Para facilitar a transmissão e a absorção do conhecimento, esse foi dividido em vários compartimentos chamados de disciplinas, tais como: português, matemática, física, química, biologia, história, geografia, artes, filosofia - para não mencionar sociologia, antropologia, economia, etc. Essas formas de classificar o conhecimento são artificiais porque raramente um problema se encaixa unicamente dentro dos limites de uma só disciplina.

Exemplo: Seria praticamente impossível para um médico estudar o funcionamento do corpo humano e tomar as medidas corretivas que se impõem para que não matar uma pessoa, dentro de uma abordagem puramente disciplinar.Aqui seria preciso enfocar a questão de uma maneira interdisciplinar, correto?

Algumas questões podem ser equacionadas no âmbito das ciências naturais e biológicas, outras no nível das ciências comportamentais, ainda outras em decorrência da adoção de valores mais adequados.

Como tratar desse problema de forma exclusivamente disciplinar?

É preciso abordá-lo de uma forma integrada, que envolva várias disciplinas.

A principal função da avaliação interdisciplinar é ajudar a promover a formação dos alunos, envolvendo interpretação, reflexão, informação e decisão sobre os processos de ensino-aprendizagem.