INTRODUÇÃO A mídia vende a imagem do professor como o grande viu da educação, buscando execrar publicamente a nobre profissão de Educador atribuindo a este responsabilidade que no são suas, embora muitas vezes assumam de forma responsável as atribuis inerente família e a sociedade. Quando tem esta postura, a omisso em reconhecer estes profissionais viveu no comportamento dos que deveriam se prestar para o pronto apoio. Esse o principal motivo do desistir de querer fazer. A busca da incluso do aluno sala de aula necessita ser apoiada incondicionalmente independente do esforço e da ao do educador; as verbas deveriam est. ao alcance do educador a fim de que este pudesse desenvolver suas as extraclasses, ou seja, no seu tempo livre e at. por estar no seu tempo livre. Vislumbrou-se o trabalho de duas professoras numa escola da zona leste de Manaus-Am, que decidiram mudar o quadro vivido no entorno de si, tanto que se dedicam ao ensino da música s cria nas com dificuldade de concentra e, ou em risco social. (Platô, 2007, p.102) E a harmonia e o ritmo devem corresponder palavra. Esse deve ser o alento que faz com que, entre as horas intensas de trabalho professores encontrem tempo para fazer bingos, sorteio e busca de patrocnio, a fim de custear a troca dos instrumentos e outros equipamentos necessrios a realizar seus projetos voluntrios. A música tem sido o caminho, a coragem o sustentáculo dos que decidem fazer e fazem. Dos termos escolhido uma escola da Zona Leste de Manaus para a pesquisa. Necessário divulgar este que fazem para tentar trazer com a divulgou a ativo das políticas públicas possibilitando que cheguem at. eles. 1-DADOS DE IDENTIFICÃO Tema: Música na Escola. Delimitação: A música utilizada como instrumento de incluso do aluno dos anos iniciais do Ensino fundamental numa Escola Municipal da Zona Leste de Manaus. 2-PROBLEMAS: O utilizado da música nos primeiros anos do ensino fundamental com o fim de aproximar, envolver e socializar alunos de baixo rendimento e ou com problemas de relacionamento na sala de aula. Sem se intimidarem pela falta de políticas públicas para acolher esses alunos. Como o uso da música pode conduzir ou reconduzir alunos para aproveitamento bom ou acima do normal? 3-OBJETIVOS: 3.1- Geral: A Compreensão dos diversos pontos, que resultam em impedimentos no desenvolvimento da cria nas nos anos iniciais, levando-se em considera os trabalhos promovidos por educadores numa Escola Municipal da Zona Leste de Manaus, objetivando reduzir a evasão escolar apresentando a música como vis do entendimento e aperfeiçoamento humano. 3.2-Específicos: Conhecer as políticas públicas de apoio a projetos que visam creu Ana com risco educacional. Definir os benefícios educacionais que as cria nas obtiveram a partir do seu envolvimento com a música no ambiente escolar desde sua inicializo. Identificar a forma como as escolas (estaduais, municipais) utilizam a música para obtido desses benefícios. Investigar a contribuir da música para o desenvolvimento da aprendizagem em cria nas dos anos iniciais. 4-JUSTIFICATIVA: A música est. presente em todas as fases de nossas vidas; e na vida escolar no poderia ser diferente dada a sua inicia como modo pedágio. Vários profissionais da edição se utilizam dela em suas atividades, pois facilita a compreensão dos conte dos independentes da disciplina. Alm. disso, a utilizar da música no cotidiano escolar dinamiza as aulas, tornando-as, mais prazerosas, tendo em vista, seu dinamismo e sua capacidade de mexer com as cria nas. Dessa forma, estudar sua prática e analisar sua aplicabilidade no dia-a-dia escolar nos possibilita alm. da diversificar desse cotidiano, verificar seu real contribuir para o melhor aprendizado e no quanto ela pode minimizar a timidez, que no raro são entraves para o pleno entendimento e para o desenvolvimento do educando. Buscaremos compreender a forma como, a música, utilizada para possibilitar a incluso e atraso dos alunos com dificuldades de aprendizagem e relacionamento nos anos iniciais. Isso possibilitar o entendimento do processo, com isso a proposta futura ter na música uma ou de socialismo para ser explorada como recurso direcionado incluso na aprendizagem e nos casos de relacionamento extraclasse. 5-Sopeseis: 1. A utilizar da música voltada para os conte dos programáticos de cada ano possibilitar um melhor aprendizado e conseqüentemente o aumento do rendimento escolar. 2. Havendo ajuda das políticas públicas para ampliá-la dos recursos existentes, isso faz com que, mais alunos sejam beneficiados. 3. A música utilizada como fator pedágio e social obter resultados positivos. 6-FUNDAMENTAO TERICA: Trabalhando a auto-estima da cria nas com apresentais nas pra as públicas e nos Audi trios fechados, valorizando o aluno como pessoa o determinante no edifício dos efeitos positivos alcançados. Envolvidas e determinadas nos lemos três anos j integraram a escola onde trabalham mais de cinqüenta alunos tocando flauta e violo de modo culto, ou seja, lendo partituras. O saber e somente considerado hoje como fruto de um esforço, e o que no foi adquirido custa de esforço, no se possui verdadeiramente. [...] Educar, portanto, despertar. (HOWARD, 1984. p.35). O resultado do trabalho realizado extraclasse viveu dentro da sala de aula em todas as disciplinas. Os alunos que estudam música respondem melhor ao conte do proposto. Sendo o resultado positivo como se observou qual o motivo da falta de apoio ao educador? Os resultados postos deveriam lograr respostas positivas, como toda resolutividade. Percebe-se então, que mais fácil culpar o professor a realmente posicionar-se contra os interesses bloqueadores atuantes na edição. A música necessária do Excelentíssimo Senhor Presidente da República Federativa do Brasil, sancionar a Lei n 11.769 de 19 de Agosto de 2008, Altera a LDB n 9.394 de 20 de Dezembro 1996. Mas fica a pergunta, os trabalhos em andamento seus assistidos? Como ser feita est. assistência? Os resultados conseguidos antes da lei seu considerados, como vir à música nesse verso legal? Ser imposta como todo conhecimento hoje posto? Haver a necessidade de o educador realizar bingos e outros equilibrismos como vender sorvetes com dinheiro tirado do próprio bolso a comprar instrumentos, pois os responsáveis por essa parte do problema se omitem e gastam absurdos em dinheiro público com propaganda de cunho enganosa. Sabendo-se positivo os resultados do trabalho das professoras, que se utilizando música como ferramenta de incluso destes alunos na sala de aula, produto de um trabalho iniciado em 2005 com cria nas em risco social e com dificuldades de concentra. Diante dos resultados das educadoras, percebe-se a necessidade da música, bem com suas dificuldades mostram-no os interesses bloqueadores atuantes na edição. A sano da lei 11.769 de 19 de Agosto de 2008. Pelo Excelentíssimo Senhor Presidente, Senhor Luiz Ignácio Lula da Silva, que altera a LDB n 9.394 de 20 de Dezembro 1996. A observar o interesse dos políticos em apoiar o uso da música na escola, haja vista, a educadora tem que vender sorvete para conseguirem material, ante a negativa da SEMED, que nunca tem verbas para apoio de trabalhos de incluso nas escolas. Como a lei federal d prazo de at. três anos e como sabido, que as Câmaras estão sempre a serviço dos gestores municipais em detrimento das necessidades reais da popular, que por ironia quem os elegem, temos tempo para antecipar esta implantar da lei no nosso município viabilizando o trabalho do grupo pesquisado. H professores descompromissados, existem como há Médicos, engenheiros, políticos e outros profissionais. No a maioria. Atribuir aos educadores responsabilidades que deveriam ser dos pais e da sociedade, no justo. Gramas a essa avalanche de desrespeito, muitos professores tem sido agredidos, mas no se d o mesmo estão ao professor que faz. (Platão, 2007. P. 106-107) afirma: Para essa finalidade, pois, a edição decisiva a musical porque o ritmo e a harmonia penetram at. o fundo da alma e a tocam de maneira mais vigorosa, infundindo-lhes elegância, e tornam belo aquele que tenha recebido edição correta, ao passo que ocorre contrário com o inculto. Aquele que possui uma edição musical suficiente pode perceber com grande propicia o que feio ou imperfeito nas obras de arte. O trabalho de valor ao dos alunos a que se propôs realizar as duas professoras de uma Escola Municipal da Zona Leste de Manaus. Faz-se perceber pela eficiência e inicia, no se deixando abalar pelo descaso das instituis que pela pires pedagógico deveriam até. As dificuldades em conseguir verbas para realizarem seus projetos no as impediram de através da música solucionar os problemas de aprendizagem dentro da sala de aula. O querer fazer do educador que faz a difere na deveria ser levado na altura do respeito por aqueles que nada produzem de real para a sociedade. (Marta Deckert 2005. P. 175) A música uma das mais importantes formas de expresso humana, de discurso, de comunicação, justificando assim a sua inclusão no contexto educacional, em especial nas séries iniciais do ensino fundamental. Como prestar esse serviço sem a participação do município, que tem o dever constitucional de cuidar do ensino fundamental. No raro o envolvimento de professores envolvidos em trabalhos experimentais de teatro, dana folclore e clássica; atividades mil, nem por isso vem qualquer e notabiliza positivamente estas obras. Havia na minoria insignificante para execrar o todo. Da a necessidade de legalmente conduzirmos a realizado da pesquisa para identificar quais as responsabilidades envolvidas nos desamparos legais criança, descumprindo o direito destas vítimas sociais indefesas. A desvelada culpa do professor, passa antes pela omisso das autoridades, que no raro quando so convocados a falar sobre o assunto discorrem sobre realidades inexistentes. Leontiev num apud de (Bock 2001. P 171) Afirma:- Os tesouros da cultura continuariam a existir fisicamente, mas no existiria ninguém capaz de revelar as novas gerações o seu uso. As maquinas deixariam de funcionar, os livros ficariam sem leitores, as obras de arte perderiam a sua forma uno estética. A história da humanidade teria de recomeçar. Essa falta de visualização da importância de se fazer conhecimento desde cedo, na tenra idade que residem s possibilidades. As duas educadoras da Escola Municipal Francisca Mendes, deveriam est sendo premiadas e no relegadas a indiferenças dos gestores municipais, que irresponsáveis, brincam de fazer educação sem sequer saber a dimensão do que balelam como feitos seus. Apropriam-se do trabalho dos educadores e como pagamento difama, denigrem e não paguem um centavo nos trabalhos desenvolvidos. Havemos de suscitar os compromissos de forma serena valorando via Comissão de Educação da Câmara dos vereadores de Manaus definitiva para a falta de recurso do projeto de incluso das citadas educadoras, que recuperam no s alunos da escola coma também membros da comunidade. A negação do alcance do trabalho supracitado haver de refletir a que vieram os novos membros da Legislatura Municipal. No possível que permitamos diante do que se verificou o silêncio frente ao humilhante mendincar das educadoras, é-nos no mínimo um ato de conivência com a omissão dos Senhores Vereadores e a quem de direito seria apoiá-las financeiramente. Como encaminhamento resultante de nosso trabalho, notificaremos a Comissão e Educação e Cultura da Câmara dos Vereadores com embasamento na Constituição Federal, Constituição Estadual e Lei Orgânica do Município de Manaus levando a Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional n 9.394 de 1996. Igualmente, fundamentaremos nosso recurso ao Ministério Público, a fim de garantir o que a lei estabelece, quando prevê as verbas de Gabinetes. A atividade musical, que multifacetada leva o ser humano ao cognitivo e a emoção. A utilização desta expressão fundamental da cultura humana. Desperta no indivíduo após longo tempo de prática a expertise. No iniciante, a auto-regulação desenvolvida da a melhoria do aspecto da aprendizagem, que envereda pelo exercício de memorização como tarefa cognitiva. (S e Teixeira) Afirmam:- h um encadeamento de experiência de conhecimentos sobre a própria existência, dando sentido ao mundo, criando, a cada momento, um novo sentido para a realidade circundante. O homem aprendendo com o próprio homem, a música como veículo deste aprendizado nos vários momentos de cognição. Assimilação gradual ou intensa, o importante que o aprendizado ocorra no seu tempo e a estética ocorra em cada ser no seu momento para o melhor aproveitamento dos mediadores musicais. (Deckert. 2005. P 179) No contexto da educação musical, a criança participa ativamente da construção do através da ludicidade e do entendimento da linguagem musical e do discurso que a música como atividade expressiva humana tem. Perder-se este trabalho desenvolvido na Escola Municipal Francisca Mendes por falta de recursos financeiros, no mínimo irresponsabilidade dos que se omitem a proporcionar aos professores condições mínimas de realizarem seus projetos. A necessidade de melhor qualificação dos legisladores, posto que, sentindo o desinteresse destes nas questões educacionais, vide que, o mínimo que um processo de mudança para melhoramento da educação leve em discussão dez anos, normalmente aprovados de forma escusa, levada em consideração os interesses dos particulares em detrimento do público. Acredita-se no apoio a boas idéias, mas no se observa da parte do poder público, posição favorável ao conhecer local. Geralmente valorizam-se devaneios de fora da nossa realidade. Notadamente comum a busca de soluções financeiras nas escolas, tendo o professor criticado, de sacola na mo, enquanto bem pagos, vereadores têm até coragem de faltar trabalho, quanto mais ignorar boas e baratas soluções. Necessário se faz que, encontre-se um meio legal partindo do envolvimento da comunidade escola, encaminhe-se para que os vereadores postem na lei orçamentária a previsão de verbas para a desenvoltura de projetos que tenham a sociedade com ênfase na inclusão de alunos principalmente pela música, ora já existir precedente legal em lei federal modificando a LDB n 9.394 com, prazo de três anos para a total implantação. O que ocorrer somente com muita luta. 7. Metodologia: A abordagem da pesquisa sobre a música na Escola ser qualitativa, de forma dialética, tentar-se- buscar e mostrar os benefícios, que a música produz no melhoramento das práticas pedagógicas (Gil. 2006 p. 31) a lógica e a história da humanidade seguem uma traje tria dial tica, nas quais as contradiz se transcendem, mas da origem a novas contradiz que passam a requerer solo. Exploraremos todos os vieses para compreender o objeto de nossa pesquisa. Buscaremos através de critica isenta pautar nossa pesquisa em respostas objetivas visando mostrar a eficiência e a inicia das práticas musicais no processo ensino aprendizagem. (Fazenda2006, p.39) O estudo do cotidiano escolar se coloca como fundamental para se compreender como a escola desempenha seu papel socializa dor. Necessário ampliar a viso sobre o que est. sendo ou no percebido pelo uso da música. Exploraremos criticamente a forma com que as duas professoras da Escola Municipal Francisca Mendes conseguiram realizar a incluso de alunos com dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais, buscando compreender as dificuldades de material, transporte, renovar de instrumental, enfim, toda a complexidade da realizar e quais são os benefícios percebidos pelos beneficiados (Trivios-1987. P 109) Então o pesquisador planeja um estudo explora trio para encontrar os elementos necessários que lhe permitam, em contato com determinada popular, obter os resultados que deseja. Buscando responder isenta mente todos os questionamentos propostos. Observaremos, e analisaremos os dados gerados de modo dial tico a entender suas complexidades. Utilizaremos o conhecimento gerado na pesquisa bibliográfica através dos estaremos aptos a entender os fenômenos que ocorreu no campo de pesquisa iremos at. a escola com a proposta de observarmos o desenvolvimento do trabalho das duas professoras, in loco aplicaremos entrevistas com questionários. Consultaremos vinte alunos do Universo de cinqüenta inscritos nas aulas de música, extraclasse, das duas professoras da Escola Municipal Francisca Mendes na zona Leste de Manaus, ainda usaremos os documentos da Escola e arquivos das duas professoras, alm. de observais livres e graves de apresentais caso haja consentimento dos pais e professores. Os alunos serão abordados de forma sutil, a fim de que, possamos coletar dados minuciosos. Coletaremos dados entre os cinqüenta alunos beneficiados dos quais vinte alunos respondeu questionário elaborado por nos a fim de compreendermos a falta de políticas públicas apoiando o projeto música na escola das duas professoras fora de seus rios de trabalho de forma voluntária. S com o uso da música na escola com objeto de incluso na sala de aula de uma escola Municipal da Zona Leste de Manaus. Utilizaremos dados secundários. Aplicaremos questionário somente em vinte alunos, duas professoras, uma pedagoga, a Diretora da escola e dois pais de alunos beneficiados pelo projeto realizado pelas duas professoras. O dado prêmio colhido vira dos arquivos pessoais das professoras, onde buscaremos compreender suas expectativas com o trabalho que realizam. Estabeleceremos as reais entre os fenômenos nos utilizado do material coletado nas buscas de dados prêmios e secundários. A análise dos dados nos darem compreensão do ambiente do universo e natureza desse universo e com nosso objeto de pesquisa se porta nessa realidade. Análise de este material nos permitir compreender como ocorre o benefício do projeto e de que forma, o reflexo do trabalho realizado com música pelas duas professoras na Escola Francisca Mendes na Zona Leste de Manaus. (Severino-2002. 193) Afirma A compreensão das coisas pela inteligência humana parece passar necessariamente por três momentos. Estabeleceremos visar alm. do que se apresenta e buscar como compreender a Escola, como tem viabilizado a sociabilidade e o melhoramento da aprendizagem na escola. Desde Platô que educadores afirmam e argumentam que a música o melhor caminho para o aprendizado. 8. Cronograma: Ano 2008 / 2009 MesesUm DoisTrêsQuatroCincoSeisSete Levantamento Bibliográfico xx Elaborar de instrumento de coleta de dados xx Aplicar dos instrumentos de coleta. xxx Taboão e Análise dos dados Coletados xx Rela trio de Pesquisa xx Apresentar dos Resultados em Seminário x 9. Referências BOCK, Ana Meros Bahia, Psicologias-Introdução ao Estudo de Psicologia. 13 ed.-So Paulo- Saraiva. 2001 DECKERF, Marta, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO MUSICAL ATRAVS DE JOGOS E BRINCADEIRAS. Paran, Curitiba. 2005 FAZENDA, Ivani, org. METODOLOGIA DA PESQUISA EDUCACIONAL 10 ed. Cortez-2006. GIL, Antonio Carlos, Pesquisa Social. 5. Ed. 7-reimpresso So Paulo; Atlas, 2006. HOWARD, Walter, A Msica e a Criana- So Paulo. Summus. 1984. PLATO. A Repblica. Ed 2. So Paulo. Escala. 2005. SEVERINO, Antnio Joaquim. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTFICO- ED. 22- So Paulo- Cortez-2002. SNYDERS, George, A Escola pode Ensinar as Alegrias da Msica! 3 ed So Paulo. Cortez. 1997. S, Leomara Craveiro de, TEIXEIRA, Maria Ferreira S. De Sons e Sentido. A Psicologia da Msica sob o olhar da complexidade. Artigo (EMAC/UFG)www.anppom.com.br TRIVIOS, Augusto N. S. INTRODUO PESQUISA EM CINCIAS SOCIAIS. Ed. 1. ATLAS- So Paulo- 1987. INTRODUÇÃO A mídia vende a imagem do professor como o grande viu da educação, buscando execrar publicamente a nobre profissão de Educador atribuindo a este responsabilidade que no são suas, embora muitas vezes assumam de forma responsável as atribuis inerente família e a sociedade. Quando tem esta postura, a omisso em reconhecer estes profissionais viveu no comportamento dos que deveriam se prestar para o pronto apoio. Esse o principal motivo do desistir de querer fazer. A busca da incluso do aluno sala de aula necessita ser apoiada incondicionalmente independente do esforço e da ao do educador; as verbas deveriam est. ao alcance do educador a fim de que este pudesse desenvolver suas as extraclasses, ou seja, no seu tempo livre e at. por estar no seu tempo livre. Vislumbrou-se o trabalho de duas professoras numa escola da zona leste de Manaus-Am, que decidiram mudar o quadro vivido no entorno de si, tanto que se dedicam ao ensino da música s cria nas com dificuldade de concentra e, ou em risco social. (Platô, 2007, p.102) E a harmonia e o ritmo devem corresponder palavra. Esse deve ser o alento que faz com que, entre as horas intensas de trabalho professores encontrem tempo para fazer bingos, sorteio e busca de patrocnio, a fim de custear a troca dos instrumentos e outros equipamentos necessrios a realizar seus projetos voluntrios. A música tem sido o caminho, a coragem o sustentáculo dos que decidem fazer e fazem. Dos termos escolhido uma escola da Zona Leste de Manaus para a pesquisa. Necessário divulgar este que fazem para tentar trazer com a divulgou a ativo das políticas públicas possibilitando que cheguem at. eles. 1-DADOS DE IDENTIFICÃO Tema: Música na Escola. Delimitação: A música utilizada como instrumento de incluso do aluno dos anos iniciais do Ensino fundamental numa Escola Municipal da Zona Leste de Manaus. 2-PROBLEMAS: O utilizado da música nos primeiros anos do ensino fundamental com o fim de aproximar, envolver e socializar alunos de baixo rendimento e ou com problemas de relacionamento na sala de aula. Sem se intimidarem pela falta de políticas públicas para acolher esses alunos. Como o uso da música pode conduzir ou reconduzir alunos para aproveitamento bom ou acima do normal? 3-OBJETIVOS: 3.1- Geral: A Compreensão dos diversos pontos, que resultam em impedimentos no desenvolvimento da cria nas nos anos iniciais, levando-se em considera os trabalhos promovidos por educadores numa Escola Municipal da Zona Leste de Manaus, objetivando reduzir a evasão escolar apresentando a música como vis do entendimento e aperfeiçoamento humano. 3.2-Específicos: Conhecer as políticas públicas de apoio a projetos que visam creu Ana com risco educacional. Definir os benefícios educacionais que as cria nas obtiveram a partir do seu envolvimento com a música no ambiente escolar desde sua inicializo. Identificar a forma como as escolas (estaduais, municipais) utilizam a música para obtido desses benefícios. Investigar a contribuir da música para o desenvolvimento da aprendizagem em cria nas dos anos iniciais. 4-JUSTIFICATIVA: A música est. presente em todas as fases de nossas vidas; e na vida escolar no poderia ser diferente dada a sua inicia como modo pedágio. Vários profissionais da edição se utilizam dela em suas atividades, pois facilita a compreensão dos conte dos independentes da disciplina. Alm. disso, a utilizar da música no cotidiano escolar dinamiza as aulas, tornando-as, mais prazerosas, tendo em vista, seu dinamismo e sua capacidade de mexer com as cria nas. Dessa forma, estudar sua prática e analisar sua aplicabilidade no dia-a-dia escolar nos possibilita alm. da diversificar desse cotidiano, verificar seu real contribuir para o melhor aprendizado e no quanto ela pode minimizar a timidez, que no raro são entraves para o pleno entendimento e para o desenvolvimento do educando. Buscaremos compreender a forma como, a música, utilizada para possibilitar a incluso e atraso dos alunos com dificuldades de aprendizagem e relacionamento nos anos iniciais. Isso possibilitar o entendimento do processo, com isso a proposta futura ter na música uma ou de socialismo para ser explorada como recurso direcionado incluso na aprendizagem e nos casos de relacionamento extraclasse. 5-Sopeseis: 1. A utilizar da música voltada para os conte dos programáticos de cada ano possibilitar um melhor aprendizado e conseqüentemente o aumento do rendimento escolar. 2. Havendo ajuda das políticas públicas para ampliá-la dos recursos existentes, isso faz com que, mais alunos sejam beneficiados. 3. A música utilizada como fator pedágio e social obter resultados positivos. 6-FUNDAMENTAO TERICA: Trabalhando a auto-estima da cria nas com apresentais nas pra as públicas e nos Audi trios fechados, valorizando o aluno como pessoa o determinante no edifício dos efeitos positivos alcançados. Envolvidas e determinadas nos lemos três anos j integraram a escola onde trabalham mais de cinqüenta alunos tocando flauta e violo de modo culto, ou seja, lendo partituras. O saber e somente considerado hoje como fruto de um esforço, e o que no foi adquirido custa de esforço, no se possui verdadeiramente. [...] Educar, portanto, despertar. (HOWARD, 1984. p.35). O resultado do trabalho realizado extraclasse viveu dentro da sala de aula em todas as disciplinas. Os alunos que estudam música respondem melhor ao conte do proposto. Sendo o resultado positivo como se observou qual o motivo da falta de apoio ao educador? Os resultados postos deveriam lograr respostas positivas, como toda resolutividade. Percebe-se então, que mais fácil culpar o professor a realmente posicionar-se contra os interesses bloqueadores atuantes na edição. A música necessária do Excelentíssimo Senhor Presidente da República Federativa do Brasil, sancionar a Lei n 11.769 de 19 de Agosto de 2008, Altera a LDB n 9.394 de 20 de Dezembro 1996. Mas fica a pergunta, os trabalhos em andamento seus assistidos? Como ser feita est. assistência? Os resultados conseguidos antes da lei seu considerados, como vir à música nesse verso legal? Ser imposta como todo conhecimento hoje posto? Haver a necessidade de o educador realizar bingos e outros equilibrismos como vender sorvetes com dinheiro tirado do próprio bolso a comprar instrumentos, pois os responsáveis por essa parte do problema se omitem e gastam absurdos em dinheiro público com propaganda de cunho enganosa. Sabendo-se positivo os resultados do trabalho das professoras, que se utilizando música como ferramenta de incluso destes alunos na sala de aula, produto de um trabalho iniciado em 2005 com cria nas em risco social e com dificuldades de concentra. Diante dos resultados das educadoras, percebe-se a necessidade da música, bem com suas dificuldades mostram-no os interesses bloqueadores atuantes na edição. A sano da lei 11.769 de 19 de Agosto de 2008. Pelo Excelentíssimo Senhor Presidente, Senhor Luiz Ignácio Lula da Silva, que altera a LDB n 9.394 de 20 de Dezembro 1996. A observar o interesse dos políticos em apoiar o uso da música na escola, haja vista, a educadora tem que vender sorvete para conseguirem material, ante a negativa da SEMED, que nunca tem verbas para apoio de trabalhos de incluso nas escolas. Como a lei federal d prazo de at. três anos e como sabido, que as Câmaras estão sempre a serviço dos gestores municipais em detrimento das necessidades reais da popular, que por ironia quem os elegem, temos tempo para antecipar esta implantar da lei no nosso município viabilizando o trabalho do grupo pesquisado. H professores descompromissados, existem como há Médicos, engenheiros, políticos e outros profissionais. No a maioria. Atribuir aos educadores responsabilidades que deveriam ser dos pais e da sociedade, no justo. Gramas a essa avalanche de desrespeito, muitos professores tem sido agredidos, mas no se d o mesmo estão ao professor que faz. (Platão, 2007. P. 106-107) afirma: Para essa finalidade, pois, a edição decisiva a musical porque o ritmo e a harmonia penetram at. o fundo da alma e a tocam de maneira mais vigorosa, infundindo-lhes elegância, e tornam belo aquele que tenha recebido edição correta, ao passo que ocorre contrário com o inculto. Aquele que possui uma edição musical suficiente pode perceber com grande propicia o que feio ou imperfeito nas obras de arte. O trabalho de valor ao dos alunos a que se propôs realizar as duas professoras de uma Escola Municipal da Zona Leste de Manaus. Faz-se perceber pela eficiência e inicia, no se deixando abalar pelo descaso das instituis que pela pires pedagógico deveriam até. As dificuldades em conseguir verbas para realizarem seus projetos no as impediram de através da música solucionar os problemas de aprendizagem dentro da sala de aula. O querer fazer do educador que faz a difere na deveria ser levado na altura do respeito por aqueles que nada produzem de real para a sociedade. (Marta Deckert 2005. P. 175) A música uma das mais importantes formas de expresso humana, de discurso, de comunicação, justificando assim a sua inclusão no contexto educacional, em especial nas séries iniciais do ensino fundamental. Como prestar esse serviço sem a participação do município, que tem o dever constitucional de cuidar do ensino fundamental. No raro o envolvimento de professores envolvidos em trabalhos experimentais de teatro, dana folclore e clássica; atividades mil, nem por isso vem qualquer e notabiliza positivamente estas obras. Havia na minoria insignificante para execrar o todo. Da a necessidade de legalmente conduzirmos a realizado da pesquisa para identificar quais as responsabilidades envolvidas nos desamparos legais criança, descumprindo o direito destas vítimas sociais indefesas. A desvelada culpa do professor, passa antes pela omisso das autoridades, que no raro quando so convocados a falar sobre o assunto discorrem sobre realidades inexistentes. Leontiev num apud de (Bock 2001. P 171) Afirma:- Os tesouros da cultura continuariam a existir fisicamente, mas no existiria ninguém capaz de revelar as novas gerações o seu uso. As maquinas deixariam de funcionar, os livros ficariam sem leitores, as obras de arte perderiam a sua forma uno estética. A história da humanidade teria de recomeçar. Essa falta de visualização da importância de se fazer conhecimento desde cedo, na tenra idade que residem s possibilidades. As duas educadoras da Escola Municipal Francisca Mendes, deveriam est sendo premiadas e no relegadas a indiferenças dos gestores municipais, que irresponsáveis, brincam de fazer educação sem sequer saber a dimensão do que balelam como feitos seus. Apropriam-se do trabalho dos educadores e como pagamento difama, denigrem e não paguem um centavo nos trabalhos desenvolvidos. Havemos de suscitar os compromissos de forma serena valorando via Comissão de Educação da Câmara dos vereadores de Manaus definitiva para a falta de recurso do projeto de incluso das citadas educadoras, que recuperam no s alunos da escola coma também membros da comunidade. A negação do alcance do trabalho supracitado haver de refletir a que vieram os novos membros da Legislatura Municipal. No possível que permitamos diante do que se verificou o silêncio frente ao humilhante mendincar das educadoras, é-nos no mínimo um ato de conivência com a omissão dos Senhores Vereadores e a quem de direito seria apoiá-las financeiramente. Como encaminhamento resultante de nosso trabalho, notificaremos a Comissão e Educação e Cultura da Câmara dos Vereadores com embasamento na Constituição Federal, Constituição Estadual e Lei Orgânica do Município de Manaus levando a Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional n 9.394 de 1996. Igualmente, fundamentaremos nosso recurso ao Ministério Público, a fim de garantir o que a lei estabelece, quando prevê as verbas de Gabinetes. A atividade musical, que multifacetada leva o ser humano ao cognitivo e a emoção. A utilização desta expressão fundamental da cultura humana. Desperta no indivíduo após longo tempo de prática a expertise. No iniciante, a auto-regulação desenvolvida da a melhoria do aspecto da aprendizagem, que envereda pelo exercício de memorização como tarefa cognitiva. (S e Teixeira) Afirmam:- h um encadeamento de experiência de conhecimentos sobre a própria existência, dando sentido ao mundo, criando, a cada momento, um novo sentido para a realidade circundante. O homem aprendendo com o próprio homem, a música como veículo deste aprendizado nos vários momentos de cognição. Assimilação gradual ou intensa, o importante que o aprendizado ocorra no seu tempo e a estética ocorra em cada ser no seu momento para o melhor aproveitamento dos mediadores musicais. (Deckert. 2005. P 179) No contexto da educação musical, a criança participa ativamente da construção do através da ludicidade e do entendimento da linguagem musical e do discurso que a música como atividade expressiva humana tem. Perder-se este trabalho desenvolvido na Escola Municipal Francisca Mendes por falta de recursos financeiros, no mínimo irresponsabilidade dos que se omitem a proporcionar aos professores condições mínimas de realizarem seus projetos. A necessidade de melhor qualificação dos legisladores, posto que, sentindo o desinteresse destes nas questões educacionais, vide que, o mínimo que um processo de mudança para melhoramento da educação leve em discussão dez anos, normalmente aprovados de forma escusa, levada em consideração os interesses dos particulares em detrimento do público. Acredita-se no apoio a boas idéias, mas no se observa da parte do poder público, posição favorável ao conhecer local. Geralmente valorizam-se devaneios de fora da nossa realidade. Notadamente comum a busca de soluções financeiras nas escolas, tendo o professor criticado, de sacola na mo, enquanto bem pagos, vereadores têm até coragem de faltar trabalho, quanto mais ignorar boas e baratas soluções. Necessário se faz que, encontre-se um meio legal partindo do envolvimento da comunidade escola, encaminhe-se para que os vereadores postem na lei orçamentária a previsão de verbas para a desenvoltura de projetos que tenham a sociedade com ênfase na inclusão de alunos principalmente pela música, ora já existir precedente legal em lei federal modificando a LDB n 9.394 com, prazo de três anos para a total implantação. O que ocorrer somente com muita luta. 7. Metodologia: A abordagem da pesquisa sobre a música na Escola ser qualitativa, de forma dialética, tentar-se- buscar e mostrar os benefícios, que a música produz no melhoramento das práticas pedagógicas (Gil. 2006 p. 31) a lógica e a história da humanidade seguem uma traje tria dial tica, nas quais as contradiz se transcendem, mas da origem a novas contradiz que passam a requerer solo. Exploraremos todos os vieses para compreender o objeto de nossa pesquisa. Buscaremos através de critica isenta pautar nossa pesquisa em respostas objetivas visando mostrar a eficiência e a inicia das práticas musicais no processo ensino aprendizagem. (Fazenda2006, p.39) O estudo do cotidiano escolar se coloca como fundamental para se compreender como a escola desempenha seu papel socializa dor. Necessário ampliar a viso sobre o que est. sendo ou no percebido pelo uso da música. Exploraremos criticamente a forma com que as duas professoras da Escola Municipal Francisca Mendes conseguiram realizar a incluso de alunos com dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais, buscando compreender as dificuldades de material, transporte, renovar de instrumental, enfim, toda a complexidade da realizar e quais são os benefícios percebidos pelos beneficiados (Trivios-1987. P 109) Então o pesquisador planeja um estudo explora trio para encontrar os elementos necessários que lhe permitam, em contato com determinada popular, obter os resultados que deseja. Buscando responder isenta mente todos os questionamentos propostos. Observaremos, e analisaremos os dados gerados de modo dial tico a entender suas complexidades. Utilizaremos o conhecimento gerado na pesquisa bibliográfica através dos estaremos aptos a entender os fenômenos que ocorreu no campo de pesquisa iremos at. a escola com a proposta de observarmos o desenvolvimento do trabalho das duas professoras, in loco aplicaremos entrevistas com questionários. Consultaremos vinte alunos do Universo de cinqüenta inscritos nas aulas de música, extraclasse, das duas professoras da Escola Municipal Francisca Mendes na zona Leste de Manaus, ainda usaremos os documentos da Escola e arquivos das duas professoras, alm. de observais livres e graves de apresentais caso haja consentimento dos pais e professores. Os alunos serão abordados de forma sutil, a fim de que, possamos coletar dados minuciosos. Coletaremos dados entre os cinqüenta alunos beneficiados dos quais vinte alunos respondeu questionário elaborado por nos a fim de compreendermos a falta de políticas públicas apoiando o projeto música na escola das duas professoras fora de seus rios de trabalho de forma voluntária. S com o uso da música na escola com objeto de incluso na sala de aula de uma escola Municipal da Zona Leste de Manaus. Utilizaremos dados secundários. Aplicaremos questionário somente em vinte alunos, duas professoras, uma pedagoga, a Diretora da escola e dois pais de alunos beneficiados pelo projeto realizado pelas duas professoras. O dado prêmio colhido vira dos arquivos pessoais das professoras, onde buscaremos compreender suas expectativas com o trabalho que realizam. Estabeleceremos as reais entre os fenômenos nos utilizado do material coletado nas buscas de dados prêmios e secundários. A análise dos dados nos darem compreensão do ambiente do universo e natureza desse universo e com nosso objeto de pesquisa se porta nessa realidade. Análise de este material nos permitir compreender como ocorre o benefício do projeto e de que forma, o reflexo do trabalho realizado com música pelas duas professoras na Escola Francisca Mendes na Zona Leste de Manaus. (Severino-2002. 193) Afirma A compreensão das coisas pela inteligência humana parece passar necessariamente por três momentos. Estabeleceremos visar alm. do que se apresenta e buscar como compreender a Escola, como tem viabilizado a sociabilidade e o melhoramento da aprendizagem na escola. Desde Platô que educadores afirmam e argumentam que a música o melhor caminho para o aprendizado. 8. Cronograma: Ano 2008 / 2009 MesesUm DoisTrêsQuatroCincoSeisSete Levantamento Bibliográfico xx Elaborar de instrumento de coleta de dados xx Aplicar dos instrumentos de coleta. xxx Taboão e Análise dos dados Coletados xx Rela trio de Pesquisa xx Apresentar dos Resultados em Seminário x 9. Referências BOCK, Ana Meros Bahia, Psicologias-Introdução ao Estudo de Psicologia. 13 ed.-So Paulo- Saraiva. 2001 DECKERF, Marta, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO MUSICAL ATRAVS DE JOGOS E BRINCADEIRAS. Paran, Curitiba. 2005 FAZENDA, Ivani, org. METODOLOGIA DA PESQUISA EDUCACIONAL 10 ed. Cortez-2006. GIL, Antonio Carlos, Pesquisa Social. 5. Ed. 7-reimpresso So Paulo; Atlas, 2006. HOWARD, Walter, A Msica e a Criana- So Paulo. Summus. 1984. PLATO. A Repblica. Ed 2. So Paulo. Escala. 2005. SEVERINO, Antnio Joaquim. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTFICO- ED. 22- So Paulo- Cortez-2002. SNYDERS, George, A Escola pode Ensinar as Alegrias da Msica! 3 ed So Paulo. Cortez. 1997. S, Leomara Craveiro de, TEIXEIRA, Maria Ferreira S. De Sons e Sentido. A Psicologia da Msica sob o olhar da complexidade. Artigo (EMAC/UFG)www.anppom.com.br TRIVIOS, Augusto N. S. INTRODUO PESQUISA EM CINCIAS SOCIAIS. Ed. 1. ATLAS- So Paulo- 1987.