Nitrogênio: oriundo só da atmosfera?

Nossa atmosfera constitui o maior reservatório de nitrogênio para a biosfera. No entanto, ela é a única fonte deste nutriente?

Praticamente 78% do volume da atmosfera terrestre é formada por nitrogênio. Este elemento é um nutriente importantíssimo para o metabolismo de todos os seres vivos. No entanto, a forma gasosa (N2) que está na atmosfera é pouco disponível, o que torna necessário a ação de organismos para transformar esse nitrogênio em uma forma química acessível ao seres vivos. Nesse contexto, entram as bactérias fixadoras de nitrogênio que possuem proteínas (enzimas) que conseguem converter o nitrogênio gasoso à amônia, uma espécie química passível de utilizada pelas plantas.

Todavia, embora a atmosfera seja riquíssima em nitrogênio, há rochas que também possuem este elemento. Enquadram-se nesse alguns tipos de rochas sedimentares que possuem material orgânico na sua constituição. A título de exemplo, a rocha denominada folhelho carbonoso geralmente contém nitrogênio.

Mas, como isso é possível?

Durante o acúmulo de sedimentos que ocorreu durante a formação da rocha sedimentar, material material orgânico também foi acumulado. Passado-se milhões de anos, a matéria orgânica decomposta parcialmente integrou-se aos sedimentos conferindo, geralmente, cor escura à rocha. Assim, esta passou a conter nitrogênio orgânico na sua constituição.

Entretanto, vale lembrar que, em última análise, o nitrogênio que foi soterrado durante a formação da rocha sedimentar foi retirado previamente da atmosfera antes de atingir o solo e ser absorvido pela planta que posteriormente foi "enterrada" durante o acúmulo de sedimentos.

Este nitrogênio da rocha está disponível para as plantas?

A resposta dessa pergunta é: depende da profundidade da rocha em relação à superfície da Terra. Se ela estiver a uma profundidade que estiver ao alcance das raízes, provavelmente, as plantas terão acesso ao nitrogênio que for decomposto. Por outro lado, como geralmente essas rochas estão em grandes profundidades, é provável que o nitrogênio oriundo delas seja simplesmente lavados pelas água da chuva que infiltram no solo e atingem grandes profundidades. Dessa maneira, as plantas não teriam acesso ao mesmo.

Assim, além da atmosfera, as plantas poderão ter acesso ao nitrogênio da rocha sedimentar desde que estas consigam alcançar, por meio de suas raízes, a profundidade que a rocha se localiza.

Preparado a partir de:

CHAPIN III, F.S.; MATSON, P.A.; MOONEY, H.A. Principles of terrestrial ecosystem ecology. New York: Springer, 2002. 436p.