Já ouvi muito a expressão "Eu visto a camisa da empresa e não sou reconhecido!", mas o que dizer desse desabafo? Posso afirmar que em dias atuais, o primeiro passo para ser valorizado como profissional é não vestir a camisa da empresa,até arrisco dizer que ela está totalmente "fora de moda", precisamos vestir outra camisa. Estamos em um momento em que os talentos humanos são postos a prova e estes talentos quando bem trabalhados, aí sim, fazem toda a diferença numa organização, apesar de toda a tecnologia que a cada dia invade nosso ambiente de trabalho o mundo dos negócios é feito de gente, são as pessoas quem comandam,e pessoas gostam e precisam ser valorizadas e reconhecidas.

Mas então porque é tão difícil este tal de reconhecimento? Porque ainda não consegui aquele aumento se sou um bom vendedor e já tenho 8 anos de experiência nesta firma? Promoveram o João para supervisor, porque não eu, onde eu errei?

As respostas estão nas próprias perguntas, você é um bom vendedor, não é ótimo, oito anos de experiência, as vezes é 1 ano de resultados medíocres por oito vezes consecutivas, o João estudou e desenvolveu um perfil para se encaixar ao cargo de supervisor, você não. Como podemos querer que os outros almejem nossa ascensão se nós mesmos não buscamos essa melhoria, esse aperfeiçoamento, que seja interior?

Lembro que no refeitório do quartel onde eu prestei serviço militar havia uma frase que dizia "Os melhores são apenas bons para a Infantaria". Sempre a tomei como exemplo e como estímulo para minha carreira, pois entendi que deveria sempre buscar ser o melhor, para no mínimo estar entre eles.

Desenvolva seus talentos, às vezes até esquecidos, não se queixe que a empresa não investe em cursos de aperfeiçoamento para você, na sua cidade está cheio de palestras e cursos de vendas gratuitos de excelente qualidade, e se não tiver, busque livros de técnicas, de atendimento, de fechamentos, procure na Internet, estude por conta própria, no mínimo saia do time dos que não tem nada a oferecer, procure, ache, invista em você, maximize seu potencial e colha os frutos.

VISTA A SUA CAMISA!

Use todo seu potencial a favor da empresa, incorporando suas idéias e valores em comum, mas lembre-se de divulgar suas vitórias para ser notado com outros olhos, não se trata de vaidade e sim de estratégia, apenas cuidado para não parecer arrogante.

Pra refletir:

Você sabe de cor o nome dos campeões de venda de sua empresa, e se você não é um deles, eles podem nem saber do seu nome. É o que trazemos para a empresa que determina o nosso valor como profissional.

Paz e Sucesso a todos nós.

Jean Oliveira