O conceito atual da etimologia sofista cheio de preconceito ideológico.  O sofista é considerado como demagogo, como se o conhecimento não tivesse base epistemológica.


Historicamente os sofistas formaram uma escola de tradição na pólis ateniense, os dois grandes sofistas no mundo helênico.


Protágoras de Abdera 485-410 a.C e Górgias da cidade de Leontinos 487-380 a.C, denominavam de sábios, originaram uma nova epistemologização do pensamento, entendido como múnus, modo de ensinar.

Os sofistas cobravam pelo ensinamento, diferentemente da filosofia anterior na Grécia antiga, eles não tinham preocupações cosmológicas da filosofia jônica.

Os sofistas substanciavam como preocupação a formação formal, estavam preocupados com a estrutura política da pólis, portanto, também não estavam interessados com o pensamento idealista dos eleatas.

A preocupação era com cidadão político em defesa da democracia ateniense. O jovem precisava se preparar para defender as ideias na assembleia, ou seja, no antigo parlamento grego.

Portanto, necessário o desenvolvimento da retórica, no uso da dialética, raciocínio firme com objetividade, habilidade de linguagem e, sobretudo, coerência com o modo de pensar.

Protágoras um dos grandes sofistas, criou uma teoria fundamentada no subjetivismo, ao afirmar que o homem é a medida de todas as coisas, sua concepção da educação a verdade como arte de persuadir de todos os modos.

Os sofistas ensinavam técnicas do pensamento, como falar com convencimento, persuadindo a plateia, desenvolveu com sapiência a retórica, posteriormente contribuíram muito para educação criando a Paideia, sistema básico que atingia a retórica, gramática, aritmética e lógica.


A sofística favoreceu classes intermediarias que adquiriram cultura, adestrando o pensamento para atingir o poder objetivando seus interesses.

O pensamento sofista revolucionário, entrou em guerra com o modo de pensar  produzido pela aristocracia, em contradição com o velho ideário  sustentado pela física.


  O universo compreendido por leis naturais inflexíveis, contrárias às mudanças, o que justificava o pensamento conservador.

Os sofistas criaram a ideia da convencional, espécie de ideologização do conceito, o que seria determinado pelo mais forte, monos, o que era entendido como costume.

Em um período em que a democracia evoluía na cidade de Atenas, os sofistas radicalizaram em seus posicionamentos, afirmando radicalmente a negação da objetividade da realidade, a não possibilidade do conhecimento total.

Desenvolveram o ceticismo filosófico, fazendo  recurso do raciocínio formal, os fundamentos da lógica.

 A evolução do pensamento filosófico é profundamente marcada pelo nascimento e evolução da filosofia sofista grega.



Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.