Nossa professora e amiga Mara Simi Rossin, da Escola Técnica Conselheiro Antônio Prado (ETECAP)

Rogério Duarte Fernandes dos Passos.

Professor da ETEC Hortolândia e da ETECAP

Na sexta-feira do último dia 22 de Fevereiro, faleceu em Campinas, São Paulo, Mara Simi Rossin, professora da Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Prado, a ETECAP.

Mara possuía licenciatura plena em ciências biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), e ao lado da atividade profissional desenvolvida durante muitos anos em laboratórios de análises clínicas, lecionou por longo período nos diversos cursos técnicos da ETECAP.

Com o passar do tempo, Mara passou a dedicar-se integralmente à docência na ETECAP, dando grande contribuição ao Curso Técnico de Meio Ambiente, que surgiu e se estruturou com importantes contribuições dela através de sua participação no laboratório de currículo do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Ao lado dessa significativa colaboração, Mara sempre demonstrou grande entusiasmo em sala de aula, lecionando ao longo dos anos diversos componentes curriculares, e fazendo-se presente em eventos diversos da ETECAP, em exemplo do realizado na Praça José Bonifácio (Largo da Catedral) na região central de Campinas no ano de 2010, quando em atividade organizada por professores e alunos, foram divulgados os cursos da escola para a comunidade. 

Além da amizade, do caráter e do companheirismo, sobressaia em Mara a sua competência como docente, com aulas de rigor técnico e conceitual, sublinhadas por reiteradas demonstrações de profissionalismo aliadas à sua alegria no trato com as situações do cotidiano escolar. Alegria manifestada na sala dos professores, nas reuniões pedagógicas, na saída do estacionamento, no lanche saboreado apressadamente na cantina, no simples ato de perguntar por nós e nossas famílias, nos curtos diálogos mantidos nos não mais demorados intervalos abordando as efêmeras situações da vida. Assim era a Mara. Preocupada com todos e ao mesmo tempo, sendo ela mesma no bojo de sua autenticidade.

Mara trazia ao lado de sua formação de rigor uma substanciosa percepção de aspectos pedagógicos do ensino médio, no que rememoramos observações suas valiosíssimas da época em que lecionou no Colégio Pio XII de Campinas, quando dissertava acerca da importância do ensino de ciências biológicas para os jovens que concorriam aos vestibulares de medicina. Aquelas foram lições singulares, às quais pudemos refletir e aprender, dentre tantas que ela nos ofertou. Um privilégio. Entretanto nada – nada mesmo – se compara com a postura de retidão, força de vontade, amor à vida, altivez e, sobretudo, dignidade, demonstrada nos momentos de dificuldade. A responsabilidade, o carinho e o profissionalismo outorgado ao trabalho – mesmo quando as circunstâncias de sua saúde não ofereciam as melhores condições – nos é um testemunho da possibilidade de um mundo melhor, de um mundo em que a essência natural de homens e mulheres pode convergir para a concretização do possível e do necessário, ainda que por ora e em boa medida, pela humanidade não realizados. 

Esse testemunho é definitivo.

Estivemos com ela no dia 21 de Fevereiro, e o perfume dessa essência fluidificou para além do perceptível, no que as palavras não podem descrever sentimentos que pertencem à outra ordem.   

Mara era filha de Aristides Rossin e Giorgina Simi Rossin, e deixou a filha Carolina e os irmãos Aristides e Márcia, sendo sepultada no Cemitério Parque das Aléias, em Campinas. Homenageada através das redes sociais da Internet, ainda pela noite do dia 22 de Fevereiro, alunos e professores da ETECAP realizaram uma oração, saudando a sua memória com uma salva de palmas que ecoou pelos corredores da escola.