Entramos na segunda década do século XXI e tudo e todos ao nosso redor nos fazem parar refletir a respeito do quanto os empresários donos das multinacionais são gananciosos, tem atitudes egoístas e estão destruindo o planeta, causando a extinção da fauna e da flora.

 A questão é: Será isto uma infeliz realidade?

Basta tocar no assunto Planeta Terra num grupo de cinco ou mais pessoas que sempre tem um que expõe a seguinte opinião: “As indústrias estão acabando com toda a natureza”. Essa consideração é consistente, porém se fecha somente a um ponto de vista, justamente aquela opinião que nos foi concebida quando nascemos e durante toda a educação que recebemos dos nossos pais e na escola, onde todos nos orientavam para jogar o lixo no lixo e zelar do que é de todos. Na verdade esses conceitos são muito valiosos e devemos sim ter essas atitudes, temos consciência de que podemos e devemos reciclar tudo aquilo que pode ser reaproveitado, e isto é o que cabe a nós. Quanto às indústrias, elas vão continuar produzindo e poluindo, porque se há produção é por que pessoas como você e eu precisamos de seus produtos.

A modernização acontece a cada dia, e qualquer nova tecnologia descoberta necessita de recursos naturais, sejam eles renováveis ou não. E é neste ponto é que está a maior a maior indignação da população, os recursos não renováveis que tendem a extinguir-se. Em questões de estilos de vida existentes atualmente, somos muito diferentes do que éramos há 20 anos e mais ainda do que há 40 anos, e o que mudou neste espaço de tempo que nos separa da infância dos nossos avós? Seria a diminuição recursos naturais disponíveis na terra ou o desenvolvimento das tecnologias? Há quem diga que seja um ou outro, se considerarmos o exemplo isolado de que os rios não proporcionam mais água potável diríamos que os recursos são o principal aspecto, mas se pensarmos por outro lado, que foram desenvolvidas tecnologias para purificar a água, concluiremos que o ser humano se adaptou a uma nova condição criada pelo sistema em que vive. Isso acontece com tudo o que é da natureza, os animais selvagens estão se extinguindo porque representam uma espécie inferior de vida, que não se adapta e que vem sendo eliminada. Estas palavras podem até parecer muito pesadas, mas é a lei da natureza, os mais fortes se sobressaem e os mais fracos são eliminados. Simples assim.

O ser humano sempre possuiu maior inteligência dentre todos os outros seres vivos que habitam a biosfera, e isso se estende desde os primatas, que mesmo sendo desprovidos de defesas naturais, combatiam as feras que os rodeavam, dominaram o fogo e tantas outras conquistas. Ou seja, se compararmos as pessoas a todos os outros mamíferos não importa as condições em que uma população de humanos seja inserida, ela se adapta e transforma-as em seu habitat natural. Isto vale para as gerações futuras, com quem muitos têm preocupações a respeito das condições de vida daqui a 100 anos, como será? Acontecerá uma das duas coisas, ou todos morrerão ou se adaptarão ao sistema, assim como vem acontecendo desde primatas.

Os recursos naturais não renováveis, por sua vez, tendem gradativamente a serem substituídos por alternativas sustentáveis, que ao longo do tempo são estudadas por cientistas e que possivelmente os nossos descendentes terão melhor qualidade de vida que as nossas. Os sistemas de reaproveitamento que temos hoje eram inimagináveis há algumas décadas atrás, até pelo fato de que não havia a necessidade e nem a previsão da necessidade de algum tipo de reaproveitamento. Hoje usamos vários produtos mais do que uma vez, embalagens, sacarias de ráfia, latinhas, etc. e isso já é um grande progresso.

Outra indagação que muitos fazem é com relação as temperaturas extremas que estamos tendo no planeta ultimamente, afirmam que algumas temperaturas registradas foram as maiores de todos os tempos. Pois bem, como todos sabem, a terra faz movimentos rotativos de translação e rotação, num determinado momento está  mais próximo do sol e em outro mais longe, isso gera as estações do ano. Com esses conhecimentos do ensino fundamental, estamos munidos de certa informação para dizer que a temperatura na terra varia constantemente, e quanto aos monitoramentos de temperatura, eles existem a menos de 100 anos, antes disso, talvez os nossos antepassados puderam presenciar temperaturas até maiores, mas isto, porém ninguém é capaz de nos provar.

Nós precisamos das indústrias, nós precisamos dos seus recursos, ou ninguém gosta de tomar a sua cerveja no final de semana, ou de sair viajar, ou até mesmo comprar aquela roupa tão bonita ou aquele novo modelo de sapato? O que temos que entender é uma coisa tão básica, mas que muitos tem dificuldades: A população só vai crescer e as tecnologias têm que avançar adaptando cada geração a um novo modo de viver, não há como impedir o crescimento da população e o desenvolvimento e suas conseqüências são necessárias. Além disso, as indústrias contam com sistemas que diminuem o impacto ambiental, como tratamentos de emissões e coletas de embalagens usadas em seu processo.

Temos que nos adaptar com os novos tempos, tudo o que exige mudança sempre parece ser assustador e sem prosperidade, isto os nossos avós também pensaram quando o Brasil saiu do regime comunista, mas conseguiram superar. Estamos agora saindo de mais um modo de vida e cabe a cada um aceitar a adaptação ou adaptar-se a força.