Natal 2010 ? Amor ao próximo ou... amor ao lucro.

Aproxima-se o natal, nesta época todos os nossos pensamentos voltam-se para elucubrar quem vão ser os premiados com seus presentes e mais, que presente cada um fara jus. Isso por conta da tradição ? que vem desde muito ? nos condicionando a fazer das tripas coração ? para que todos recebem uma "lembrancinha" e no final ? lá se vai o produto de nosso trabalho em presentes que muitas vezes seriam completamente desnecessários.

A verdade por trás dessa tradição está o comércio com seu conceito de lucro - que nada tem verdadeiramente a ver com os desejos de felicidades, ou com as mensagens de religiosidades envolvidas ? as vezes sinceros, as vezes mecanizados. O que se esconde atrás desse lucro é um perverso condicionamento formador de mentalidades consumistas, que usando a boa fé de todos, busca apenas e tão somente realizar os seus ganhos ? sem se importar se quer ? com o sofrimento daqueles que não possam participar da festa ? seja como beneficiante ou beneficiário.

O sofrimento daqueles que não são convidados a ter uma ceia ? não podem comprar um brinquedo para os seus filhos ? e o sofrimento das crianças ? que ao ver nas vitrines reluzentes duzias e uma profusão de miragens ? se mortificam pensando não pertencer a raça humana ? que comemora num determinado tempo ? o período de lhes aguçar o sofrimento.

Com certeza os verdadeiros beneficiários dessa festa ? não estão preocupados, melhor não se importam nem um pouco, com essa massa de gente que sofre por decorrência e consequência dos seus ganhos ? esse que se busca maximizar com a festa do coração ? com a lembrança de quem nós queremos bem ? queremos?

Como defesa dessa atitude ? resta-nos os argumentos de crescimento: crescimento da industria de produção de bens ? crescimento dos empregos ? nas lojas e crescimento da circulação de bens em geral ? com aquecimento do meio financeiro. Justo ? tudo isso como vimos produz crescimento: material. E no final ? no frigir dos ovos ? esse apregoado crescimento se dá de fato na mão dos que detém o capital. Isto é, a riqueza ? especialmente em nosso país ? como sabemos ? não é distribuída de modo equânime.

Essa política de consumismo ? disfarçada de benesses para o povo ? a serviço de uns poucos privilegiados ? sempre os mesmos, tem como consequência primordial a destruição dos meios físicos do planeta ? que cada vez mais se torna insalubre à vida. Aí, eu me pergunto: que direito tem os acumuladores de riqueza de destruir a casa onde pretendo que vivam os meus netos ? os filhos deles e seus netos. E isso apenas para demonstrar que são mais sábios e merecem um pedaço de "prazer" maior do que os outros.

Por isso quero lhes propor algumas medidas ? claro você não vai mudar assim da noite para o dia ? mas por favor ? dedique um pouquinho de atenção ? pense, e se puder, apenas testar na prática ? não vacile ? ponha essas ideias em prática, porque não eu mas o mundo há de regozijar-se de você.

Neste natal e nos próximos anos:

1. Compre apenas o que for necessário e imprescindível à sua vida. O que não for enquadrado nesse critério corresponde a desperdício, a consumo condicionado pela mídia, pelo hábito.

2. Você quer agradar o seu parente ? pai, mãe, irmão, filhos, netos, ou amigos e conhecidos ? não precisa necessariamente fazer esse agrado com presentes ? esses comprados em lojas. Se é de lembrança que estamos falando, esse ato é devido a um sentimento o qual queremos homenagear aqueles que queremos bem, então com sentimento é que devemos retribuir, fora disso estaremos homenageando o consumismo, o lucro a ganância ? que de forma alguma estão ligados como o que de melhor de sentimentos o homem possui.

Pense, numa carta reveladora ? de sua alegria, numa declaração de amor, de amizade, de felicidade. Pense em versos, em poemas, escrito por você ? dedique um tempo de sua vida a pensar sentimentos bons e a dirigi-los a quem você ama. Personalize seu presente, com o que realmente vale a pena ser personalizado ? junte seus melhores sentimentos no simbólico, no que é eterno e não naquilo que é transitório e material.

3. Se você tem dinheiro, sabe exatamente o esforço físico e mental que custou auferir, não pode, justo por isso, querer dar seu dia de trabalho à sua namorada, porque assim ela vai ficar se perguntando: Será que eu não valho mais que isso? Ou se for diferente, mesmo assim vai se perguntar: Mais eu valho tudo isso? Sempre haverá uma comparação ? com o valor intrínseco no presente.

Então, pessoas não podem ser avaliadas por valores monetários ? coisa que todos os presentes querem transmitir. E mais, devemos saber: que coisas do coração não podem ser comprados com dinheiro. Uma coisa é uma coisa ? outra coisa é outra coisa.

4. Para uma criança brincar de verdade não faz diferença alguma, ou com uma lada de leite em pó puxada por um barbante, ou com um carro de controle remoto adquiro no Shopping. A fantasia não está ligada a preços, aliais está muito mais ligada à imaginação que o controle remoto quer inibir. Essa ligação é subliminar é criada pelo mercado para escravizar você a um consumismo irracional. Você, ainda , pensa, pois não?

5. O prazer de ter um objeto novo tecnicamente avançado dura tanto quanto o tempo de um novo e reluzente lançamento ? e, você tem dinheiro para acompanhar esses lançamentos? E, mais a funcionalidade é sempre a mesma, ou muito próxima da anterior, o que difere são os apelos promocionais para funções novas e muitas das vezes completamente desnecessárias, além de, quase sempre, herméticas e inteligíveis, para o homem comum.

São esses apelos que fazem você desperdiçar seu trabalho com inutilidades. Quantos torpedos você já enviou, ou recebeu, hoje, esta semana, neste mês. O telefone celular é uma máquina de comunicar recados por excelência e não um brinquedo como tentam nos fazer acreditar. Porque e para que um celular precisa de TV, Máquina Fotográfica, Agenda, Lanternas, MP3, Vídeo, Jogos, GPS ? curioso foi o caso do cara que se perdeu seguindo o GPS do seu carro. Bem feito.

Afinal ? o telefone é um aparelho de dispersar atenção. Veja bem para onde querem nos levar ? para falta de atenção, para o não raciocínio, para falta de discernimento, para longe do certo ou do errado, do justo do injusto, do erro do acerto, do próprio ou impróprio, do útil do inútil.

A industria está preocupada em criar aparelhos que vendam coisas, não que tenham uma funcionalidade específica ? o que é uma TV, um celular, um computador ? são aparelhos de vender toda sorte de bugigangas.

Bem vindo a ideologia do consumismo, do capitalismo selvagem. Onde só há um curso a rolar ? dos muitos para poucos. Dos cegos para os "espertos". Se a política de gerar lucros fosse realmente boa, não teríamos filas em bancos, como no Bradesco, no Itaú ? teríamos muitas pessoas empregadas e prestando ótimos serviços. Você é bem atendido nessas casas lucrativas?

E seu filho esta num bom colégio ? quando lhe custa mensalmente ? o que você gasta é compatível e proporcional aos gastos dispendidos. O seu plano de saúde lhe dá o justo atendimento pelo que você paga?

6. Preste atenção: hoje quando sentar na frente da TV, independentemente do canal ? livre ou pago (que teoricamente surgiram para não depender de publicidade, apenas teoricamente), observe qual é objetivo final: divertir, entreter, escandalizar, desinformar, transmitir informações úteis, ao bem estar geral (como um serviço à coletividade), ou vender coisas, provocar pessoas, criando polêmicas ? jogando uns contra os outros, disseminando desavenças e alimentando maus sentimentos, estimulando a sexualidade desregrada e a libertinagem. Favorecendo às minorias marginais, com incentivo às suas causas e seus predicados exóticos. Porque isso aumenta a audiência ? que lastima.

Fomentar a indisciplina ? e a liberalidade juntamente com a libertinagem, como se isso significassem o mais moderno dos pensamentos humanos ? querendo vender desagregação como pensamento libertário. Coisas que somente desagregam a família e o bem estar geral. Os heróis não são os paladinos de trabalho e de luta pela vida digna e obreira, que constroem o país, mas sim um arremedo de gente com interesses pra lá de duvidosos. Quem já assistiu o BBB e a Fazenda? Sabe o que estou falando.

7. Sua fé esta a venda? Você crê no poder de RR Soares em fazer milagres? Acredita na boa fé dos zilhões de pastores que "vendem" a palavra de Deus ? e juram que estão preocupados que seu espirito vá para o céu e alcance a vida eterna. Em troca da promessa de que você pode ficar rico ? aliais como também ele pretende, na prática.

Você além de manipulado demonstra um caráter doentio ? ou melhor ? demonstra que está coerente com seu tempo ? não pensa ou se pensa está pensando em dinheiro e como ficar rico a qualquer custo. Sinto em dizer, mas você esta devidamente condicionado na crença de que "dinheiro" trás felicidade e mais que Deus é o caminho para alcançar essa felicidade. Fala sério ? Bussunda era mais autêntico, mais saudável do que os nossos pregadores.

8. Se você quer alcançar a plenitude como gente, a graça como um santo, a felicidade como homem, saiba que ela esta em você ? nos seus relacionamentos, no seu comportamento, nos seus valores, nas suas atitudes perante a vida, na sua educação e... nas suas crenças. O que mais surpreendente nisso tudo é que isso custa muito pouco ? na verdade ? tudo isso é de graça, como o ar que respiramos. O que realmente é essencial para vida saudável ? para uma vida alegre e feliz é abundante e gracioso, não carece de investimentos em coisas, mas sim em "ser" e não em "ter". Seja alegre, responsável e estudioso.

9. Quer um parâmetro. Quer saber o que são sentimentos baixos, negativos que induzem à vida desgraçada e vulgar ? assista as novelas, como por exemplo: Malhação. Se quiser ao contrário, alcançar luz, espiritualidade, alegria, verdade e bons sentimentos. Então é fácil, baixe na internet ou lei la mesmo, ou compre uma Bíblia, e aprenda a ler. Procure no mundo, na natureza, nos animais, nas flores ? as suas próprias experiencias que lhe possam ser significativas.

Leia a Bíblia com atenção ? você terá que aprender a interpretar corretamente, porque ela fala da vida ? ontem e hoje, não fala da vida terrena, mas sim do nosso mundo espiritual, de um modo especial de pensar subjetivamente, que faz o homem crescer como gente.

10. Ame-se. Quem não aprendeu a se amar não sabe amar ao próximo. E ame profunda e constantemente e não deixe que a mídia faça de você um escravo. Não deixe que os outros façam de você um escravo um robô ? hipnotizado ? trabalhando em função de uma ideologia perversa que não lhe pertence, subvertem as verdades que você professa.

O amor é gratuito e quando distribuído profusamente tem a característica de voltar a fonte, como bumerangue. Seja grande e forte o suficiente para plantar nesta era de terras secas do consumismo uma nova semente, a semente do bem e da concórdia, da tolerância, do justo e da sinceridade, da verdade e da bem querencia. Plante sem fazer o preço de volta, porque neste natal precisamos de um novo homem. Você.

Ontem e hoje ainda, os moradores do Rio de Janeiro ? vivem sob tensão, pelas atitudes belicistas de bandidos que unidos ? se voltam a atacar a sociedade. O poder público reage provocando tiroteios intensos ? insegurança causada porque o "negócio" trafico de drogas está sendo atacado. Ou melhor, porque a ideologia é ganhar dinheiro ? não importa como. Então a guerra travada não significa uma causa mais sim uma consequência direta do rumo e dos valores que escolhemos. Ou melhor, que alguns poucos escolheram pra nós outros. Sabe-se lá como tudo isso termina.

Na semana passada, circulou a informação ? de que os colégios iria ministrar aulas de "consumismo" em nossas escolas ? que Deus nos proteja, sem aprender na escola ? apenas como diversão ? já temos sérias consequências ? com instrução técnica formaremos verdadeiros animais à destruir o que nos resta.

O lidar com dinheiro é muito fácil ? basta aprender a ganhar honestamente e sem ganância ? porque isso destrói a psiquê do indivíduo e o torna um animal sem alma. E daquilo que ganhar, deve aprender a viver apenas com oitenta por cento, poupando o restante, em investimentos sólidos. Mais do que isso é finanças e você deve aprofundar as pesquisas nos seus próprios interesses.

A felicidade se consubstancia através da paz, da harmonia e da alegria em estar ao lado de quem se ama. A felicidade é poder desfrutar alegremente do seu trabalho junto aos seus sem culpas ou sem remorsos.

Portanto, que você alcance neste natal de 2010 toda paz e felicidade que o Criador lhe possa proporcionar.


Apolinario de Araujo Albuquerque [email protected] Rio, 25 nov 2010.