Noção empírica de chance revelada pelas estratégias de ganhar nos jogos de dados, para a abordagem do conceito formal de probabilidades na aula

Autor: Sérgio Afonso Mulema

Licenciado em Ensino de Matemática pela Universidade Pedagógica de Moçambique e, estudante do curso de Mestrado em Estatística pela Universidade Pedagógica de Moçambique em cooperação com a Universidade Complutense de Madrid

CAPITULO I
I.INTRODUÇÃO

Geralmente, os conceitos Matemáticos aprendidos na escola têm alguma relação com as actividades quotidianas do homem. Pois, o que se aprende na sala de aulas não constitui ilações de um mundo imaginário, mas sim, uma interpretação científica daquilo que se faz na sociedade. Sendo assim, não se pode negar que em tudo que o homem faz está patente algum desses conceitos, seja para tomada de decisões ou para execução de suas tarefas.
Existem em Matemática certos conceitos que exprimem acontecimentos incertos, isto é,
àqueles que não nos dão a certeza da sua ocorrência. Estes são designados por conceitos probabilísticos. O homem, mesmo sem se aperceber, auxilia-se desses conceitos para resolver algumas das suas inquietações. Como é o caso de, por exemplo, a especulação que se faz na chance de ganhar ou perder num jogo de dados, na possibilidade de ser admitido para um emprego com todos os requisitos necessários ou mesmo na possibilidade de chover enquanto o céu estiver coberto de nuvens.
É óbvio que o homem produz dentro de si várias expectativas como estas, para que de certo modo, tire proveito da situação em que se encontra. Para o último caso por exemplo, se um indivíduo produz expectativas de chover e ele pretende sair para a rua, é claro que este levará consigo um guarda-chuva, de modo a proteger-se da situação que provavelmente ocorrerá.
Os três exemplos dados anteriormente estão munidos de conceitos aleatórios/incertos, mas apesar dessa incerteza, é importante que saibamos a chance que temos para que se efectue o que prevemos.Em especial, para o jogo de dados, apesar do facto de ganhar ou perder ser dependente da nossa "sorte", é muito importante que o jogador saiba a chance que tem de ganhar ou na possibilidade de perder numa partida, pois, isso poderá de alguma forma ser um dos factores fortes na tomada de decisão no que diz respeito ao participar ou não em certas partidas de jogo de dados.