Nada se cria, tudo se transforma. É justamente isso que os sites de jogos virtuais estão fazendo.

Atualmente, é comum encontrar nos sites que oferecem inúmeras possibilidades de entretenimento, jogos online referentes à clássicos dos videogames, que encantaram uma porção de gerações, décadas atrás. 

Entre os jogos resgatados, os jogos de Mario, certamente, são os que causam mais nostalgia. Neles, o personagem principal é Mario, que ficou famoso ao viver inúmeras aventuras no Reino dos Cogumelos, junto com seu irmão Luigi. Mario sempre está ‘as voltas’ com a Princesa Peach, que constantemente precisa ser salva dos vilões Bowser, Donkey Kong e Wario. Prova de seu sucesso, é que os jogos do Mario Bros bateram o recorde de vendas quando pertenciam exclusivamente à Nintendo. 

A empresa responsável pela criação dos jogos de Mario, a Nintendo, é uma fabricante japonesa, sendo considerada um grande símbolo mundial dos videogames. Esse título se deve ao fato de a empresa ter marcado época com os seus aparelhos após a fase de ouro da Atari. Outro motivo para se tornar tão conhecida é porque a Nintendo foi responsável pela criação de personagens carismáticos que conquistaram muitos fãs. 

A palavra Nintendo em japonês significa ‘Deixe o Destino para o Céu’. Foi uma grande jogada de marketing, pois o nome teve a intenção de dar ao consumidor do videogame uma sensação de superioridade, além de comparar a empresa a uma dádiva divina. Criada em 1889, a Nintendo teve como fundador Fusajiro Yamauchi. Na época, a empresa produzia cartões artesanais de um tipo de baralho chamado Hanafuda, tradicionalmente utilizado na cultura japonesa. Em 1950, a Nintendo fez uma parceria com a Disney, para que fabricassem cartas estampadas com os seus personagens. 

A empresa evoluiu no ramo tecnológico até chegar a ser um dos símbolos mais fortes relacionados aos videogames. Para a época dos jogos do Mario Bros, a tecnologia parecia não poder avançar mais, pois era considerada de ponta. Mesmo assim, apesar das várias limitações tecnológicas, foi possível encontrar soluções para os problemas que surgiram. 

No caso do Mario, era difícil criar sprites (objeto gráfico bi ou tridimensional que se move numa tela sem deixar traços de sua passagem de animação) para o cabelo de Mario, por exemplo. Por isso, ele usa um boné. Além disso, o nariz avantajado e o grande bigode do personagem foram as alternativas encontradas, na época, para esconder a sua boca que não se mexia quando ele falava. A quantia de pixels loteada pelo personagem também era um problema, o que limitava a possibilidade deste efeito. 

Com o passar dos anos, a aparência do personagem foi evoluindo, de acordo com o lançamento de novos jogos do Mario pela Nintendo. No game de nome Super Mario World, o personagem já possui um visual melhorado, em decorrência de uma maior quantidade de pixels possíveis na época. Além disso, para que fosse possível enxergar os movimentos dos braços do Mario, eles precisavam ser de uma cor diferente de seu corpo. Para resolver o problema, o personagem ganhou um macacão vermelho e uma camiseta azul. 

Hoje, com o crescimento da Internet, inclusive, no que diz respeito aos jogos de videogame que, até pouco tempo, eram de exclusividade de outras mídias, os games do Mario podem ser acessados facilmente em sites especializados. Neles, são encontrados jogos com o Mario em diferentes aventuras, tanto as mais clássicas, que todos vão recordar, como em aventuras modernas, em que Mario anda de jet-ski, de moto, ou mesmo, trava batalhas espaciais. Uma ótima oportunidade de relembrar o personagem que conquistou tantos admiradores ao longo do tempo.