"As artes são o mais seguro meio de se esconder do mundo e são também o meio mais seguro de se unir a ele."
Fryderyk Chopin

Eu não sou músico, não tenho ouvido para diferenciar uma nota sequer. Não sei cantar, não sei nem ao menos declamar um poema. Não tenho ritmo e não toco qualquer instrumento. Mas não é por isso que vou me limitar, aliais como acredito, todos deveriam fazer, não falam tanto de liberdade, pois então, procure ser livre pelo menos naquilo que ouve enquanto repousa, enquanto trabalha... enquanto viver. Porque ao ouvir uma simples música você se transporta desse mundo e dá adeus aos atropelos dessa realidade e, encontra, outra cheia de deleites e ensinamentos filosóficos, que se não puderem mudar sua vida para melhor, certamente, há de fazê-la menos cruel ou mais suportável.

Não vá entender agora que eu estou a lhe dizer para fugir da realidade, entenda, você alcança um espírito leve e suave, se atingir a profundeza do ser, adquire uma capacidade de compreender mais claramente tudo à sua volta. Na verdade o ´fugir´ da realidade aqui é mais buscar uma visão mais criativa do que estamos acostumados a chamar de viver a vida. Mas eu adoro contradições e afirmo que, ao se livrar da forma cartesiana em ver as coisas, se refugiando no modo espiritualizado conduzido pela musica, você terá adquirido uma nova forma de ´viajar´ para um mundo novo onde as coisas acontecem sem dor, dando margem a uma nova e surpreendente compreensão.

Ao mesmo tempo que você viaja para a realidade mais profunda do seu eu material e carnal, e a descobre inteira, palpável e mais presente, também e, ao mesmo tempo, se encontra no mundo da fantasia do desconhecido, do espirito e onde afloram os sentimentos mais elevados, e a clareza faz parte de uma nova natureza ? assim ambas as realidades vivem no mesmo ser, isto é, você adquire uma dupla natureza e se transforma em um ser humano.

Não, você não se transforma em um ser duplo, mas sim num ser inteiro. O estranho disso é que não aprendamos isso na tenra infância. Estranho é que nossas escolas não nos ensinem a ler, primeiro por letras de música, depois possamos aprender a ouvir a melodia envolvida, depois possamos aprender a entender suas mensagens de acordes e de letras.

A construção do espirito, com ênfase em artes, deveria ser privilegiada em detrimento da fabricação do homem mecânico corporal, profissional. Se assim fosse, certamente, outros homens haveriam de estar habitando este chão, terra santa de Deus. E outras guerras estariam sendo travadas, mas com o diferencial de que a palavra entendimento haveria de estar presente em todas, sem exceção.

Haveríamos, pois, de estar conjugando muito mais a palavra paz do que o termo guerra; esta um produto do egocentrismo, da vaidade e da ânsia pelo lucro. E a base da "diversão " veiculada pelos meios de comunicação não seriam obviamente ? filmes, novelas e notícias calcados em lutas, assassinatos, estupros e, jogos eletrônicos voltados para combates e arte em matar e destruir, em fim condicionamentos baixos e grotescos voltado para os sentimentos negativos; Deveríamos sim, estar focados em algo que pudesse elevar a alma e o espirito humano, como só é possível de se encontrar em arte como a música. Considere "Rap das Armas" apenas uma exceção e, um produto de mídia muito mais lidado à moda, do que a arte verdadeira.

A nossa fala, deveria ser cantada ? o homenzinho que nos fala todo tempo em nossa mente deveria estar, permanentemente, sem descanso, cantarolando qualquer coisa. Você é meu testemunha, procure observar atentamente àquelas pessoas que tem sempre uma música presente a enfeitar sua vida. Se tornam sempre: Mais gente, mais humano. mais lindo. mais sábio e mais relacionável.

A musica é a forma de Deus se comunicar com os seus filhos ? você crente ou não crente ? é sem dúvida filho de Deus. Por que então, não procurar entender sua linguagem, por que não nos entendermos através da linguagem que ele nos presenteou. Deus sempre fala através do espirito ? e abomina as elucubrações racionais do homem, abomina e não entende o porquê de não podermos todos ? pais, filhos, irmãos, amigos, conhecidos ? abraçar a forma pela qual poderemos alcançá-lo, ou pelo menos, buscar uma forma de nos compreendermos mutuamente. O mal é produzido pelo homem o bem é produto de Deus.

Na verdade não estou advogado nada de novo, Aristóteles, já previa a degeneração das raças ? se fosse seguido a trilha de uma educação voltada para o material, para o egocentrismo e pregava uma educação publica voltada para a virtude ? que, significa uma potência do espirito, assim dizia ele:

A educação deve ser pública e deve ser direcionada para a virtude. A virtude depende em boa parte da educação, da experiência e do tempo. Para Aristóteles, é praticando as virtudes que nos tornamos virtuosos. Tornamo-nos virtuosos não por sabermos o que é a justiça, mas por praticarmos. E tanto mais justos seremos quanto mais a justiça praticamos.
http://pt.shvoong.com/law-and-politics/1711951-educa%C3%A7%C3%A3o-em-arist%C3%B3teles/

Já que não temos um curriculum voltado para construção das virtudes do espirito, façamos nós mesmos nossa construção, de modo autodidata. Assim:

Faça um favor ? procure as letras de música, neste endereço abaixo ? copie e cole ? depois leia atentamente, e... procure ouvir, na medida do possível, as musicas que escolheu. Ah! - não gostou, não se preocupe, você tem esse direito liquido e certo de não gostar, mas por favor ouça pelo menos umas dez vezes antes de tirar sua conclusão, por que existem coisas que nós só podemos tirar conclusões, se conhecermos com todos os nossos sentidos e mente. Música é uma delas, vinho é outra, pintura outra. Claro existem exceções também aqui, eu me apaixonei de cara logo aos primeiros acordes ao ouvir ? Love Of my life. - Queen ? ouça (http://www.youtube.com/watch?v=v3xwCkhmies)

Então ficamos assim, faça sua lição de casa: entre na página, escolha à musica pelo título, copie e cole, procure ouvir, dez vezes ? e tire sua conclusão. Se puder comentar com alguém faça isso ? se puder escrever sua opinião, melhor ainda, ajuda a não se limitar na sua ignorância.

http://letras.terra.com.br/chico-buarque/

São 474, opções de escolhas só de Chico Buarque de Holanda, um dos mais profundos compositores brasileiros, tudo perfeitamente gratuito, está bom assim?. E, ainda, podemos procurar por Caetano Veloso (653), Milton Nascimento (285), Roberto Carlos (675), Roberta Miranda (245), Renato Teixeira, Djavam e tantos outros.

Tenha paciência ? procure saber o que realmente significa a mensagem de cada verso. Não se preocupe com o entendimento e opiniões de outras pessoas mais cultas, mais informadas. Sempre haverá alguém mais culto, mais sabido. A utilidade e o grande barato é justamente fazer com que você pessoalmente encontre o seu significado único e verdadeiro para você.

Se você não tiver computador ligado a internet, não se limite outra vez, habitue-se a ouvir o mundo ? existe uma música tocando nele, permanentemente, a ser ouvida. O que conta não é o meio mas sim a sua atitude em relação ao aprendizado.

Estou anexando um trabalho que fiz, na verdade datado de 19 ago 2004, da música: Mulheres de Atenas, não sei se culta, sábia ou rude e sem valor ? mas é minha versão pessoal, como eu li e ouvi essa música ? e, outros certamente, deverão ter lido e ouvido de outra forma, todas válidas e necessárias, para o nosso bem. E transcrevo como foi exatamente escrita, sem cortes, correções, supressões ou acréscimos.

Apolinario de Araujo Albuquerque Rio, 25 mai 2011.
[email protected]




Mulheres de Atenas.

Chico Buarque de Holanda e,
Augusto Boal.

Ao meu ver os autores procuraram no texto retratar (informar) poeticamente uma característica peculiar das "Mulheres de Atenas", evidentemente, não todas, mas, seguramente, a maioria, porque é sobejamente sabido que a cidade de Atenas ? hoje em evidência, pela realização das Olimpíadas ? era uma cidade guerreira, donde seus homens partiam por meses a anos, em campanhas de guerras e conquistas.

Essa característica de submissão às mulheres de Atenas, na verdade, é um atributo da época, para quase todas as mulheres ditas virtuosas, justamente, pela sua submissão.

Cabe registrar ainda uma outra conotação para esta peça genial de Chico. A música foi lançada em plena ditadura, e alguns intelectuais da época diziam que na verdade a musica era uma espécie de metáfora "querendo zombar" dos militares ? chamando atenção do povo de modo geral para não se tornar "submissos" como as mulheres de Atenas. Aliais, como também se dizia da música "Cálice".

1) Estrutura do texto.

Em apenas cinco estrofes, todas com uma formação pouco peculiar para um poema, iniciando com o refrão: Mirem-se (vocês) no exemplo daquelas mulheres de Atenas. Essa terceira pessoa indefinida do plural é que gerou a interpretação dúbia do texto, como um recado ao povo brasileiro. E repete-se por todas as cinco estrofes seguintes.

No quesito "rimas" não se pode esperar de Chico, coisa pobre, ele se vale de rima rica, e não cansativa, em todas as estrofes, usa rimas diferentes, sem agredir o texto como um todo:

1)... perfumam ? arrumam / choram ? imploram.
2)... Soldados ? bordados / sedentos ? violentos.
3)... Vinho ? carinho / pedaços ? braços.
4)... Vontade ? qualidade / presságios ? naufrágios.
5)... Marcadas ? abandonadas / encolhem ? recolhem.

Além das rimas com o refrão, registradas em todas as estrofes, sem repetição:

6)... Melenas, Penas, Cadenas.
7)... Quarentenas, plenas, Obsenas.
8)... Falenas, Pequenas, Helenas.
9)... Apenas, Sirenas, Morenas.
10)... Cenas, novenas, Serenas..


Apenas coisa de "Mestre" - com ´m` maiúsculo assim mesmo.

2) Na sequencia das estrofes o mestre nos brinda, como que analisando cada uma das facetas das "mulheres"; esses ângulos são previamente determinados no verbo inicial de cada verso.

Vivem, Sofrem, Despedem-se, Geram, Temem ? Secam.

Representam a sequencia:

Onde vivem? Atenas.
Como vivem? Sofrendo.
P´ra que vivem? Despir-se (para o prazer dos guerreiros).
O que fazem da vida? Gerar novos guerreiros.
Qual a condição da vida? Temer e ser submissa.
Como findam sua vida? Secas, morrem por sua submissão.

3) Realmente não sei ? apenas tenho a impressão que "melenas" utilizado no texto tem mesmo o significado daqueles dois cachos de cabelos, que as moças deixam cair um de cada lado do rosto. Salvo melhor juízo.

No texto parece que as mulheres "se banham com leite, se arrumam, suas melenas", portanto, creio referir-se aos seus cachos. Porque os gregos se preocupam além das guerras com sua beleza estética.

4) Candenas ? no texto aparece como uma forma de prisão psicológica, na qual todas as mulheres dos guerreiros atenienses permaneciam. Com sua submissão. Bem apropriado também, para alertar os brasileiros da prisão ? falta de liberdade cultural ? a que foi submetido o povo brasileiro na época da ditadura militar.

5) Falenas ? no texto faz menção a "prostitutas" que podem abortar os guerreiros em suas empreitadas. Representam o perigo que essas falenas submetem a estrutura social de Atenas. Perigo que é imediatamente afastado com a volta para os braços de suas pequenas ? helenas (no caso todas as mulheres de Atenas).

6) - A despersonalização é retratada quando o autor menciona:

Elas não tem gosto ou vontade/ Nem defeito nem qualidade/ Tem medo apenas / Não tem sonhos, só presságios.

E ainda;

E as gestantes abandonadas/ Não fazem cenas/
Vestem-se de negro/ Se encolhem/
Se conformam e se recolhem.

7) - A passagem que faz referencia a Ulisses deve ser:

O seu homem, mares, naufrágios.
Lindas sirenas / Morenas.

8) - O sujeito do primeiro verso é "vocês, como já mencionado no numero 01), terceira pessoas do plural ? indefinido.

9) - Para alguns poderá ser um texto irônico, quando se analisa o texto segundo a situação cultural do tempo da ditadura. Mas isso não pode e não deve ser lido como "dupla" interpretação porque todos os textos intelectuais podem admitir outra interpretação, depende sempre de quem o lê, do seu estado de espirito e de sua situação pessoal e grau de conhecimento.

Como Chico Buarque, na época, sofria horrores para ver seus trabalhos não censurados, pode ter ocorrido, nesse caso, escrever um texto para transmitir um recado subliminar. É uma possibilidade apenas.

O trabalho artístico vem sempre com essas especulações que conduzem ao observador, a fazer outra mensagem em paralelo segundo sua visão. Por isso é peça de arte.

Comentário

Eu pessoalmente tenho horror a esse tipo de coisa de buscar analisar o que o autor quis ou quer nos dizer ? rebuscando pensamentos e teorizando ? coisas que foram feitas apenas para o nosso deleite. O alimento do espírito não se analisa apenas se admira.


Apolinario de Araujo Albuquerque .Praia de Mauá, 19 ago 2004.
[email protected]

Mulheres de Atenas

Composição: Chico Buarque

Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Vivem pros seus maridos
Orgulho e raça de Atenas
Quando amadas, se perfumam
Se banham com leite, se arrumam
Suas melenas
Quando fustigadas não choram
Se ajoelham, pedem imploram
Mais duras penas; cadenas
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Sofrem pros seus maridos
Poder e força de Atenas
Quando eles embarcam soldados
Elas tecem longos bordados
Mil quarentenas
E quando eles voltam, sedentos
Querem arrancar, violentos
Carícias plenas, obscenas
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Despem-se pros maridos
Bravos guerreiros de Atenas


Quando eles se entopem de vinho
Costumam buscar um carinho
De outras falenas
Mas no fim da noite, aos pedaços
Quase sempre voltam pros braços
De suas pequenas, Helenas
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas:
Geram pros seus maridos,
Os novos filhos de Atenas.
Elas não têm gosto ou vontade,
Nem defeito, nem qualidade;
Têm medo apenas.
Não tem sonhos, só tem presságios.
O seu homem, mares, naufrágios...
Lindas sirenas, morenas.
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Temem por seus maridos
Heróis e amantes de Atenas
As jovens viúvas marcadas
E as gestantes abandonadas
Não fazem cenas
Vestem-se de negro, se encolhem
Se conformam e se recolhem
Às suas novenas
Serenas
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Secam por seus maridos
Orgulho e raça de Atenas