VASCONCELOS, Helena Corrêa de (Org.). Belém, PA: CED/UFPA, Gráfica da UFPA, 2001.

Gisângela Lemos da Silva Pires da Costa1,

Rosângela Lemos da Silva 2.

 

MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR: a pesquisa como fio condutor

 

O sucesso das camadas médias e baixas no acesso a Educação Superior Pública, pois, expõe os fatores que contribuem na política de exclusão social desenvolvida no Brasil. As principais questões de estudo: Que fatores tem contribuído para que jovens das camadas médias e baixas da população brasileira obtenham êxito escolar e consigam acesso ao ensino superior público? Qual a influência da família no processo de escolarização de seus filhos? Os resultados parciais da pesquisa na Universidade Federal do Pará, no Ensino Superior no Estado do Pará, caracteriza o perfil socioeconômico e cultural dos alunos, a nível de ensino. Utilizando a metodologia quanti-qualitativa, de dados de natureza quantitativa e qualitativa. Coletados e analisados no Departamento de Apoio ao Vestibular da Universidade Federal do Pará, referente ao perfil dos alunos aprovados no seletivo de 1999. O referencial teórico fundamentou-se na análise dos estudos de Sociologia da Educação, com contribuição de Bourdieu. Pois, os dados revelam pela mídia sobre a desigualdade no sistema nacional de ensino superior onde os filhos das classes socialmente favorecidas nos estudos de educação básica nos caros colégios particulares, recebem uma formação aprimorada, ocupando as melhores universidades públicas. Enquanto, os filhos da classe trabalhadora seria negado a educação superior pública e gratuita, forçando a procura pelas instituições de ensino superior privado. Nessa análise é considerado verdadeiro no caso dos alunos da universidade Federal do Pará. Outro aspecto pesquisado fora o perfil da família dos candidatos aprovados, a renda familiar e a origem cultural dos pais. Pois,  quase um terço dos estudantes estão situados numa renda familiar abaixo de três salários mínimos. Sendo que vinte e dois, virgula quarenta e quatro por cento dos pais fizeram curso superior contra dezenove, virgula por cento das mães. Sendo de categorias de profissionais os pais como funcionários públicos da administração direta e indireta do governo federal, estadual ou municipal; empregado de empresa comercial, industrial, bancária, agrícola ou prestadora de serviço. Somente treze, virgula quarenta  e nove são sócios e proprietários de empresas O transporte mais utilizado pelo aluno é o ônibus.Os dados revelam que as camadas médias e baixam tem obtido sucesso  no Ensino Superior da Política Educacional do Brasil.

 

 

Palavras - chave: Brasil. Educação Superior. Camadas Médias e Baixas. Política Educacional. 

________________________

1Fisioterapêuta. Professora Universitária. Mestranda em Saúde Pública. Especialista em Cardio-Respirtório e Pós-graduanda em Docência do Ensino Superior.

2 Doutora em Ciências da Educação. Mestre em Gestão Educacional. Graduada em Licenciatura em Letras e Direito. Professora Universitária e Estadual de Ensino.