

Integrante do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), a Escola Técnica Estadual de Hortolândia (ETEC Hortolândia) estruturou-se na década de 1990 como uma importante referência educacional no município.

Passadas mais de duas décadas de sua criação, o seu repertório de memórias coletivas já se mostra bastante significativo, com a incorporação em sua história da trajetória de gerações de professores, servidores e alunos.

Tendo o seu Ensino Médio alcançado a primeira colocação dentre as escolas públicas do município nos anos de 2005, 2006, 2007 e 2008 – portanto por quatro anos consecutivos – a ETEC Hortolândia prossegue com o Ensino Técnico profissionalizante em nível médio, sendo que o tradicional Curso de Secretariado, no intuito de alavancar a sua procura,  será oferecido anualmente no período noturno – com vestibulinho, dessa forma, na metade do ano letivo –, e não mais em ambos os semestres.

Observe-se que haverá o oferecimento da nova habilitação “Informática para Internet”, com quarenta vagas no período noturno, além do Curso Técnico de Informática integrado ao Ensino Médio, oferecido nas dependências da ETEC Hortolândia em tempo integral, e o de Administração, também em tempo integral, nas dependências da extensão localizada na Escola Estadual Professora Hedy Madalena Bocchi, localizada na Rua Pico do Itatiaia – nº 333, Jardim Everest, em Hortolândia. Nesse último curso, haverá uma parceria com a Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo, em ação do Projeto ETIM (Ensino Técnico Integrado ao Médio), que se responsabilizará pelo conteúdo relacionado ao Ensino Médio, enquanto que a Unidade de Ensino Médio e Técnico (CETEC) – que dentro da estrutura organizacional do CEETEPS responde pelo planejamento, orientação e controle da oferta dos cursos técnicos da Instituição, conforme atribuições alocadas pelo Conselho Deliberativo da entidade (Deliberações CEETEPS nº 5 e 6, de 1994) – ficará responsável pelo conteúdo do Ensino Técnico.

Dentre as inúmeras atividades do ano letivo registradas no Ensino Médio e Técnico, registre-se a Semana da Administração da extensão que funciona na Escola Estadual Professor Ângelo Campo Dall’Orto, no distrito de Nova Veneza, em Sumaré – que, dentre outros, contou com a organização dos professores Luís Eduardo Lara Phenis, Priscila Batista Martins e Fernanda Hellen de Souza – , bem como a semana de palestras organizada pelo professor Ewaldo Ruy Wippich Coelho aos alunos do Curso de Administração do período da tarde na própria ETEC Hortolândia, onde tivemos as falas dos professores Ricardo Melo e Rogério Duarte Fernandes dos Passos, respectivamente, nas datas de 09-09-2011 e 11-11-2011, além de palestra em 25-08-2011 deste último docente sobre diferentes aspectos da pena de morte ao Ensino Médio no período da manhã, em atividade relacionada ao trabalho de conclusão de curso de alunos que simultaneamente estudam no Ensino Técnico em Administração no período da tarde.

Resgate-se, igualmente, no Curso de Administração, que sob a orientação dos professores Ewaldo Ruy Wippich Coelho e Wágner Romanha, os alunos do primeiro período da tarde concretizaram o projeto “Natal Solidário”, demonstrando grande envolvimento e organização, buscando proporcionar nas dependências da quadra de esportes coberta da ETEC Hortolândia uma festa de Natal com ceia e entretenimento para crianças de uma entidade assistencial do município, que mesmo tendo confirmado a sua presença, não trouxe ao evento seus assistidos. Da ocasião, como ressaltado pelo docente Ewaldo, “tudo deve ser objeto de reflexão e aprendizado”.

Já em projeto que contou com o apoio do coordenador pedagógico Renato Willian Martins de Oliveira, no novo anfiteatro da ETEC Hortolândia tivemos a exibição de importantes – e recentes – produções do cinema brasileiro, como a película “Uma Noite em 67”, documentário de 2010 dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil que resgata e analisa à luz do depoimento de diversas personalidades a fase final do III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record de São Paulo, ocorrida em 21 de outubro de 1967.

Finalmente, nesse tópico de rememória do ano de 2011, por derradeiro, registramos no mês de julho a aposentadoria do professor Mauro Batista da Silva, que lecionou muitos anos nos cursos de Administração, Secretariado e Informática, e que além da grande folha de ações em favor da ETEC Hortolândia, foi um dos seus docentes pioneiros quando da transferência de sua gestão do município para o CEETEPS. Na ocasião da despedida do professor Mauro, a funcionária Maria Fátima da Silva – outra pioneira e de grandes serviços prestados – nos relembrou de dias de outrora muito produtivos e de grande apoio mútuo, e que nos remetem a significativo sentimento de pertencimento ante a Unidade Escolar.

2. Considerações finais.

Em 2011, a partir do mês de maio, milhares de estudantes chilenos saíram às ruas de seu país exigindo uma educação gratuita, mais acessível e de melhor qualidade, em uma intensa mobilização que durou pouco mais de seis meses, registrando-se, igualmente, um maciço movimento de estudantes ingleses em novembro por pautas similares, sem haver, porém, correspondência de ações no Brasil, ainda que entre nós se mantenha um quadro de situações prementes relacionadas a todos os níveis de educação, sublinhadas pela permanência de problemas estruturais e também relacionados ao âmbito salarial de professores e servidores.

Não obstante, no interior da ETEC Hortolândia, propõe-se em nível geral o esforço de construção de um ensino que propicie a busca de uma compreensão global e holística da realidade, sem perder de vista que, em especial no ensino técnico-profissionalizante, objetiva-se construir os saberes, competências e habilidades que tornem os egressos aptos ao mercado de trabalho.

E nesse ponto, resgatando frequentes debates sobre o tema verificados entre os professores e, de certa forma aquilatados no parecer anual do Conselho de Escola de 2009 – exarado com fulcro no artigo 11 do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do CEETEPS –, na ETEC Hortolândia tem-se – em consideração à atual realidade sócio-econômica da região com o seu perfil educacional – o seu próprio Projeto Político-Pedagógico (PPP), que, em busca da manifestação e reafirmação da identidade da própria Unidade Escolar e de seus objetivos, revela-se em propósito de contemplação da interdisciplinaridade necessária para um aprendizado eficiente e dinâmico, visto o ambiente de intensa conurbação e diversidade cultural existente na região metropolitana de Campinas – onde se situa o município de Hortolândia –, ainda que se esteja ciente dos problemas  consequentemente inerentes a esse contexto.

Lembre-se que nessa caminhada, a permanente reflexão da comunidade escolar, portanto, poderá outorgar ao próprio PPP o papel de ferramenta de orientação para todos os atores envolvidos nas ações de ensino-aprendizagem, edificando dia a dia o processo cognitivo em sala de aula tanto no Ensino Médio quanto no Ensino Técnico – este em todas as suas áreas e cursos –, contemplando, então, diversos saberes, diferentes realidades sócio-culturais, e o cultivo e valorização da amizade, criatividade e de uma cultura de paz – tão necessários ao ambiente educacional atual –, outorgando então sustentação ao processo cognitivo desenvolvido e proporcionando ao educando um locus adequado de operacionalização técnico-científica – fundamental à vida social, autônoma e adulta –, sem se esquecer dos referenciais necessários para os que desejarem prosseguir sua trajetória acadêmica e, por óbvio, sem olvidar dos conhecimentos inerentes à profissionalização, que como se sabe, é a vocação histórica da ETEC Hortolândia. 

A materialização dessas ações através da prática docente, poderá se colocar, outrossim, como instrumento e guia para a própria operacionalização de saberes, para a formação social e profissional e, igualmente, para a busca da cidadania, no que essa tarefa permanentemente demanda atitudes correspectivas de todos na concretização do ideal maior que advém de toda a prática educacional, que é justamente o fomento de cidadãos críticos, ativos, participativos e sujeitos de sua própria história ao longo da trajetória de vida.

3. Referências da história da ETEC Hortolândia.

PASSOS, Rogério Duarte Fernandes dos (2007). A história da Escola Técnica Estadual de Hortolândia (ETEC Hortolândia): uma relevante página na vida do município e de sua educação. ETEC Hortolândia, disponível na rede mundial de computadores (Internet) no endereço eletrônico <http://www.etechortolandia.com.br/textos/histetechort.pdf>. Acesso em 01-01-2012. Igualmente disponível na ed. de 11-09-2007 do portal Netlegis, Aracaju, disponível na rede mundial de computadores (Internet) no endereço eletrônico <http://www.netlegis.com.br/index.jsp?arquivo=detalhesNoticia.jsp&cod=32156>. Acesso em 01-01-2012.

_____ (2008). Breve histórico da Escola Técnica Estadual de Hortolândia (ETEC Hortolândia). Netlegis, Aracaju, ed. de 20-11-2008, disponível na rede mundial de computadores (Internet) no endereço eletrônico <http://www.netlegis.com.br/indexRJ.jsp?arquivo=/detalhesNoticia.jsp&cod=46682>. Acesso em 01-01-2012.

_____ (2010). Projetos e atualidades da Escola Técnica Estadual de Hortolândia (ETEC Hortolândia). WebArtigos, Blumenau, ed. 23-09-2010, disponível na rede mundial de computadores (Internet) no endereço eletrônico <http://www.webartigosos.com/articles/47754/1/Projetos-e-atualidades-da-Escola-Tecnica-Estadual-de-Hortolandia-ETEC-Hortolandia/pagina1.html>.

__________________

* O autor agradece à professora Aparecida Bergamin Girardi – atual diretora da ETEC Hortolândia – pelo apoio na conferência de alguns dos dados mencionados nesse texto.