Não é que o polvo Paul acertou outra?!

Edson Silva

E olha que o polvo Paul, do Aquário de Berlim (Alemanha), acertou outro palpite sobre jogos de sua pátria na Copa 2010 (será que ele é alemão?) e previu o que quase ninguém acreditava: Alemanha derrotada por 1x0 pela Espanha e fora da grande final. Só para lembrar, funcionários do Aquário decidiram testar poderes videntes do polvo e quando iria ocorrer jogos da Alemanha colocavam a comida predileta do animal em vasilhas com bandeiras da Alemanha e do adversário da vez. A escolhida pelo polvo era a vencedora. Não me informaram se o bichinho resolvesse fazer regime se era caso de empate.

Pois bem, o polvo acertou todos os palpites até agora. Alguns difíceis como a derrota da Alemanha para a Sérvia na primeira fase e as vitórias contra a Inglaterra e a Argentina nas oitavas e nas quartas de final. Desta vez, Paul acertou a vitória da Espanha, que jamais tinha chegado na final, sendo que sua melhor colocação em Copas foi um quarto lugar, em 1950, competição disputada no Brasil. A Alemanha dispensava apresentações: foi a Seleção que mais ficou entre os quatro finalistas, onze vezes, uma vez mais que o Brasil; ganhou três Copas (54,74 e 90) e foi vice-campeã quatro vezes.

A equipe alemã começou a competição empolgando, ganhando de 4x0 da inexpressiva Austrália e o polvo Paul entrou em ação e previu o que ninguém acreditava: derrota para a Sérvia na segunda partida. Nas três partidas seguintes: Gana, Inglaterra (oitavas) e Argentina (quartas) o polvo cravou vitória alemã e acertou. Chegou o jogo semifinal contra a Espanha, Seleção até apontada pela critica como favorita ao título, mas que começou a competição perdendo e não chegou empolgar, indo para a semifinal com apenas 6 gols marcados, cinco deles pelo artilheiro Vila, contra 13 gols dos germânicos, donos do melhor ataque da Copa.

A Espanha venceu e carimbou a previsão do polvo Paul nesta Copa da África do Sul, que teve quase tudo, até alguns bons jogos de futebol. Dizem que a previsão do polvo contra a Alemanha deu certo porque os germânicos não tiveram tempo de pedir ao "pé de gelo" Mick Jagger, do Rolling Stones, torcer para os espanhóis. E olha que o roqueiro tem um filho com a apresentadora brasileira Luciana Gimenez, um sobrenome espanhol. Se bem que o filho chama Lucas, primeiro nome do "cracão" alemão Podolski, que é Lukas, com k.

Mas em matéria de inusitado esta Copa teve até a bola Jabulani, terror dos goleiros; a bela paraguaia Larissa Riquelme que vai tirar a roupa para uma revista e cumprir a promessa feita pela boa campanha de sua equipe; teve o primeiro gol contra do Brasil em Copas, do Felipe Melo, que a FIFA resolveu presentear para o holandês Sneijder. E por falar em estranho e Holanda, tem até uma atriz pornô holandesa prometendo sexo oral aos seus seguidores do twitter (eram 9.500 antes da promessa da loiraça), caso a Holanda, que está na final inédita contra a Espanha, seja campeã. É ou não é uma Copa estranha?!

Edson Silva, 48 anos, jornalista, Campinas
Email: [email protected]