Sabe-se que a música é uma atividade lúdica, e que na infância é muito comum. Quando a criança nasce, ela entra imediatamente em contato com o universo sonoro que a cerca, mesmo antes de nascer, ainda no útero materno, a criança já toma contato com o ritmo, através da pulsação do coração de sua mãe.
A criança em sua formação, vai recebendo estímulos que auxiliarão na descoberta da sua musicalidade, seja através de barulhos, ruídos e a própria música, parte do cotidiano e do gosto musical de seus pais e familiares. Na medida em que vai crescendo e começa a frequentar outros ambientes, vai percebendo que o mundo possui muito mais sons diferentes do que conhecia antes. A partir dos sons e ritmos vai construindo e expressado sua musicalidade. Ao trabalhar com sons a criança estimula a audição, ao cantar expressa sua oralidade, e ao dançar ou mexer o corpo, vai se expressando corporalmente. Por isso que o brincar auxilia na musicalização, as cantigas, os jogos auxiliam a socialização com os outros indivíduos.
Acredita-se que na Educação Infantil, é o melhor momento para se despertar nas crianças a sua individualidade musical, através do lúdico essa expressão se desenvolve mais facilmente, beneficiando a criança em sua formação integral.