Os alunos da geração atual não se importam muito com os estudos. A progressão continuada promete aprovar os alunos até o 5º ano e o 9º ano para somente então decidir se eles aprenderam como deveriam ou necessitam passar mais um ano no ciclo para "recuperar" conteúdos não aprendidos nos anos passados. Sonha quem acha que um ano retido no 5º ano ou no 9º ano será o suficiente para dar conta de tudo o que o aluno acostumou a não fazer nos anos anteriores. Sonha quem acha que os professores de 9º ano retomarão com o aluno retido conceitos do 6º, 7º e 8º ano que foram deixados de lado pela garantia de se "passar" para a série seguinte sem ter que se esforçar para aprender.
A fala dos jovens é sempre a mesma: "Não esquenta mãe, eu vou passar mesmo..." ou "Ninguém repete mais!"
Entra ano, termina ano e nada muda na educação senão a cobrança que é feita aos professores que são responsabilizados pela aprendizagem dos jovens alunos. Alguém pergunta se o jovem está com vontade de aprender? Se ele gosta da escola porque é uma instituição que vai lhe trazer benefícios através dos conteúdos ensinados pelos professores ou se é porque seus amigos são legais, lá eles brincam, provocam, se divertem, beijam na boca, trocam bilhetinhos, confidências e ficam fora de casa por algumas horas?
Certamente ainda há alunos que pensam no futuro, em construir um amanhã próspero e feliz, em constituir família equilibrada e poder dar o melhor para os filhos, mas infelizmente a gama de alunos que não estão nem ligando para os estudos é esmagadoramente maior.
As consequências disso são faltas de professores, que se sentem cansados, adoecem e acabam tirando licença médica, a falta de profissionais capacitados para levar nosso país adiante com competência, as Universidades particulares abaixam cada vez mais o nível de seus vestibulares, completando suas classes com alunos pouco qualificados, que sequer conseguem acompanhar a faculdade sem colar nas provas e a escassez de recursos humanos que invistam em novas técnicas, metodologias e estudos para o desenvolvimento científico do país.
Se os pais não conseguem conscientizar seus filhos da importância da escola básica para a construção de um bom alicerce de saber, quem são os profissionais da educação que serão capazes disso?