Li "O Caminho" de Paulo Coelho, no qual, ao discorrer sobre o "Caminho", foi extremamente feliz. Traçou a necessidade existente entre o "Caminho" e a montanha. O "Caminho" se encontra na montanha, como o texto no contexto. Aquele permeando este...

Quanto às pessoas: umas estão no sopé da montanha, outras ainda a percorrer o "Caminho" na tentativa de chegar ao cimo da mesma. A maioria, certamente, jamais o alcançará. Talvez , foi pensamento semelhante que fez o filósofo espanhol José Ingenieros escrever EL Hombre Mediocre...

Esses "medíocres" - e nisso não há desdouro qualquer que seja, pois é sua colocação real na vida - tentam, mas não têm como alcançar o topo, pois carecem das qualidades não só necessárias como fundamentalmente imprescindíveis para fazê-lo.

A meu ver, poucos são os que chegam ao ápice da montanha e podem ter, assim, uma ampla visão do todo à sua volta.

Desnecessário dizer que essas criaturas têm presença marcada para sempre nas modificações sociais positivas e se transformaram - e transformam - em exemplos a serem seguidos.

Ressalte-se: o "Caminho" é um só para todos. Todavia, como há diferenças fundamentais entre as criaturas no que tange principalmente à evolução espiritual e por que não dizer: estágio intelectual, nem todos podem percorrer nem de forma idêntica, nem em sua totalidade.

É justamente sob este ângulo ontológico que as 'diferenças' se manifestam e alguns se tornam seres especiais neste nosso planeta. São os líderes da espécie, e os demais, se de caráter e alma nobres, seus fiéis seguidores - em idéias e ações.

É de lamentar-se, todavia, a existência de uma minoria, que nem mesmo consegue sair das faldas da montanha, pois não vê sequer o "Caminho" .

Essa infeliz minoria, tenta infrutiferamente desvirtuar o mundo ao qual pertence e apenas de maneira indireta, pois que não partícipe.

Da mesma forma que o azeite não se mistura ao vinagre, esses seres nada acrescem de positivo e, portanto, a meu ver, sempre que se manifestem negativamente devem ser ignorados, por semelhantes às terras áridas. Nada produzem.