Era uma vez uma velha senhora que tinha duas filhas. Uma de suas filhas estava casada com um próspero fabricante de massas e a outra com um vendedor de guarda-chuva.

Quando não chovia, a mãe ficava triste: "Meu Deus! O clima está tão agradável e ensolarado. Ninguém vai querer saber de comprar guarda-chuva. Sem clientes a loja de guarda-chuva de minha filha pode falir." Ela ficava tão preocupado com esta situação que caia em prantos

Em dias chuvosos, ela ficava triste por sua filha mais nova: "Pôxa vida! Minha segunda filha está casada com um fabricante de massas. O macarrão não pode secar com esta chuva. Sem macarrão, não há vendas."

Desta maneira, a mãe vivia triste todos os dias, Independente se chovia ou não, a mãe preocupava-se com situação das filhas. Seus vizinhos não podiam consolá-la e, por brincadeira, lhe apelidaram de "senhora chorona".

Um dia, ela conheceu um monge. Ele estava muito curioso para saber porque ela sempre chorava. Ela lhe explicou o problema dela. O monge disse: "Minha bondosa senhora! Pare de se preocupar. Irei mostrar-lhe o caminho para sua felicidade para que nunca mais você sofra."

A senhora chorona ficou muito animada. Imediatamente, ela pediu ao monge que lhe explicasse o que deveria ser feito.

"Simples. Altere seu modo de ver as coisas. Nos dias ensolarados, não pense na filha que vende guarda-chuvas. Fique feliz por sua outra filha que secará o macarrão. Com a ajuda do sol, ela será capaz produzir muito macarrão e seu negócio irá ser bem-sucedido.

Quando chover, pense na loja de guarda-chuva de sua filha mais velha.

A velha senhora seguiu a instrução do monge. Depois de um tempo, a mãe não chorava mais preocupada. Ao invés disso, passou a sorrir todos os dias. Seus vizinhos a apelidaram de "mamãe felicidade".