Fiquei perplexo ao ter a informação que a Rede Globo de televisão tirou através da justiça a programação da TV Diário do ar na Parabólica alegando não estar adequado as normas de transmissão via parabólica. Claro que os verdadeiros motivos são os incômodos causado pelo crescente numero de telespectadores que estavam sendo cobertos pela TV Diário.
É preciso ficar claro que o que prende a audiência numa determinada emissora é a qualidade do conteúdo de sua grade de programação, não a imposição de uma emissora por desejar que ela seja a única a ser transmitida para determinados locais. Para mim que sou um telespectador eclético que também assistia as transmissões da TV Diário isso configura uma CENSURA ao inverso, isto é, uma censura pela própria transmissora visando seus interesses comerciais em detrimento do direito do cidadão em escolher o que ele quer VER, ou OUVIR, no meio de comunicação.
Não sou anti Rede Globo, muito pelo contrário, sou também um telespectador de sua programação, gosto do Jornal nacional, do fantástico (Que já foi muito mais educativo e nobre), globo rural, globo esporte, as programações culturais. Porém existem horários que mudo de canal, como por exemplo: Faustão, Zorra Total, e algumas novelas que se tornaram receitas de bolo e repetitivas. Prefiro no momento a retransmissão pelo SBT da novela Ana raio e Zé trovão que trás um Brasil mais povo e mais brasileiro. A TV Diário tem uma excelente programação principalmente aos domingos, o que estava fazendo a diferença na televisão brasileira.
Na verdade, não estou fazendo a defesa da TV Diário, mas sim lutando pelo direito do cidadão de VER e Ouvir o que ele quer sem CENSURA, nem por parte do Estado e nem de nenhuma outra organização ou emissora através do seu poderio econômico. A rede Globo é legítima e trás uma enorme contribuição cultural ao país, entretanto não acho que ela prescinda de tirar outras emissoras do ar para manter-se a frente dos concorrentes, para isso é preciso apenas criatividade, comprometimento e uma constante pesquisa do gosto popular.
Não vou entrar na seara Jurídica sobre os fatos pois, me considero incompetente para tal, não é a minha praia, porém sou competente o suficiente para requerer o meu direito de ir e vir, de ver e ouvir o que eu quiser sem a tutela de terceiros, sem a famigerada CENSURA, que tanto a rede globo lutou contra.

Link da reportagem.

http://www.direitoacomunicacao.org.br/content.php?option=com_content&task=view&id=4815