NÃO AMEIS O MUNDO

Texto: 1 João 2.15-17

Primeiramente vamos definir a palavra mundo: significa os valores deste mundo contrários aos valores de Deus, ás vezes a Bíblia identifica esta palavra com a terra criada por Deus, mas em outras o significado é:__ um mundo influenciado pela astúcia do diabo, ele influencia a vida das pessoas a buscarem mais os prazeres desta terra do que os prazeres nas coisas de Deus. Por isso que a palavra diz: “não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo”. O mundo está envolvido numa esfera de pecado, e o que é pecado? (qualquer transgressão da lei de Deus), as atrações do mundo distanciam a pessoa de Deus, são passageiras. No versículo 17 diz que o mundo passa, porém quem faz a vontade de Deus permanece eternamente, é nesse ponto que eu quero comentar mais especificamente.

O que você espera das coisas aqui nesta terra?

Você quer trocar a eternidade com Deus por essas coisas?

Ser cristão não é simplesmente dizer que é crente, ou que vai a igreja todos os domingos, é mais que isso, ser filho de Deus é necessário passar pela conversão, é nascer de novo, e quem nasceu de novo é nova criatura, vive agora para Deus e não para o mundo, ele tem uma vida espiritual e não carnal e mundana, ama mais a Deus que as coisas do mundo.

As atrações do mundo têm uma aparência de coisa boa, agradável aos olhos, mas no final te levam ao pecado, estragam a sua vida e sua comunhão com Deus. Pv 14.12: “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”. 

Os jovens de hoje não tem paciência, querem tudo já e agora, vivem conectados na internet, onde conversam com várias pessoas ao mesmo tempo, sabe o que acontece no mundo e na vida das pessoas em questão de segundos, informação imediata, mas com Deus as coisas nem sempre são assim, não é apenas jogar no “Google” e vão aparecer todas as respostas que você quer. Hoje os jovens estão preocupados com o corpo, passam horas na academia, fazem dieta, cirurgias, mas quando é chamado para trabalhar para Deus, dizem que não tem tempo ou que estão muito cansados, tem coisas mais interessantes para fazer, etc...

A vida com Deus requer esforço e paciência, o crescimento espiritual não acontece de um dia para outro, requer dedicação e compromisso, é uma luta diária contra o pecado, contra as atrações deste mundo, é uma verdadeira guerra, pode parecer difícil, mas vale a pena, porque no final você viverá eternamente com Deus, esse mundo é passageiro e Deus é eterno. Não troque a vida com Deus por um namoro de um dia, não troque sua vida com Deus por poucas horas de prazer numa festa com bebidas e cigarros ou pelo sexo sem compromisso. Isso tudo é passageiro e vai trazer conseqüências desastrosas para sua vida. Você estará correndo risco de contrair doenças, gravidez indesejada, ser mal falado pelas pessoas, prejuízo nos seus estudos, etc...

No versículo 16 diz: “se alguém amar o mundo o amor do Pai não está nele”. Isso é muito sério, é impressionante como alguém que diz que entregou a vida a Deus, mas não tem nenhum prazer em estar com Ele, tem alguma coisa errada, é um contraste muito grande.  A pessoa que não gosta de conversar com Deus, não gosta de cantar para Deus, não gosta de estar na casa de Deus em comunhão com os irmãos tem alguma coisa errada, ou então ela não se converteu de verdade, ela foi enganada, está vindo na igreja por motivos errados, isso é perigo muito grande, pois a vida dela está em jogo, ela acha que é crente, que nasceu de novo, mas ainda é uma pessoa perdida que necessita de conversão. Por isso que Tiago diz: “Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tiago 4:4).

Então jovens pensem bem antes de tomarem qualquer decisão na vida, pensem nas conseqüências, será que isso vai trazer benção ou maldição para minha vida? Se surgiu alguma dúvida é melhor não fazer, se a consciência pesou é porque tem alguma coisa errada, então não faça, porque as benções de Deus não trazem nenhum pesar, quando você faz algo e está de acordo com a vontade de Deus, você fica tranqüilo, dorme tranqüilo, tem a aprovação dos pais, do pastor, da família, ninguém pode te acusar de nada, nem o inimigo, porque foi Deus que te abençoou. Então, espere um pouco mais, tenha paciência, ore mais, leia mais a Bíblia, busque mais a direção de Deus e você vai ser uma jovem diferente, que tem a cabeça no lugar, não vai ser iguais aos outros que não sabem nem para onde vão, não sabem o querem da vida, tem atitudes saudáveis aprovadas por Deus e Ele vai te abençoar.

Não ameis o mundo e nem as coisas que há no mundo, porque tudo isso é passageiro, quem faz a vontade de Deus permanece eternamente.