Camila Perussolo Pereira

Faculdade Santana

Orientador: Mauro Ricetti

Resumo

A natação é um dos esportes mais praticados, sua procura é cada vez maior independente da idade. Muitas pessoas procuram este esporte por causa dos benefícios que o mesmo pode oferecer, como: a melhora do condicionamento físico, aumento do volume sanguíneo e maior desenvolvimento motor. O Presente estudo tem o propósito, de comparar a resistência de crianças e adolescentes na natação, onde esse estudo foi transversal de base populacional com a amostra de 25 pessoas, com média de idade entre 8 a 18 anos ambos os sexos. O que conduziu á busca desse apontamento foi à necessidade de verificar e avaliar a resistência aeróbia entre crianças e adolescentes, identificando através de um teste de resistência de 30 minutos entre os alunos e observando se ouve um aumento na resistência e no número de piscina conforme o tempo de treino.

Palavra-chave: resistência aeróbia; natação; crianças e adolescentes.

Introdução

A natação é um dos esportes mais praticados, sua procura é cada vez maior independente da idade. Muitas pessoas procuram este esporte por causa dos benefícios que o mesmo pode oferecer como: a melhora do condicionamento físico, aumento do volume sanguíneo e maior desenvolvimento motor, como afirmam os autores Wilkie e Kelvin (1984)

Conforme afirma Correa e Massaud (1999):

A natação durante anos vem contribuindo de forma notável para o desenvolvimento, sendo também um importante instrumento pedagógico. Com a ampliação para atividades aquáticas visamos favorecer o processo de socialização dos jovens, ao acostumá-los a orientarem sua conduta de acordo com um sistema de regras gerais; estimular o entusiasmo pela superação de dificuldades seja ele guiado pelo espírito competitivo ou pelo desejo de vencer pessoalmente um desafio físico ou intelectual; e a própria capacidade física, psíquica e intelectual, além de uma saudável forma de diversão (p.174).

Segundo Mansolo (1986). A Natação é a fonte de grandes números de benefícios, como: Aumento do volume sanguíneo e muscular do organismo, desenvolvimento cardiorrespiratório, maior desenvolvimento motor, aumento da capacidade aeróbica, entre outros benefícios.

Conforme afirma Gomes; Dantas e Cameron (2003):

Na natação, são utilizados dois protocolos para determinar a velocidade do treinamento: o primeiro é um teste intervalado denominado de teste de duas velocidades (2V), que se caracteriza por nadar duas vezes 400 metros, sendo elas a 85% e 100% do tempo pessoal e o segundo, um teste contínuo denominado T30 que consiste em nadar 3000 metros de forma uniforme e constante a 100% da velocidade máxima para a distância

A resistência aeróbia assume um papel fundamental, pois o exercício contínuo leva a um aumento do volume cardíaco, em conseqüência disso um aumento na eficiência do coração em bombear sangue produzindo melhorias nos meios de transportes do oxigênio e da capacidade dos músculos esqueléticos, com isso, observa-se a redução da freqüência cardíaca e da pressão arterial, (MCARDLE, 1998).

Com isso o presente estudo tem como objetivo comparar a resistência de crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, de acordo com o teste de 30 minutos realizado na piscina e para observarmos se teria uma melhora no cardiovascular dessas crianças praticando a atividade durante um ano sendo o teste feito em três etapas à primeira em novembro de 2014 a segunda em maio de 2015 e por ultimo em novembro de 2015, onde os alunos tiveram seis meses entre as etapas para treinar durante as aulas de natação.

 

Metodologia

Participaram do presente estudo 25 indivíduos de forma aleatória ,ambos os sexos com idade entre 08 á 18 anos todos moradores da cidade de Rebouças-Pr, praticantes de natação. O objetivo era melhorar a capacidade aeróbia, onde foi realizado um teste de 30 minutos,conhecido como T- 30 que foi desenvolvido pelo alemão Jan Olbrecht no ano de 1985. Esse teste consiste em deslocar-se á máxima distância em ritmo regular do inicio ao fim, variando o teste em que poderia nadar os quatro estilos: crawl, costa, peito ou borboleta, podendo modificar eles durante o tempo, se o aluno cansasse poderia andar menos parar e se sentisse algum desconforto o teste poderia ser cancelado e feito em outro dia.

O teste foi feito em três etapas começando no mês de novembro de 2014 e tendo final em novembro de 2015 sendo numa piscina de 20 metros ida e volta com temperatura de 28º, sendo que nesse período o aluno faria aula normalmente para que melhorasse sua resistência. Esse teste foi realizado a fim de observar se teria um aumento de número de piscina e de melhora cardiovascular, para analisar como anda o desempenho dos alunos da Academia Cami – natação situada na Rua: Governador Manuel ribas nº 300 Rebouças-Pr, o treino foi feito durante as aulas e o teste também para que todos os alunos pudessem participar.