Primeiro, Terra Nova foi Distrito Sede da povoação de Pau Ferro, por Lei municipal de nº 03, de 13 de março de 1893, e como distrito do Município de Terra Nova participou no século passado do processo de colonização do interior nordestino, principalmente do Alto sertão do Estado de Pernambuco. No período de transição do período monárquico do Brasil para o período republicano, a Vila de Terra Nova contava com famílias provenientes do grupo português que veio no início do século XIX para tomar posse da Área da “Panela d’Água” (denominação da sesmaria que se situava às margens do rio São Francisco) em Belém do Cabrobó, hoje Belém do São Francisco, cujos nomes de famílias se destacaram: Araújo, Diniz, Sá, Novaes, Carvalho, Pires, Neves e Ferraz. Há mais de cem anos, precisamente, a partir de 1893, existia um terreno que o denominaram Novo Roçado ou Roça Nova e através deste nome originou-se a expressão TERRA NOVA. Os habitantes do local eram as famílias de José do Inês, de João Felipe, de João Morais, de Manoel Felipe e de Belarmino, sendo a propriedade pertencente à família de Jeremias Parente de Sá. José de Inês e seus amigos convidaram o Coronel Jeremias para implantar uma feira, escolheram a quinta feira para não coincidir com as feiras das cidades vizinhas. Assim, a 16 de novembro de 1893 foi realizada a 1º feira, ficando sempre nesse dia, desde quando passou a vila, sendo 3º distrito de Parnamirim, até os dias atuais como município independente.

Enquanto distrito, Terra Nova foi criado com sede na povoação de Pau Ferro, por Lei municipal de nº 03, de 13 de março de 1893. Na época, integrava o território do município de Leopoldina, hoje Parnamirim. Em 01 de março de 1952, Terra Nova foi elevada à categoria de município, pela Lei Estadual de nº 3.340, de 31 de dezembro de 1958. A formação administrativa de Terra Nova deu-se de forma muito conturbada. Primeiro, como distrito criado com a denominação de Terra Nova, pela lei municipal nº 3, de 13-06-1896, subordinado ao município de Leopoldina, com sede do distrito na povoação Pau Ferrado, sendo que uma lei municipal nº 9, de 11-12-1904, transfere a sede do distrito para o município de Mocambo.
Pela lei municipal de 1911, outra vez volta a mudar a sede do distrito para Terra Nova, pois em nova organização administrativa, referente ao ano de 1911, o distrito de Terra Nova figura no município de Leopoldina, assim, permanecendo até o ano de 1933. Em seguida, o decreto-lei estadual nº 314, de 27-06-1934, extingue o município de Leopoldina, passando o território de Leopoldina a ser anexado aos municípios de Granito, ex-Bodocó, Salgueiro e Serrinha. Em divisão de 1936 e 31-XII-1937, o distrito de Terra Nova figura no município de Granito.

A lei 92 de 1938, altera a posição do distrito de Leopoldina, o qual passa a pertencer ao município de Bodocó, transferindo-se de sede, conservando o distrito de Granito. Pelo decreto-lei estadual nº 235, de 1938, é recriado o distrito de Terra Nova e anexado ao município de Leopoldina. Outro decreto-lei, o nº 952 de1943, altera novamente o município de Leopoldina, passando a denominar-se Parnamirim.

No período de 1944-1948, o distrito de Terra Nova aparece no município Parnamirm ex-Leopoldina e em divisão de 1955, o distrito de Terra Nova encontra-se novamente, no município de Parnamirim, assim permanecendo até1960. Foi elevado à categoria do município com a mesma denominação de Terra Nova, pela lei estadual nº 3340, de 31-12-1958, desmembrado de Parnamirim, figurando no antigo distrito de Terra Nova, passando a ser distrito sede, instalado em 1962. Em divisão territorial datada de 31 de dezembro de 1963, o município é constituído do distrito sede até 2005,sofrendo algumas alterações toponímicas distritais, tais como:Terra Nova para o Mocambo alterado pela lei municipal nº 3, de 13-03-189 e Mocambo para Terra Nova, alterado pela lei municipal de 19-01-1911.

Com nova transferência, o decreto-lei estadual nº 314, de 27-06-1934, transfere o distrito de Terra Nova do município de Leopoldina para os de Granito, Salgueiro e Serrinha e pelo decreto-lei estadual nº 235, de 09-12-1938, transfere o distrito de Terra Nova dos municípios de Granito, Salgueiro e Serrinha para o de Leopoldina. Por último, outro decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, transfere o distrito de Terra Nova do município de Leopoldina para Parnamirim. Atualmente, o Município de Terra Nova destaca-se pela importância de sua feira livre que continua na quinta-feira, pela sua produção de ….. Quem vem de Cabrobó, de Parnamirim ou de Salgueiro para Terra Nova tem a vantagem de conhecer a Igreja Matriz de São Sebastião, padroeiro do Município, a Barragem de terra Nova e o Serrote do algodão, importantes pontos de turismo e lazer para a região. O município é composto pelo distrito sede e pelo povoado de Guarani, pertencente à Mesorregião do São Francisco, Microrregião de Petrolina. A sua atividade econômica principal é a agropecuária com maior potencialidade de desenvolvimento para a agricultura. O acesso rodoviário a Terra Nova dá-se por meio da PE-483 e BR-232 (via Salgueiro), ficando distante 554 km da capital,Recife.

O município de Terra Nova está localizado na mesorregião São Francisco e na Microrregião Petrolina do Estado de Pernambuco, limitando-se a Norte com Serrita, ao Sul com Cabrobó, ao Leste com Salgueiro e a Oeste com Parnamirim. Está inserido na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja, que representa a paisagem típica do semi-árido nordestino, caracterizada por uma superfície de pediplano bastante monótona, relevo predominantemente suave-ondulado, cortada por vales estreitos, com vertentes dissecadas e elevações residuais, cristas e/ou outeiros pontuam a linha do horizonte. Esses relevos isolados testemunham os ciclos intensos de erosão que atingiram grande parte do sertão nordestino. O território de Terra Nova encontra-se inserido, geologicamente, Na Província Borborema, estando constituído pelos litotipos do Complexo São Caetano, e das suítes Calcialcalina de Médio a Alto Potássio Itaporanga e Shoshonítica Ultrapotássica. Em relação aos solos, nos Patamares Compridos e Baixas Vertentes do relevo suave ondulado ocorrem os Planossolos, mal drenados, fertilidade natural média e problemas de sais; Topos e Altas Vertentes, os solos Brunos não Cálcicos, rasos e fertilidade natural alta; Topos e Altas Vertentes do relevo ondulado ocorrem os Podzólicos, drenados e fertilidade natural média e as Elevações Residuais com os solos Litólicos, rasos, pedregosos e fertilidade natural média. Sua população é de aproximadamente 9.057 habitantes (IBGE,2008) e sua Área Total é de 362,0 km².

O carnaval de Terra Nova é ainda marcado por intensas atividades culturais, além das costumeiras de blocos de foliões, há apresentações regionais de xaxado, coco e pastoril. Os espetáculos são realizados pelos diversos grupos folclóricos existentes no município, além das festas populares. Com a chegada do São João, o clima interiorano da cidade fica mais forte. Em cada casa e pelas ruas da cidade, podem ser vistos enfeites juninos e mesas repletas de comidas típicas caipiras. Nas férias, a circulação de jovens de Terra Nova para Cabrobó, de Salgueiro para Ouricuri e Petrolina e, destas para Parnamirim e distritos vizinhos é uma constante, uma vez que são localidades próximas com diversos atrativos para lazer e descontração, como ocorre nas quermesses nos distritos de Quixaba, Veneza, Matias e Guarani, além das novenas na Barra do Mororó e na Fazenda Moraes.