Os aparelhos de radiocomunicação apareceram a partir de as grandes necessidades de haver comunicabilidade entre dois pontos distintos, mas que não fosse processada por telefones, aparelhos celulares ou outra espécie de aparelho que já é usado, mas com algumas moderações importantes para certos setores empresariais ou governamentais. Há determinados nichos da sociedade que precisam de uma retransmissão não tenha interferências importantes, que possa suportar certas temperaturas ou que esteja sempre pronta a ter seu uso, independente da distância ou de torres de transmissão.

 Vários desses nichos específicos de ação tem a necessidade ficar em contato diretamente e não devem abrir mão de uma ótima comunicação ou serem dependentes de fios ou cabos, que várias vezes não tem o papel esperado, ou que seja necessário. Um dos setores que usa muito da radiocomunicação é o que trata de segurança. Policiais, agentes de segurança pública, entre alguns outros, demonstram na transmissão o embasamento de sua atuação social. É necessário que essa comunicação possa acontecer em qualquer lugar, a qualquer hora e em uma condição de risco ou perigo, além de ser essencial a um ótimo funcionamento, independentemente do lugar em que os indivíduos estão. Esse lugar poderá ser na parte alta de um edifício ou um lugar de extensa profundidade, ou ainda uma situação onde haja temperatura muito alta, e em qualquer ambientação, a retransmissão deve proceder perfeitamente. Dessa forma, a radiocomunicação é o meio preferido para tal setor de acesso público.

 Igualmente o setor de construção, por exemplo, deve ficar em assimilação de comunicabilidade entre os trabalhadores de um trabalho. Existe um grande edifício - o mais alto de Sidney, na Austrália-onde todos os funcionários, no meio de projetistas, arquitetos, engenheiros, pedreiros e muitos outros que tem a necessidade de estar em contato de forma permanente para que essa obra extensiva de engenharia conseguisse se desenvolver sem percalços. Dessa forma, a radiocomunicação utilizada pôde oferecer um excelente nível de comunicação entre todos os que tiveram participação no projeto, entre aqueles que permaneciam nos escritórios das sedes e outras pessoas que do alto tinham a necessidade de ser instruídos, assim como os que no subterrâneo ficavam na expectativa de orientações do trabalho. Tudo funcionou perfeitamente e a radiocomunicação usada foi muito importante para que o projeto mostrasse sucesso.

 Tais são apenas determinados exemplos de áreas em que utilizar a radiocomunicação é essencial para o desenvolvimento do trabalho. As firmas ao adquirirem esse aparelho devem ter consciência de todas as suas especificações e condições e verificar quais serão os melhores modelos que podem se encaixar às suas necessidades.