Neste artigo veremos como detectar alguns problemas básicos que exigem assistência especializada. Tenha em mãos uma fonte de computador de reserva para testes. Recomendamos também que você tenha periféricos de reserva também: unidades de CD-ROM, de DVD, etc.

Se o seu computador não liga...

Coloque outra fonte no computador e veja se o problema continua. Observe as ligações da outra: anote se necessário. Se o computador ligar, OK, você vai precisar comprar outra fonte ou usar a reserva e comprar outra pra fazer a substituição.

Nota importante: Verifique se a fonte é para o computador que você está utilizando e verifique também se ambas estão na tensão local.

O computador não ligou... E agora?

Desligue o cabo de força atrás da CPU – Preto com 3 furinhos. Aperte o botão de ligar 5 vezes. Com isso, estaremos descarregando os capacitores da placa mãe do computador. Reconecte o cabo de força e tente ligar novamente. Se o computador ligar, pode-se assumir que os capacitores da placa-mãe já podem estar começando a ficar com algum defeito.

Se depois desse teste o computador não ligar, há problemas graves nos capacitores da placa-mãe. Passe os olhos e veja se não há algum capacitor estufado e comprove. Normalmente, computadores com esse problema ao serem ligados apresentam um pequeno giro na ventoinha do cooler e nada mais acontece.

No mais, nos dois casos acima, você precisará de assistência mais especializada, a menos que você saiba algo de eletrônica e soldagem para substituir os capacitores. Os capacitores da placa mãe deverão ser trocados

para o funcionamento otimizado da máquina.

Att. Robson Rachid

www.rmrconsultoriaonline.webnode.com

[email protected]