MULHERES: PARABÉNS PELO SEU DIA! 

 

Professor Mestre Ciro José Toaldo

                                                          

Vivemos em uma sociedade de aparências e enganação, pois quando a própria lei garante a igualdade, vemos atos absurdos acontecendo com os grupos minoritários, dentre eles “as mulheres”. Ainda temos impregnado os percalços da história do patriarcado, ou seja, onde apenas o pai manda e os demais devem obedecer ou calar. Quantas famílias em nosso país foram geradas com essa concepção: o esposo dando a última palavra, a esposa submissa aceita tudo, quando não sofre agressão física. Contudo, a partir do episódio da biofarmacêutica Maria da Penha Maia, as mulheres passaram a ter uma lei que se tornou a mais popular em nosso país, a "Lei Maria da Penha", que passou a tratar com rigor a violência doméstica e familiar.

Acredito que os homens que usam da violência para com as mulheres, na verdade são infelizes criaturas que não compreendem a dimensão divina da vida: Deus nos criou para o complemento e, o dia internacional da mulher (oito de março) é justamente uma data para prestarmos uma homenagem às mulheres e compreender que o equilíbrio deve existir na humanidade, principalmente saber que é preciso valorizar a mulher como criatura especial que Deus gerou.

Os homens não podem ficar ofendidos ou constrangidos por existir o dia da mulher, afinal de contas, quem conhece a história sabe o quanto as mulheres foram recriminadas e quais os motivos do surgimento desse dia (em anos anteriores já escrevemos sobre a origem do dia internacional da mulher). Vamos aproveitar o dia das mulheres e ajudar a banir do convívio social ‘mitos’ em relação ao feminino. Até quando, por exemplo, teremos que dizer que a mulher é menos competente que o homem? Será que não existe homem incompetente? A verdade é que as mulheres costumam ser mais esforçadas e determinadas que os homens;

Outro ponto que se costuma dizer a respeito da mulher que é incapaz de exercer autoridade. É preciso rever esse argumento, pois além de ser uma característica que depende da pessoa e não do gênero, muitas famílias prosperam pelo vigor e persistência da mulher, esposa e mãe. Esse que vos escreve é testemunha: tudo que tenho foi conquistado com o esforço mútuo, especialmente de minha esposa, ela foi quem me ensinou o que é viver. E quantos imaginam que mulher não tem autoconfiança. Isso também é falso. A mulher confia em sua capacidade e, cada vez mais luta para estar no mercado de trabalho e por ter cargos de chefia e de maior responsabilidade. O fato de elas terem que trabalhar fora, ter vida familiar, administrar a casa, cuidar de filhos, esposo, entre outros, faz com que acreditem que são capazes de exercer várias atividades ao mesmo tempo, e, diga-se de passagem, sabem fazer isso muito bem.

Parabéns às mulheres: vocês estão em alta. Na atualidade quem não deseja ter ao seu lado uma mulher que expressa confiança, determinação, ousadia, cautela e coragem?  É por isso e tantas outras qualidades que a mulher é a bola da vez. O mercado de trabalho já comprovou que as mulheres são cautelosas, isso é vantajoso e aliando a maior agilidade mental e melhor aptidão para realizar tarefas que exijam detalhes, elas são também mais organizadas e com certeza têm todas as condições para o sucesso pessoal e familiar.  

Parabéns mulheres, vocês por meio de sua força, determinação, garra e competência estão demonstrando que uma nova forma de escrever a história deve ser estabelecida. Oxalá que todas as mulheres compreendam e saibam aproveitar sua força para prosperidade pessoal e familiar.

Nesse oito de março de 2012, data especial, principalmente para esse professor que trabalha na educação, convive diariamente com mulheres e por ter ao meu lado uma mulher especial que comigo convive há duas décadas, minha esposa, deixo registrado sinceros votos de felicidade, prosperidade e realização.

Agradeço ao Deus da vida por ter colocado em meu caminho uma grande mulher, na verdade uma guerreira, um anjo, uma criatura fantástica que a cada dia ensina-me o valor da existência e demonstra sua força e seu amor pela vida e por nossos filhos: foi pensando em você, minha amada esposa, Marly que me inspirei para escrever esse artigo. Parabéns, meu amor!