Neurocoaching é a junção do coaching já conhecido acrescido das técnicas aplicadas ao cérebro pela neurociência e do mental através da neuropsicologia. 

Este termo foi criado pela autora e será discorrido e exemplificado neste artigo o que realmente é neurocoaching. 

Coaching é o processo de condução lógica e cognitiva que identifica o estado atual do individuo, e através deste busca identificar os objetivos e realizações, aonde a pessoa quer chegar. Traçando assim um caminho em busca destes, desobstruindo os fatores impeditivos para a realização destes objetivos de vida profissional e pessoal. 

Tipos de coaching:

  • Business Coaching (Coaching de Negócios)
  • Executive Coaching(Coaching Executivo)
  • Coaching de Equipe
  • Coaching Esportivo
  • Life Coaching(Coaching de Vida)
  • Coaching de Carreira Profissional
  • Coaching de Saúde 

Neuropsicologia ocupa-se da relação direta entre os modelos neurais e os modelos cognitivos, sendo seu objeto principal estabelecer funções cognitivas de memória, linguagem, percepção, comportamento e a dinâmica psicológica do indivíduo. 

Os objetivos do neurocoaching são:

  1. Adquirir autoconfiança e autoresponsabilidade sobre si e os outros;
  2. Ser mais produtivo;
  3. Ter metas e valores definidos e alcançados;
  4. Descobrir a verdade pessoal, intelectual e espiritual sobre si mesmo;
  5. Torna o individuo mais criativo, seguro e inteligente;
  6. Aprende-se a trabalhar efetivamente em equipe;
  7. É uma ótima relação custo versus benefício para a empresa. 

Desenvolve no ser humano as seguintes habilidades:

  1. Boa comunicação em todos os seus veículos;
  2. Automotiva e motiva aos outros;
  3. O individuo torna-se um planejador;
  4. Há uma grande transformação e busca de novos caminhos nos âmbitos de sua vida;
  5. Insere a importância da ética no caráter;
  6. Desenvolve o gosto pelo constante aprendizado;
  7. Elabora ótimos pensamentos e entendimentos;
  8. Torna-o adaptável e flexível a vida como um todo. 

Além das habilidades acima, o neurocoaching também desenvolve a autoconsciência, autocontrole, iniciativa, superação, otimismo, dinamismo, liderança, empatia, gerenciamento de conflitos e alta inteligência emocional. 

Através dos estímulos ambientais: voz ritmada, música e sons, imagens, aromas, cores e design produz ao cérebro novos referenciais para que produza novas sinapses. Aumentando não somente a plasticidade cerebral mas também o constante recriar pessoal interno. Para tanto, é trabalhado através de uma grade de metas:

  1. O que você quer preservar?
  2. O eu você quer eliminar?
  3. O que você quer conseguir em um futuro próximo e distante?
  4. O que você quer evitar? 

O principal dentro do neurocoaching e a recriação, estabelecendo novas crenças, valores, buscas, decisões, aprendizado, emoções, realizações, vitórias, equilíbrio, autoperdão, etc. 

Para conseguirmos sucesso no neurocoaching, o primeiro fator que devemos eliminar é a autosabotagem. 

No que consiste a autosabotagem? 

Em nossas vidas temos momentos de certeza que estamos prontos para dar um novo salto e efetivar uma mudança profunda em nossas vidas. Acreditamos em um novo empreendimento, uma nova relação afetiva, mudamos de cidade e até mesmo de pais. Mas, aos poucos percebemos que estamos cometendo os mesmos erros de nossas atitudes passada. É como se tivéssemos dado um imenso salto e caímos no mesmo lugar. Caímos em armadilhas criadas por nós mesmos. Nos auto-sabotamos. Isso ocorre porque, apesar de querermos mudar, nosso inconsciente ainda não nos permitiu mudar, não estamos realmente prontos para mudarmos. 

Escutamos e obedecemos sem nos darmos conta, ordens de nosso inconsciente geradas por frases que escutamos inúmeras vezes no decorrer de nossas vidas. Uma parte de nós diz abra-se e a outra adverte cuidado!!!. 

No primeiro momento, o desafio em si é encorajador, por isso nos atiramos de cabeça em novas experiências e estamos dispostos a enfrentar o que vier pela frente. No entanto, quando surgem às primeiras dificuldades, que nos fazem nos sentamos incapazes de lidar com essa nova situação, descobrimos em nós a presença desta parte inconsciente que discordava que nos arriscássemos em mudar de atitude. 

Quando desconfiamos de nossa capacidade de superar obstáculos, cultivamos um sentimento de covardia interior que bloqueia nossas emoções e nos paralisa para qualquer ação mais ousada. Muitas vezes, o medo da mudança é maior do que a força para mudar. Dificilmente percebemos que nos autosabotamos. 

A autoilusão é um jogo da mente que busca uma solução imediata para um conflito, ou seja, um modo de se adaptar a uma situação dolorosa, porém que não represente uma mudança ameaçadora. Não é fácil perceber que a traição começa em nós mesmos, pois nem nos damos conta de que estamos nos autosabotando! 

Fabricamos uma imagem idealizada de nós mesmos, que nos impede de sermos verdadeiros. Produzimos muitas ilusões a partir desta idealização. Muitas vezes, dizemos o que não sentimos de verdade. Isso ocorre porque não sentimos o que pensamos. 

Sermos abertos para com nossos sentimentos, demanda sinceridade e reconhecermos que não estamos sentindo o que deveríamos sentir ou gostaríamos de estar sentindo, é um desafio para conosco mesmos. 

É a nossa autoimagem que gera sentimentos e pensamentos em nosso íntimo, pois resistimos em olhar nosso lado sombrio. No entanto, uma coisa é certa: tudo que ignoramos sobre nossa parte sombria, cresce silenciosamente e um dia será tão forte que não haverá como deter nossas ações. 

É tão fácil deixar a autoimagem se perpetuar, dominar toda a nossa vida e criar um estado de desequilíbrio. No nível atual, antes de começarmos a meditar sobre a autoimagem, não percebemos a diferença entre nossa autoimagem e nosso verdadeiro “eu”. Mas, se pudermos reconhecer apenas alguma pequena diferença entre a nossa autoimagem e nós mesmos, ou  “eu” ou  “ a si mesmo”, poderemos ver, então, qual parte é a autoimagem.

A autoimagem representa uma espécie de fixação. Ela nos congela. Você aceita essa imagem congelada como um quadro verdadeiro e permanente de si mesmo. 

Quando você se pegar com frases prontas, aproveite para anotá-las. Elas revelam sua autoimagem e são responsáveis por seus comportamentos repetitivos de autosabotagem. Ao encontrar a sua autoimagem que gera sentimentos desagradáveis, temos a oportunidade de em vez de apenas nos sentirmos mal, aproveitarmos o processo de autoconhecimento e com certeza se torna divertido e curioso sobre nós mesmos. 

O neurocoaching trabalha com as ferramentas ambientais: luz, cores, aromas, sons, músicas, psicologia e neurociência. Uma complementando a outra e ambas integrando o ser como um todo. 

Você é o único responsável pela vida que está tendo, conseguentemente, nada na vida muda até que nós mudemos a nós mesmos e a maneira de encarar os fatos, as pessoas e a vida. 

Colhemos somente o que plantamos, nada mais, nada menos.