Não basta ter uma cultura sem uma estrutura organizacional

A curiosidade de analisar a existência das culturas organizacionais em empresas familiares me fez identificar como a cultura pode influenciar na construção da empresa, na sua distribuição de cargos e relacionamentos entre os colaboradores. Considerando que “Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais...” (MENDES, 2010), podemos entender que a busca conjunta por objetivos e metas por todos os colaboradores, que compartilham dos mesmos valores, crenças e demais características que definem cultura, em empresa familiar ou não, é o que a difere organizacionalmente.

JUCHEM & LOVATO , afirmam que o fator responsável para o sucesso ou fracasso da empresa familiar é seu sistema de gestão que envolve alem do gerenciamento, a sucessão e o comportamento que adotam seus administradores ao administrarem seus negócios, alem disso, por serem uma família, todos tem de alguma forma a responsabilidade e obrigação de juntos, vencer os obstáculos.

É através destas informações, onde é perceptiva a importância de uma boa estrutura e cultura organizacional, que acredito ser relevante para futuros estudos, tanto do ponto de vista do pequeno empreendedor que tem em vista abrir uma empresa familiar, como das demais organizações, para que haja uma melhor gestão de suas empresas, não basta ter uma cultura sem uma estrutura organizacional adequada.

 

Bibliografia

MENDES, JEROMINO. 2010 O que é cultura organizacional? Site <www.administradores.com.br>

JUCHEM, D. MAGNA & LOVATTO, D. SUZANA. Relatório de experiência política dos negócios e economia de empresas. <https://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:Hl4YhCyv2nIJ:www.ead.fea.usp.br/semead/7semead/paginas/artigos%2520recebidos/Pnee/PNEE17_-_Sistemas_de_gest%25E3o_relacionado_ao_ger.PDF+sistema+de+gestao+relacionado+ao+gerenciamento&hl=pt-PT&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEEShwX7_6CDDCmNxTww1VxeUEwnAGpZYaZr6jYpqLKU7XgWulMQjjRdO-HArMpPCYVUu6beGHfgsZyza59XBE05uF0yMvePgcfGGYtixUjZus1zY244M8vG4W0pgyi05eCbCfyVN-&sig=AHIEtbSHlu2iHpvE4zzI1yEeeN-8o7dE8w