Newton e Einstein e suas concepções da Ciência.

As comparações da Física clássica e moderna.

No século XIX, o homem estava consciente da sua possibilidade de conhecer o mundo pela Ciência, seria naturalmente o caminho. As teorias tudo indicava que adequar-se perfeitamente a realidade percebida pelos sentidos, ou seja, aplicação do campo da experiência.

O grande exemplo referia especificamente a Física clássica desenvolvida por Newton, vista como a real imagem do mundo, não sendo questionados seus pressupostos básicos o mecanicismo e o determinismo.

Laplace tinha o seguinte posicionamento, se conhecido às posições e movimento das partículas num determinado momento, podemos com toda certeza chegar ao cálculo de toda evolução posterior do mundo, da sua origem de do seu desenvolvimento, acho um pouco de exagero em tudo isso. Edjar.

A teoria de Einstein contrariou os princípios da Física de Newton veementemente a questão da relatividade, o universo todo passou a ser compreendido com a teoria da curvatura da luz apesar da mesma ser intuitiva.  

Mas o que é importante, segundo a teoria da relatividade a passagem do tempo não é absolutamente exata, a noção que o tempo e o espaço não são mais separados, o que necessariamente aconteceria ao mesmo momento, espaço e tempo.

Posteriormente no século XX, Max Planck desenvolveu a famosa teoria quântica, o que mais tarde foi aproveitada por Einstein para o desenvolvido do estudo aplicado ao fóton, melhor trabalhada posteriormente por outros físicos e matemáticos.

Entre eles podemos citar os principais: Louis de Broglie, Erwin Schrodinger e Werner Heisenberg, sendo o ultimo grande físico formulador do princípio muito interessante o que ficou denominado em Física do Princípio da Incerteza.

Esse princípio provocou uma revolução na Física, juntamente com o princípio formulado do Einstein, O Princípio da Relatividade, ambos ajudaram a destruir os fundamentos da Física clássica de Newton, o nascimento da Física Contemporânea.

Em que consiste o Principio da        Incerteza, já que o mesmo está sendo de fundamental importância para o desenvolvimento às teorias da Física contemporânea. A ideia fundamental segundo a qual a energia se move de forma descontínua, como Planck tinha descoberto.

Isso significa de acordo com a teoria que os pares da Física Quântica movem constantemente de forma variável que constantemente afetam as próprias partículas, isso por um lado, significa numa relação prática que a energia não pode ser mudada radicalmente.

Com efeito, não é natural o conhecimento exato da matéria, nada é precisamente definido, em toda decisão, por mais objetiva que seja, qualquer analise vai sempre parar, numa quantidade especifica de indeterminação.

 O conhecimento nesse caso específico que se refere à Ciência da natureza é completamente relativo, mudou totalmente a perspectiva desenvolvida por Newton a capacidade de adequar as teorias com os objetos em estudos, isso de certo modo não existe mais.   

Edjar Dias de Vasconcelos.