Lembro de quando comecei a aprender música.

Minha mãe, que tinha a convicção de que todas as crianças deveriam aprender música,  foi minha primeira professora e depois passei a estudar na escola anexa à Universidade, na cidade em que passei minha infância.

Herdei a mesma convicção de minha mãe.  A música é um mundo que nos deleita, motiva, enleva,  dá oportunidade para desenvolver nosso raciocínio .

A música nos acompanha no berço, nas brincadeiras de infância, nas atividades escolares,  na nossa adolescência, no convívio com os colegas e com nosso primeiro namorado ou namorada, em nossas igrejas, no louvor.

Ela tem a vantagem de nos fazer desenvolver o raciocínio matemático sem que nos cansemos. Toda a música apresenta uma pulsação que chamamos tempo. A unidade de tempo é subdividida de múltiplas formas através  de figuras que representam a duração das notas musicais e das pausas, porque a música é formada  por sons e por silêncios.

Aprendi piano, me formei em música e depois passei a tocar também teclado. Os dois instrumentos funcionam basicamente da mesma forma. São tocados a partir da localização das notas musicais num teclado musical, formado por teclas brancas e teclas pretas. A primeira nota a ser localizada é o Dó, que fica sempre à esquerda de um grupo de duas teclas pretas, que se repetem nas diversas oitavas.

Veja  a localização das notas musicais.

Depois de aprender as notas, que formam uma sequência  - Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si – e cujo som memorizamos para conhecê-las na execução da escala ascendente (do som mais grave para o mais agudo) ou descendente (do som mais agudo para o mais grave),e sua localização no teclado, é possível aprender algumas melodias simples e mais tarde acrescentar um acompanhamento com algumas notas ou acordes.

Hoje, leciono piano para algumas crianças e adultos e tive a idéia de ensinar a tocar teclado e piano gratuitamente através da internet e então criei um site, o Viver Música (http://entendendomusica.com).

 Aceite o desafio de entender música, através de conhecimentos teóricos e vivenciá-la, aprendendo a tocar teclado e piano! É um convite que faço a você.