Um serviço de links patrocinados no Google ( Google Adwords), apenas pode fazer jus a todo seu potencial , se houver um trabalho artesanal, feito em detalhes e com grande e contínua dedicação, como um " trabalho de formiguinha ".

   Isto, em termos práticos , significa uma coisa em  nosso páis : é quase impossível encontrar uma agencia apta a realizá-lo. E é fácil comprovar isto, apenas  analisando o que há de mais comum no mercado. Resumimos aqui, quais práticas muito comuns já  demonstram que uma agencia não tem condições de realizar um ótimo trabalho. E justificamos porque :

1) A agencia não dá nenhum nível de acesso ao cliente, dentro da plataforma do próprio Google Adwords, ou seja, ela apenas  "cola" , de modo on line, algumas telas do Google  na tela da própria agencia , no "espaço do cliente", por exemplo, Este acesso "intermediado " tem uma explicação : ocultar do cliente, falhas no serviço prestado , o  que ele poderia descobrir , bem como poupar muito tempo e dor de cabeça para a agencia , além de evitar possíveis ações judiciais : não tendo acesso à quase nada, o cliente nem tem como colocar  questões, dúvidas , para a agencia ! Mas por ser um acesso "intermediado", o cliente tem a sensação, FALSA, de que a agencia está sim trabalhando muito e com muito afinco e atenção quando, na realidade é geralmente o oposto total disso, RSS !!. Em suma : intermediar para ocultar,para não perder tempo,  para não correr riscos e , ainda por cima, para sair " bonito na fita " , como sendo um trabalho "sério",RSS.  Genial, não ?

2) A agencia nem diz ao cliente e muito menos mostra, é claro, que o Google fornece as frases exatas que os internautas digitam em suas buscas, que são denominadas " termos de pesquisa ". Usualmente  ,  envia ao cliente,  apenas um relatório genérico com numero de visitas , visualizações e custos e , no máximo, um relatório de palavras chave .A razão é simples : se o cliente puder acessar o que os internautas estão digitando nas buscas,  ele comprovaria, sem margem de erro , o enorme montante de visitas erradas, inúteis, ele está recebendo,  e o prejuízo enorme que está tendo .De outro lado, o cliente também poderia deduzir  o tanto de clientes em potencial que está perdendo .

3) A agencia é uma mega agencia ou uma  enorme empresa originária de outro ramo ( jormais, guias,provedores de acesso à internet,portais famosos de internet, empresas que criam sites,agencias de publicidade convencionais ou super completas e diversificadas,etc) : em ambientes assim , é quase impossível um trabalho artesanal que não seja  algo no "atacado" e padronizado, no mais puro estilo "linha de produção" . Como um serviço sério de Google Adwords deve ser artesanal e altamente personalizado, nestes locais voce dificilmente encontrará algo minimamente aceitável .

4) A agencia  ou tem  poucos funcionários lidando com muitas contas diferentes , ou muitos funcionários lidando com muitas contas, ao estilo de  um "SAC". É óbvio que,muito  provavelmente,  estas pessoas não poderão fazer nada de artesanal e nem se preocuparão em faze-lo ...

5) a agencia diz a voce que haverá mais de uma pessoa para atende-lo, mais de um atendente , e que voce poderá falar com qualquer um que dá no mesmo,pois isto é até um bom sinal do "comprometimento de todos " com voce, como se todos conhecessem a fundo o seu negócio e suas necessidades, RSS :nestas condições, alguém acha possível  um atendimento super personalizado, específico ,sob medida e com riqueza de detalhes , RSS ??

6) A agencia não diz ao cliente que ela precisaria se preocupar não só com os resultados reais para o cliente mas também com o julgamento don Google sobre o cliente,a fim de que ele esteja sempre sendo visto como um anunciante relevante , o que é OUTRA COISA e o que faz o cliente manter´se em evidencia no Google , pagando até menos. Resultado : muitas agencias fazem o cliente ganhar muito dinheiro no início e, após o segundo ou terceiro mês, tudo começa a piorar do "nada"  e a ficar mais caro. Mas aí, como o cliente já teve uma boa impressão, ele dá um " desconto " , um "voto de confiança " , e continua   pagando fortunas . Quando o cliente cansar de vez e resolver abandonar, a agencia já terá ganho um bom dinheiro com mais um  " otário de  Google" .

7) A agencia exige contratos de alguns meses, com valor mínimo garantido e com multa rescisória. A explicação é simples : como dito no item acima, em muitos ramos e situações , o cliente se verá obrigado a desistir após certo tempo mas a agencia quer e precisa que ele pague pela  incompetencia e/ou negligencia e/ou má fé da agencia  , RSS . Um outro fator é que, como não há um trabalho artesanal, também pode ocorrer , em certos ramos e circunstancias, do cliente não ter o retorno esperado logo de cara, de imediato. Para isso, a agencia também tem " solução " : te prender contratualmente,  para que voce ajude a sustentar esta "máquina de fazer dinheiro" baseada  , em última instancia,  na exploração criminosa da falta de conhecimento técnico de pessoas leigas.

8) A agencia não dá nenhuma garantia ao cliente, em termos de retorno , isto é, não se responsabiliza, de forma alguma, por aquilo que acontece com o investimento do cliente. Nem sequer garante um número mínimo de ligações, emails ou visitas. Imaginem, então, garantir  e  provar que clientes em potencial  estão sendo levados ao site do cliente. NEM PENSAR. E o que dizer de ARCAR com eventuais prejuízos do cliente, RSS  ? Até parece gozação, não ??

9) A agencia não diz ao cliente que, com o tempo ela poderá  ter acesso "apenas"  à " toda lógica de  funcionamento"  do ramo do cliente , na Web. Ora, isto pode valer tanto  quanto um segredo  industrial, uma patente, uma invenção milionária !! Bem, não só as agencias não costumam comentar isso ( não conhecemos uma que o faça, no Brasil ), como não colocam nada disso em contrato, RSS  E PIOR : ainda  atendem concorrentes do mesmo ramo e região , ao mesmo tempo , KKK !!!!! Parece piada  ? Mas não é.

Terminei. Quem ainda achar que isto tudo não existe ou existe mas não é  "palhaçada" nem crime ,  procure a primeira agencia  de divulgação digital e feche negócio, RSS.

                     RICARDO LABBATE  WWW.DIVULGACAOINTELIGENTE.COM.BR