Autor: Orlando Fernandes Teixeira
Disciplina: Novas Tecnologias de Informação
Lisboa - 2005

Resumo

Numa sociedade em que a informação é cada vez mais importante e o conhecimento é um dos principais factores de competitividade, a formação a distância assume um papel cada vez mais importante no dia a dia dos indivíduos, bem como das organizações.
Em Portugal, apesar da elevada iliteracia informática, o investimento nos meios de ensino a distância assume um papel cada vez mais importante, podendo até tornar-se crucial para o desenvolvimento do país, por forma a desenvolver novas competências que permitam um desenvolvimento sustentado do nosso país.
O mercado português da formação a distância, como mercado emergente que é, tem-se deparado com algumas dificuldades, nomeadamente a eficácia e credibilidade que são próprias da introdução de novos produtos nos mercados.
Nos últimos anos, o investimento tecnológico em plataformas de ensino a distância, na formação de educadores de infância e professores do ensino básico, tem sido bastante importante, embora os centro de formação a privilegiar esta tecnologia tenham sido poucos.
No presente documento, começamos por fazer um pequeno enquadramento histórico da formação a distância, seguido de uma breve referência às principais plataformas de ensino a distância usadas na Europa.
No capítulo seguinte irá ser dado destaque à plataforma NetForma tendo em conta as suas características.