FILOSOFIA DA RELIGIÃO


NOÇÃO ANTIGA DO MILAGRE E MODOS DE JULGÁ-LO:


1 ? INTELECTUAL E CIENTÍFICO
2 ? RELIGIOSO




1 ? INTELECTUAL E CIENTÍFICO:


O modo de julgamento intelectual e científico baseia-se em experiências palpáveis, experimentos científicos de campo e laboratório e em lógica. Procura explicar o milagre pelo raciocínio ou razão lógica.
O intelecto em se tratando de milagres é limitado. Pois a explicação que ele fornece vai até um limite. Deste limite para cima, somente a fé pode alcançar a explicação. E o intelecto não se baseia em fé, mas em fatos visíveis ou lógicas de raciocínio.
O homem enquanto ser material só explica o material. (João, 3:12)
Se o milagre é um efeito, então a ciência desassocia o milagre do seu causador (ou fonte imanente da causa), quando ela busca explicação no próprio efeito e não na causa deste.
A ciência não aprova nem desaprova o milagre pela sua incapacidade de aceitá-lo como algo fora de um padrão preestabelecido, uma regra, um dogma, ou qualquer outra metodologia conhecida. E a explicação ou tentativa de explicação fora do contexto bíblico, leva o homem a se perder em suas próprias explicações científicas "A Religião é o ópio do povo".



2 ? RELIGIÃO:


A religião atribuí tudo a um Deus Onipotente que responde ao clamor de seus filhos, filhos frágeis, incapazes, dependentes de Deus e que sentem um tremendo vazio dentro de si, sentem uma lacuna que só Deus preenche.
O homem piedoso é impulsionado pela fé que tem, a aceitar o milagre. Na idade média não havia tecnologia nem ciência avançada, o homem era mais inspirado pela religião. Hoje, ele é menos inspirado e mais racional. É religioso apenas pela necessidade de crer em alguma coisa.
A fé cristã genuína, a fé pura, desassociada do materialismo reinante aprende a discernir a fonte do milagre, fazendo uma análise não somente lógica mas principalmente espiritual, e ao determinar a causa, esta fé aceita ou rejeita o milagre.



CONCLUSÃO:


O intelecto ou a ciência humana não conseguirá explicar o milagre por falta de fé genuína naquele que é o autor e consumador da verdadeira fé, não explica por falta de entendimento suficiente para aceitar o incontestável.
(S. João, 5:39) O intelecto humano não consegue explicar o milagre pela pura e simples falta de crença no causador do milagre e falta de discernimento espiritual para determinar a causa deste. (S. João, 11:40.45) Por isso, tateia superficialmente sobre o efeito ocorrido. Ao invés de adentrar fundo nas maravilhas de Deus fonte do verdadeiro milagre.
A religião explica pela fé a causa do verdadeiro milagre Divino, discernindo o Espírito, analisando as conseqüências do milagre como mudanças Físicas e Espirituais. Para a ciência o meio é a causa da mudança, para a religião o crer é causa a mudança "Se creres verás a Glória de Deus".
O milagre ocorre sempre em sentido de Deus para o homem, enquanto a ciência pensar o contrário estará na contramão do sentido.
Interpretar a atuação de Deus no homem é tarefa do próprio homem piedoso. O método de interpretação deste difere do método cientifico. Seu campo é Moral e Espiritual, mudanças Espirituais levam a mudanças morais, é uma questão de simplesmente crer no Deus Soberano, Superior, O Causador dos Milagres.



Geraldo Goulart ? 1997