Multimídias na Educação

 

 

A multimídia interativa representa um importante papel em sala de aula, já que apresenta uma grande variedade de atividades que aliam desenho, lógica, escrita, sons e imagens, utilizar-se de recursos que possam contribuir com o ensino torna-se fundamental para o progresso do atual cenário educacional, facilitando o planejamento das aulas e otimizando o tempo do professor e proporcionando mais qualidade do material apresentado aos alunos. Por exemplo: uma aula apresentada em computador com imagens trabalhadas em animação torna a matéria estudada muito mais atraente aos olhos dos alunos. Para isso é necessário que haja capacitação dos professores para o uso de novas tecnologias.

Tal assunto despertou o interesse de órgãos como a Fundação Telefônica Vivo  que em Outubro deste ano , solicitou ao ibope e ao Instituto Paulo Montenegro uma pesquisa onde mostrou que cerca de 70% dos jovens internautas brasileiros confiam mais em professores que sabem usar internet e recursos tecnológicos como instrumentos de aprendizagem. Para tanto é preciso que o educador possa desenvolver ambientes que favoreçam o processo de ensino.

Ferramentas tecnológicas como aplicativos (tão comum entre os jovens) é algo interessante e de fácil acesso, já que existem inúmeros softwares gratuitos. Sabendo disso algumas escolas da rede pública do ES estão “falando”  a linguagem tecnológica dos alunos e utilizando o celular a favor da educação, o que antes era um problema (já que os professores tinham que chamar a atenção a todo o momento dos alunos para que não usassem os celulares durante a aula) agora os alunos usam aplicativos para realizar pesquisas, armazenar conteúdos fornecidos pelos educadores e discutir esses assuntos    ( matérias dadas em sala de aula ) em bate papo – Reportagem feita pela TV Gazeta do ES em Outubro de 2014.

Uma escola que estimula metodologias diferenciadas tem alunos criativos, interessados e comprometidos. Por sua vez, um aluno que sente que é valorizado transmite bons resultados e devolve para a sociedade o aprendizado adquirido.