POSTURA NAS REDES SOCIAIS

SINAL VERDE OU VERMELHO

Através de uma pesquisa nas redes sociais, as empresas conseguem traçar um perfil sobre os candidatos. Não se assuste, mas a empresa que te contratou, provavelmente sabe muito sobre você, o que gosta de fazer e o principal, a sua postura.

Numa época não tão distante, um currículo bem elaborado, algumas palavras positivas na entrevista e o seu velho terninho preto e branco eram suficientes para garantir aquela vaga de emprego tão desejada. Hoje os tempos são outros, isso tudo foi antes da era da informação que tem como principal aliada a internet 2.0, onde tudo é compartilhado e você pode conhecer quem quiser basta stalkear.

Lembra-se da última vez que preencheu um currículo online e apareceram aquelas caixas de texto para inserir seu Facebook, Linkedin e outras redes?! Esta é a nova estratégia para conhecer o perfil de um candidato.

Para as empresas e muitos clientes, as redes sociais tornaram-se um meio de conhecimento sobre VOCÊ, meu caro amigo.

redes sociais, brand identity, branding personal branding, imagem da marca

Para ilustrar, vou citar 2 exemplos de como toda a informação que postamos pode ser nossa aliada, se construida da maneira correta ou pode acabar com nossas metas se fizermos algo errado. 

1 – COMO NÃO SER CONTRATADO

Você está concorrendo a uma vaga para um cargo de gerência, onde metade da equipe são mulheres. Na entrevista você fala que ama trabalhar em equipe e apoia a diversidade do grupo. Mas uma postagem no seu perfil do Facebook diz: “Mulher tem que ficar em casa cuidado dos filhos e da casa”. É, dificilmente você será escolhido.

A relevância que as postagens nas redes sociais tem no nosso dia a dia é algo completamente novo e muitas pessoas ainda não se deram conta. Isso pode ser um grande diferencial para quem acordar para essa oportunidade. Vender uma imagem de fácil aceitação do mercado te abrirá diversas portas. 

2 – COMO COMPRAR ALGO MAIS CARO DO QUE O PLANEJADO

Outro exemplo. Você vai a um profissional do ramo imobiliário e lhe conta sobre seu interesse em comprar uma casa simples e pequena. Em poucos dias, ele te liga e diz: “Achamos uma casa perfeita para você”!

No seu Facebook diz que você ama cachorro, gosta do clima do campo, rústico. Você não tem filhos, mas, compartilha um daqueles testes que diz que vai ter uma menina, e você coloca na legenda que é o seu sonho!  Além disso, vive postando dicas sobre jardinagem, apesar de você não ter um jardim na sua casa atual.

O profissional imobiliário te leva para conhecer: Uma casa um pouquinho longe do centro,  com casinha para cachorro, muitas madeiras, um lindo espaço para jardim e ainda conta com um quarto a mais para quando você tiver a sua linda filhinha.

Ainda que a casa esteja além do seu orçamento, você não vai pensar duas vezes em aceitar. Bem-vindo a casa dos sonhos!

Viu só como as redes sociais ditam muito ou tuuuuudo sobre você?!

COMO ACERTAR NO SEU PERFIL NAS REDES SOCIAIS

Se você almeja uma vaga de emprego em uma grande empresa ou conquistar o seu cliente,  você está no lugar certo! O Não é só foto vai te ajudar.

redes sociais, brand identity, branding personal branding, imagem da marca 2

Eu elaborei um guia daquilo que você precisa avaliar nas suas redes sociais, para ter mais destaque em meio a esse monte de pessoas. Avante!

SINAL VERMELHO.

  • Não compartilhe informações, noticias se você não tiver certeza. 
  • Não faça comentários maldosos nas postagens dos seus amigos, mesmo que você não concorde com aquilo que ele postou, ainda que seu corpo e mente esteja se debatendo para gritar ao mundo a sua opinião.
  • Não publique fotos que de alguma forma manche a sua imagem, ou imagem de algum job anterior.
  • Não publique informações ou opinião negativa sobre o emprego anterior.

Ninguém é excepcional em tudo o que faz, mas, tente mostrar aquilo em que você se sai bem, não as use como um “muro das lamentações”, mostre positividade. Pessoas positivas atraem mais as atenções. Compare suas postagens positivas com as lamentações e terá a exata noção do que estou dizendo. 

SINAL VERDE.

  • Mostre quem é você sem muitos detalhes pessoais.
  • Publique opiniões construtivas. Algo que acrescente na vida de quem está vendo seu perfil 
  • Mostre caminhos. Qualquer pessoa ou empresa gostará de ter alguém por perto que mostre soluções e não problemas.
  • Seja positivo. Coisas boas atraem coisas boas, mostre isso ao mundo e você terá retorno.

Linkedin: Perfis estruturados e dedicados para alcançar metas profissionais funcionam?

Acredite! O Linkedin é uma rede social muito usada para buscar profissionais pelas empresas. Digo isso por experiência própria, em minha empresa os profissionais de RH interagem quase que diariamente através dessa rede.  

redes sociais, brand identity, branding personal branding, imagem da marca 3

Ela é uma ótima porta para oportunidades. Use-a para construir um boa gestão de marca pessoal (personal branding). Elabore parágrafos dedicados as suas experiências, tenha uma foto de perfil que mostre o que você deseja como profissional.

Nas próximas semanas, você vai conferir aqui no blog, artigos que irão lhe auxiliar na construção de um perfil incrível. Irei abordar sobre comunicação visual e muitas dicas para a sua foto perfeita! Aquela que te deixará em destaque para quem você realmente quer chamar atenção. 

Começar a montar seu personal branding é realmente vital para quem quer se destacar nas redes sociais. Na última postagem aqui do blog, indiquei 3 passos para começar. Se você não viun o link está aqui embaixo. Você vai se amarrar! 

 http://naoesofoto.com.br/3-passos-para-comecar-seu-personal-branding/

E ai curtiu o artigo? Comenta e mostra para alguém que você acha que iria gostar do conteúdo. Um abraço e até mais.

Aqui não é só foto!