NO NATAL DOS PROFESSORES

EU VI

Eu vi, os professores batendo de porta em porta a procura de acolhimento profissional e humano, não sendo reconhecidos, isso constantemente foi lhes negado até que se recolheram na periferia (Recanto das Emas), no meio dos animais perigosos (infratores sociais) que são recheados de tudo que é desumano. Procurei os "Magos" por todos os lados com os presentes e o reconhecimento e não os vi. O que aconteceu?

Eu vi, os sonhadores (estudantes) tentando contribuir com o país por meio da educação e para isso, moldaram seus ideais banhados com muito suor.

Eu vi, os profissionais da educação sendo entregues ao julgamento da "população cena de valores" que gritava, crucifica-os! Crucifica-os!

Eu vi, os professores sendo crucificados entre os ladrões (políticos) e algunsdos ladrões ainda zombavam dizendo serem defensores dos professores.

Eu vi, o sepultamento dos educadores na cova da angústia, policiada pela doença, pela limitação social, pelo desânimo e pelo desestímulo. E sobre a cova foi colocada uma grande pedra,"o estresse".

Virei para o lado que estavam as minhas costas e lá atrás, eu também vi, um vulto (espírito) dos professores tentando fazer milagres com a falta de condições de trabalho e com a tentativa de não trazer problemas, trazer só novas idéias para solução dos já existentes.

Eu vi mais, o "Lázaro" (o melhor aluno) adoecer e morrer sufocado pela epidemia da "pobreza", foi sepultado na cova do "sub-emprego precoce" e todo esforço para a sua ressurreição foi em vão.

Eu vi ainda, abrir-se rapidamente a cortina de um novo ano, e por trás dela um palco com a metade iluminada e ali estavam apenas as vestes brancas do otimismo no chão. Na outra metade escura (não clara), acredito que estivesse o renascimento da esperança de ver os professores no pódio dos melhores. Melhores nas realizações pessoais, melhores no profissionalismo, melhores no coleguismo, melhores no aperfeiçoamento, melhores no entusiasmo e melhores nos seus ideais.

E eu vi, no meu último olhar, no alto da parede no lado iluminado, um quadro com dois ensinamentos. No primeiro estava escrito: "o primeiro passo para o êxito é: uma idéia, um projeto, um objetivo e um ideal", e, no segundo: "a cana só dá açúcar depois de passar por grandes apertos".

EDVALDE CEF 405 RECANTO DAS EMAS-DF.