NEOLIBERALISMO

Alberto Silva

 Liberalismo Sistema econômico nascido com o capitalismo e a burguesia. Seus idealizadores mais importante foram Adam Smichit e John Locke. Neo ( novo) Liberalismo. É o sistema econômico onde o estado pouco intervém na economia e o mercado é regulado pela lei da procura e da oferta, escravizador por utilizar mão de obra barata e buscar sempre o aumento da margem de lucro.

Repensado por FRIEDMAN, e por John Keynes o NEOLIBERALISMO vai encontrar guarida em governantes como Margareth Thatcher primeira ministra Inglesa e Ronald Reagan Presidente Norte-americano.

O neoliberalismo prega a filosofia do bem estar social e da competência, da livre concorrência com estrado zero, e carga tributária baixa para que a produção tenha competitividade e supostamente gere mais emprego. Todavia, por trás das falas neoliberais está automação que gera desemprego, o baixo salário, o credito longo para possibilitar o consumo da classe menos esclarecida, a educação de fachada. A propaganda mássica ao consumo desenfreado das massas.

A diversificação seletiva de produto, o incentivo ao consumo com promoções e o aumento impiedoso pela falta de emprego, que é mascarada pela falta de especialização.

A quem interessa uma sociedade neoliberal senão ao sistema financeiro internacional ai Temos FMI, BIRD, que promovem a divida dos países que tentam emergir. A evolução do neoliberalismo desde pós-guerra desde o cinqüenta em cinco anos de JK, e a construção de Brasília, já prevista na constituição de 1891, As altas taxas de juros cobradas na produção são devolvidas ao empresário em forma de incentivos, ficando com o contribuinte a pesada carga tributária a vitima é o consumidor.

O consumo é o grande objetivo neoliberal, que visa sempre grandes margens de lucro nem que para isso se instale o caos.

1-      Conceito de neoliberalismo?

r- Sistema econômico que visa o estado zero, e todos os serviços exercidos pela empresa privada, o estado submetido ao sistema econômico regulado pela produção e pelo consumo. Ex: o indicie de preço ao consumidor reajusta o aluguel e a prestação da casa própria.

Neoliberalismo visa o lucro sobre o consumo e pela competitividade.

2-      Quem são os neoliberais no nosso contexto?

O FMI, O BIRD, os empresários, os empreiteiros e as instituições financeiras como um todo.

       3     Quais as transformações neoliberais na nossa sociedade?

               O consumo desnecessário, a propaganda, o individualismo, o consumismo e o desemprego.

        4    Qual a atuação do FMI e do BIRD com influências das práticas neoliberais.

                É controlar as nações Emergentes através DE GRANDES EMPRESTIMOS que possibilitam em seus contratos o domínio das metas das nações em crescimento. Assim o rico cada vez mais rico, e o pobre cada vez mais pobre.

         5    Quais as transformações nos Estados neoliberais?

                Muitos pobres e poucos ricos. O consumo baseado no fetiche e alarmantes indicie de desemprego.

   O aumento considerável da miséria, consumista, o pobre que não guarda, pois o neoliberalismo não visa à poupança e sim o lucro abusivo sem a interferência do Estado para regular a competitividade. Esse paraíso do capitalismo selvagem pintado como promotor de justiça social impõe através da UNESCO uma formação estrita para garantir o baixo custo da mão-de-obra e o controle geral dos postos de trabalho cobrando eficiência e eficácia da produção. A privatização total dos serviços básicos sociais, a saber, saúde educação, segurança e energia. Transformará o mundo nos que comem e nos que morrem de fome, mas que tem um aparelho de ultima geração para se comunicar.

Esse acesso inacessível já se posta no nosso país observando-se a qualidade de ensino e saúde que nos é oferecido. Hoje a proliferação dos planos de saúde, normalmente geridos ou de propriedade de políticos cafajestes, que se beneficiam de informações privilegiadas para explorar este quinhão que acaba por reduzir a compra de remédios, apesar de a vilania tornar pública a informação do farto número de remédio oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que cai pelas tabelas da desassistência provocadas pela falta de cidadania dos diplomados pela população para DEFENDER SEUS INTERESSES, do cidadão, não os pessoais como ocorre desavergonhadamente. A promiscuidade só vista antes na ditadura, que era o máster dos sistemas socialistas tão moralistas e tão prostitutos, se liberam no capitalismo selvagem e hediondo camuflado no neoliberalismo proposto por Friedman, nas suas teses Keysianas. 

As falcatruas neoliberais que tornam o cidadão no sujeito do consumo e não no sujeito da cidadania, provocam com a competitividade a automação e o sacrifício da base marxista da pirâmide social. Cria a falsa mais valia para ocultar o massacre do desemprego que força o baixo custo da mão de obra produzida na escola, que por falta de criticidade aceita o estrito senso como dádiva divina. Essa complexidade de arranjos feitos pelo novo liberalismo passeia entre a descrença e a verdade absoluta produzida pela propaganda de massa que diz ser livre quem é escravo do consumismo.  A ação neoliberal é sem dúvida um subterfúgio para o lucro sobre o lucro. Não há maior fera de destruição do homem que o consumismo neoliberal. Textualmente é o homem lobo do homem.

A concentração do capital em menores núcleos disfarçados pelos longos prazos de financiamentos que possibilitam o consumo voraz pela base da pirâmide social, que mesmo vivendo na informalidade trabalhista, tem a falsa idéia de autonomia econômica e de poder aquisitivo. Sem permissão para entrar no mercado de trabalho formal pela baixa oferta de vagas e pelo fato das que existem serem restrita ao estrito senso.

A UNESCO, o FMI, o BIRD e o PNUD, gerenciam as valsas do neoliberalismo no terceiro mundo independente da criação dos blocos que mais parecem criadores de controle local dos interesses internacionais. Principalmente na educação e na saúde onde o neoliberalismo mais se projeta com passos largos à ausência do Estado mesmo com a "presença" do SUS, e dos vários Programas de Educação para Todos. JOMTIEN E DAKAR, são sem dúvida o ponta-pé inicial para a consolidação neoliberal na America latina.