Na Política de Educação Superior a assistência estudantil tem como principal objetivo disponibilizar os recursos necessários para minimizar os empecilho e de alguma maneira superar os impedimentos ao bom desempenho acadêmico.
Os últimos anos foram marcados pela expansão das Universidades Públicas, e nos Institutos Federais, sendo uma vitoriosa luta os estudantes, que é a ampliação das vagas, claro que com isso veio uma tremenda burocracia que hoje mesmo com vagas e pessoas interessados ainda não estão sendo preenchidas, pois em muitos casos a documentação não é aceita e muitos não conseguem sua vaga, mas isto é outra história.
Vamos focalizar e demonstrar fatores primordiais para permanência do estudante que hoje estão em uma Universidade Pública, pois vivenciamos um momento de sustentar o aluno até o final de seu curso, que muitas das vezes ele abre mão por muitas dificuldades, principalmente financeiro. Para se manter em uma faculdade pública muitos não vêem gastos, mas se enganam quem pensa assim, pois o conteúdo são gratuito mas e os gastos com moradia, xerox, transporte,alimentação entre outros,não conta?
Sou líder estudantil desde meus doze anos de idade, em entidades secundaristas e gora como líder
estudantil universitário representante do corpo discente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do RJ, campus Volta Redonda órgão máximo de decisão na rede IFRJ,vejo ainda com mas clareza como é complicado a permanência de muitos amigos na faculdade pois muitos vêem de outros municípios e tem de ser manter,ter sua própria vida de uma hora para outra em um lugar desconhecido apesar de ser do mesmo estado.Em reuniões do Conselho Superior,em reuniões com a direção do campus,centro acadêmicos de algumas instituições públicas e principalmente com os amigos de classe,e alunos de modo geral do IF sempre defendo pelo menos um passo,a alimentação gratuita.
Quando falamos em bandejão não é apenas uma questão tem gente querendo comer gratuitamente ou a preço popular como alguns podem pensar. A implantação do "bandejão" no Instituto Federal,assim como nas Universidades Federais pelo o país é de suma importância para os alunos que possuem dificuldades financeiras. A questão da alimentação subsidiada é considerada um item fundamental para a diminuição da evasão dos cursos, pela dificuldade de o aluno carente se manter na universidade.
A situação é tão complexa que a algum tempo atrás eu li sobre um estudo referente "A Evasão Escolar" publicado por Lucileide Domingos Queiroz (UFMT),ela escreve bem com ênfase a questão da alimentação escolar desde o ensino primário,então desde quando um aluno entra em uma escola pública a questão da alimentação é algo que lhe prejudica,temos de mudar isto,temos de dar os passos para mudar.Quando falamos em acolhimento estudantil muitos estudos já comprovam que os alunos de nível sócio-econômico mais baixo têm um menor índice de rendimento logo estão mais próximos à evasão..Tem de ser visto com seriedade o caos.
Posso afirmar que o "bandejão" dentro do campus IF, UF ajudaria bastante no orçamento doméstico de todos nós alunos. Nós economizaríamos na alimentação e sobraria para a passagem ou melhor para muitos de nós nem é questão de economizar e sim de não ter de se preocupa como conseguir este dinheiro para não ficar com fome.Além do mais tem atividades que são realizadas durante o dia,tarde ou noite o aluno que se propor a estudar ou fazer uma pesquisa no tempo vago por exemplo, tenho certeza se tiver refeição isso o motivaria ele ainda mais, pois muitas das vezes teria um custo muito elevado no fim do mês se quisesse estudar no horário vago todo o dia e se alimentasse em restaurantes,afinal um almoço por exemplo por menos de R$7,00 reais não se encontra.
O principal objetivo deste artigo é alertar o seguinte,se não manter o aluno no final de seu curso,não adiante abrirem vagas e nem campus,e outra ,se estes alunos que entram na faculdade e não termina além de ter gastos com ele mesmo ele não se formando em alguns anos a situação de mão de obra que hoje é critica pois não temos pessoas qualificadas ficará ainda mais precária.
No próximo artigo vamos falar de transporte público x universitários.