O berro do mestre, tomava conta da pequena sala bem iluminada e dos ouvidos atentos dos vinte alunos engravatados que haviam ali. Sentados nas confortáveis carteiras de marfim,todos escutavam com atenção as palavras que o grande mentor pronunciava em seu último dia de aula.

- Insistam! Mostrem o invisível!Criem o inexistente! Façam acreditarem nas suas intenções!

As lâmpadas fluorescentes, refletiam no rosto pálido e sedoso do professor,enquanto continuava a passar os últimos ensinamentos aos gritos e olhos arregalados.

- Prometam oásis em troca da fidelidade!... - ele fez uma pausa, tomou um gole d'água e prosseguiu sem demoras -...Finjam saber da verdade,embora não a conheçam! Chorem quando tiverem vontade de sorrir,e sorriam quando quiserem chorar!


Contornando o púlpito de mármore branco,o mestre encarou cada um dos alunos intensamente,como sempre fizera ao longo daquele ano em suas aulas. Ele arrancou de dentro do terno um livro de bolso, e o ergueu no alto,apontando com o indicador.


- Eles,usam isto como um estilo de vida,uma doutrina a ser seguida,um amor a ser descoberto... Mas para nós,isto nada mais é do que um negócio...Uma maneira UNIVERSAL de ganhar dinheiro!


O mentor largou o livrinho sobre a carteira do aluno mais próximo,e apalpou o negro cabelo penteado com gel antes de seguir em voz alta.

- A partir de hoje,nós seremos sua família,o templo, será o seu local de trabalho!- em passos lentos,passeava ao lado de uma fileira de alunos, passando a mão macia no ombro dos aprendizes,um, por um.- E os seus salários,serão os salários deles! Se ganham pouco,tiraremos tudo! Se ganham muito,faremos com que ganhe pouco! Nosso compromisso é com o lucro,e somente com o lucro!


Todos olhavam para trás,hipnotizados, observando as largas costas do professor estancar no fim da sala.Quebrando o silêncio momentâneo,ele se virou exibindo um sorriso de satisfação,e sacudiu o pulso esquerdo afastando a manga do terno para descobrir o relógio importado."Chegou a hora,o trabalho está feito" Então,enchendo o pulmão de ar,soltou novamente a voz,dessa vez, com um profundo orgulho.


- Meus senhores,é com muita honra e dedicação, que encerro essa 20° turma de pastores! Sejam bem vindos a minha igreja!

Aplausos e assobios eclodiram na sala,aqueles que,há pouco tempo atrás eram aprendizes,se abraçavam entre si, felizes, comemorando o novo emprego.

- Ah!- alertou o mentor. - Quase esqueci, ao saírem,não esqueçam de andar com a bíblia na mão.

Eles riram,sabendo que, assim como a demagogia é a ferramenta de trabalho de certos políticos,a bíblia, era a ferramenta de todos os pastores

ps: Conforme vcs solicitaram,colei o link( o selo) desse site no meu blog. =)