A capacidade de uma rede de relacionamentos é uma habilidade crucial que qualquer empresário deve ter.  É uma habilidade extremamente necessária para  estabelecer um relacionamento mutuamente benéfico com outros empresários e potenciais clientes.

 

O maior objetivo de uma rede de contatos é o de, através de um modo ou de outro, aumentar as receitas empresariais.  Isto pode ser através do desenvolvimento de um novo relacionamento com um novo cliente, ou na aprendizagem de uma nova habilidade com uma outra empresa

.

O segredo com a rede de relacionamentos está em ser pró-ativo.  Isto significa tomar o controle da situação, em vez de simplesmente reagir a ela.  Networking exige ir além da sua zona de conforto, ela é desafiadora.  A forte associação entre o empresário como uma pessoa e seu negócio, exige que os empresários saiam para o mundo, criem e o mais importante é manter estas relações de negócios.

 

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a melhorar suas habilidades com sua rede de relacionamentos e ampliar os seus negócios:

 

1.    Definir uma meta e cumpri-la: estabelecer uma meta de pelo menos estabelecer cinco novos relacionamentos ou mais em cada evento que você participar. Sempre que você participar de um evento, grupo, um partido, ou um  almoço de negócios.

 

2.    Experimente participar de um ou dois novos grupos por mês: Você pode participar de reuniões de associações do comércio, Conselhos regionais e federais, palestras em   organizações. Etc.  Esta é outra forma de aumentar e fazer um novo grupo de contatos.

 

3.    Cartões de visitas de todos os contatos: Jamais apareça em uma destas reuniões sem um cartão de visitas. É uma vergonha as pessoas ficarem anotando seus dados em um pedaço de papel.  Sempre tenha cartões de visita na carteira.

 

4.    Chegue às reuniões sempre com antecedência: Assim você terá tempo para conversar com outras pessoas, entregar seu cartão e apresentar-se adequadamente.

 

5.    Aproveite todas as ocasiões: Durante as refeições é um excelente momento para conhecer pessoas.  Você pode estar em uma fila de banco e conversar com pessoas, viajando com pessoas no avião, por isso não limite as suas possibilidades de oportunidades.

 

6.    Procure se relacionar com líderes: Junte-se a uma comissão, ou se torne um membro de um Conselho. Isso lhe fornecerá mais visibilidade.

 

7.    Faça com que as pessoas se sintam sempre bem-vindos.  Descubra o que os trouxe até você e veja se há alguma maneira que possa ajudá-los.  Introduzi-los a outros, fazer sugestões empresariais, dar-lhes uma referência. Se você fizer o esforço de ajudar os outros, você  encontrará pessoas que possam ajudá-los

 

8.    Seus objetivos podem variar de reunião para reunião: Aprenda com os exemplos que sirvam para sua vida e seus negócios, buscando novas perspectivas, descobrindo tendências da indústria, comércio ou serviços.  Se você trabalhar em casa, você pode fazer seus contatos,  simplesmente sai e fale com as pessoas cara a cara.

 

9.    Esteja disposto a dar para receber: Networking é uma via de dois sentidos.  Acompanhe e saiba manter contato com eles e compartilhar informações que possam beneficiar a ambos.

 

A mais importante habilidade para criar e administrar as redes de contatos eficazes, o principal é ouvir; incluindo a forma como você pode ajudar a pessoa e não sobre a forma como ele ou ela pode ajudar você é o primeiro passo para estabelecer um relacionamento mutuamente benéfico.