MOVIMENTO ELETRÔNICO, MÍDIA A FAVOR DA DEMOCRACIA.

 

A partir do século XIX temos o inicio a segunda revolução industrial, as mídias se multiplicaram, com o avanço da tecnologia junto à indústria cultural se reinventando cada vez mais, ganhando notoriedade na sociedade contemporânea, A tecnologia eletrônica desenvolvida pelo homem, com Software avançados, internet encurtando fronteiras, modernos equipamentos sendo desenvolvidos para facilitar e auxiliar no processo eleitoral. Tendo o Brasil como pioneiro na criação de urnas eletrônicas, e desenvolvendo cada vez mais tecnologias para auxiliar na política, agora usando a tecnologia biométrica dificultando cada vez mais as fraudes eleitorais, mais não impedindo o voto do O voto de cabresto.

A imprensa internacional fazendo cobertura jornalística em todo continente, regime totalitário ganhado força em alguns lugares e perdendo folego em outros, regime autoritários sendo derrotados pela força dos protestos eletrônicos. Ainda na sociedade pós-industrial vamos encontrar a força de alguns regimes que utiliza os meios de comunicação para permanecer no poder e espalhar o medo de um “sistema que se diz democrático,” tudo isso para garantir a governabilidade, permitindo só mente o funcionamento da mídia estatal e proibindo veículos de comunicação privado de operar no caso da Venezuela, Cuba.

Ainda neste século vamos ter o fim da guerra fria, e inicio de uma nova guerra, a famosa luta virtual os Hackers ameaçando os sistemas cibernéticos, e o terrorismo midiático ameaçando a soberania Norte Americana e invadindo seu espaço aéreo derrubando torres e mostrando a fragilidade do Sistema capitalista.

Os impactos das modernas tecnologias, permitindo a transmissão ao vivo dos acontecimentos, exemplos: Em 1989 os veículos de comunicações mostrando para o mundo a queda do muro de Berlim, e as comemorações em toda Europa, marcando a queda do império soviético, com esta forma inteligente a mídia internacional, mostrar a falência de regimes politico autoritários, levando uma onda de protesto, em quase todo Leste Europeu, as colônias Soviéticas são incentivadas a protestar e pedir mais autonomia, soberania e liberdade. O outro fato que marcou na memoria da humanidade, foi o massacre na China na praça da paz Celestial, onde os estudantes, ativista político, intelectuais, professores e trabalhadores de diversos setores da economia, protestavam contra a corrupção, falta de democracia e o desemprego, também a impressa cobriu de forma simultânea este acontecimento, que termina com a morte de muitos cidadãos Chineses. Do outro lado vamos encontrar a contra resposta de um regime totalitário, retirando emissoras do ar, expulsando jornalistas e condenando a morte todos que participaram de forma ativa dos protestos, e transferindo o custo dos protestos para as famílias das vitimas, assim é foi a forma de fazer politica na china neste período, pouca abertura politica se observa ate os dias de hoje.

         Também as novas tecnologias estão em alguns momentos aliada a abusos e prestando serviços as indústrias de guerras, produzido armas mais sofisticadas e inteligentes para garantir a expansão e manutenção do sistema capitalista.

Hoje está indústria tecnológica possibilitou ao eleitor mais conforto, confiabilidade e velocidade no processo eleitoral, em relação ao Brasil abrindo mais espaço para o eleitor expressar opinião, utilizando as pesquisa de intensão de votos, avaliação positivas e negativas do governo, as pesquisa de boca de urna, tudo isso contribui muito para o avanço da democracia, a mídia também mostra proposta estabelecidas por partidos ou coligação partidária, muitos políticos utilizam da publicidade paga para apresentam seus feitos político, para tirar vantagem do processo eleitoral. Quem está no poder tem a máquina pública e pode competir com certo conforto de forma desleal em relação a oposição.

O Brasil e um dos únicos Pais onde a propaganda nas rádios e televisão é gratuita. O que chama atenção é a questão do voto inconsciente, eleitores ajudando a eleger cada vez mais personagens de programas humorísticos ou pessoas que ganharam notoriedade com ajuda da mídia. Internet, twitter, facebook, celular, SMS são ferramentas que são usadas para auxiliar na Democracia e podem influenciar o comportamento político do cidadão, igual os fatos ocorridos recentemente no Egito, onde as redes sociais ajudaram a população a expressar sua opinião e ativou uma onda de protesto e mexeu no com a vontade do povo, que necessitava de mudanças, o impacto destas manifestações históricas culminou, com quedas de ditadores, e levou uma reflexão muito forte pelo movimento eletrônico, possibilitaram uma onda de protesto no mundo árabe, e ainda esta causando um grande movimento nesta região.

            A criatividade tecnológica atinge milhares de pessoas que ao mesmo tempo criando um despertar político. O próprio Estado Já utiliza esta ferramentas de comunicação para, procura de pessoas desaparecidas, estabelece uma rede de contato para captura de criminosos, realização de julgamentos de presos por vídeo conferência auxiliando o judiciário. Mas a realidade não e a mesma em algumas regiões em nível de Brasil, existe região no Brasil que não tem internet, água, luz, hospitais e principalmente em geral na há políticas públicas.