O Brasil é um país “livre”, mas uma boa parte da população vive abaixo da miséria;

O Brasil é um país “livre”, mas quem elege os governantes são obrigados a pagar propaganda política; são obrigados a aceitar leis constitucionais que impedem a punição de quem comete corrupção; são obrigados a aceitar calados decisões que afeta diretamente o bem-estar da população.

Vale lembrar que a Constituição foi elaborada por uma minoria, mas minoria mesmo de pessoas; também vale lembrar que a Constituição já foi mais emendada que roupa de pobre, e vale lembrar que não perguntam ao povo quais são seus desejos.

Grande parte dos brasileiros dependem de escolas públicas, que ainda no tempo que terminei meus estudos, podíamos dizer que era orgulho ter concluído em Universidade Federal: “As empresas davam valor a quem tinha estudado em escolas públicas e feito o nível superior em Universidades Federais”.

Hoje em dia, a educação esperando para desligarem os aparelhos e decretarem morte por falência múltipla, se utiliza de professores (escolas) que repassam ideologias, disseminam o preconceito, vandalismo, discriminação, liberdade sexual, dentre outros assuntos que ao invés de ajudar no desenvolvimento, propaga ideias que veem de encontro com a ordem familiar, social, política e econômica do país.

No que se refere às religiões, surgem como massa de manobra, perpetuação de ideologias; radicalismo, exploração da fé e enriquecimento ilícito de pastores, padres, pais de santos e outros que assumem um papel mais elevado dentro de uma religião.

As famílias estão aí aceleradas: todos lutando pela sobrevivência e cada um por si, nem sempre Deus por todos. Um número significativo de pais “crianças” que nada aprenderam e nada tem a ensinar a seus filhos. Pais que usam de seus filhos para assumirem um papel na sociedade; pais que disputam a guarda e o amor dos filhos; pais que usam a escola para depósito; pais que querem que seus filhos sejam os melhores, não importa o que tenham que fazer e por aí vai;

Os filhos – uma boa parte sem saber qual caminho seguir; filhos tendo que ser pais, visto que estes por serem jovens, nem de pai ou mãe querem ser chamados para não perderem a “jovialidade’; filhos órfãos com pais vivos; filhos viciados; filhos sem querer estudar; filhos sem querer ajudar em casa, etc, etc...;

Assim, os três pilares da formação humana: Família; Escola e Religião andam na contramão; com diferentes formas de ensinar; diferentes formas viver...Acabou a harmonia entre essas instituições.

Mas surge uma quarta instituição que tomou para si essa responsabilidade de ensinar: MÍDIA

Essa sim está tirando proveito dessa bagunça.

Não importa qual a emissora, todas tem sua responsabilidade com a generalização de conceitos, com a deturpação de valores e principalmente com esse caos político e econômico que estamos vivendo.

Não estou dizendo que a culpa é da Mídia, estou dizendo que essa instituição está sabendo tirar proveito da falta de leitura, de discernimento e principalmente da ignorância e acomodação das pessoas. O brasileiro vive de futebol, novela e cerveja. Acontece um problema enorme que afeta a todos, mas logo é esquecido quando o time de preferência vai jogar; quando sobra ou mesmo quando tira do principal para tomar uma cerveja com os amigos; quando começa a novela e ali todos, ao final, ou são punidos por seus maus feitos ou são felizes para sempre porque sofreram todo o decorrer da novela.

Então o que é a mídia? É maneira mais fácil de apresentar situações, personagens e ideias que iludem as pessoas, fazendo-as acreditar que tudo é fácil, que os problemas são resolvidos em um estalar de dedos, que a beleza é fundamental, que as crianças não nascem homens e nem mulheres, que desrespeitar a religião dos outros por meio da arte não é crime constitucional; que colocar uma criança para tocar um homem nu é arte, e que a Lei da Criança e do Adolescente não coíbe esse tipo de arte; que expor crianças às imagens que apresentam atitudes sexuais promiscuas é normal.

Contudo, pais que tiram crianças da escola para serem ensinadas em casa cometem crime; pais pedirem a seus filhos para lavarem uma louça são criminosos; pais que pedem ajuda dos filhos para vender um produto e assim ajudar na economia da casa cometem crime; pais que ensinam seus filhos a lavarem, passarem, cozinharem, acordar cedo, arrumar o quarto são criminosos.

Os pais podem levar seus filhos para tocarem um homem nu porque é ARTE, mas pais que deixam uma crinaça em casa sob a responsabilidade de um irmão ou irmã mais velho, de 12, 13 ou 15 anos é abandono de vulnerável.

O que eu penso é criticado, mas tenho que respeitar o pensamento dos outros. Que eu saiba Liberdade de Expressão consiste em respeito mútuo.

Lembro que quando houve uma liberdade nos anos 80 que ‘transar” virou moda e prova de que sou “igual” aos meus amigos, veio a Aids para frear...Agora, se o homem não tiver sabedoria para acabar com esse abuso de liberdade, acredito sim, que vem uma Ordem Espiritual para ser colocado um limite no Livre Arbítrio dado por Deus ao Homem.

Por Carmem Helane dos Santos Souza