PROJETO MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO

INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

Diante da evolução tecnológica e de todos os aparatos paradidáticos, o professor tem como subsídio essas novas tecnologias, no entanto se faz necessário que os mesmos se apropriem do conhecimento que envolve essa nova ferramenta de educação, para que assim o objetivo de trabalho com a utilização dessa ferramenta seja realmente eficaz.
Freire (1975) salienta: "a educação visa não apenas inserir o homem no mundo, mas com o mundo, de uma forma critica e autônoma". Dessa forma, este por sua vez tem que ser capaz de participar e se adaptar aos ambientes informatizados.
Os ambientes informatizados estão cada vez mais próximos de todos, em função disso, pretendemos desenvolver uma aula no ensino fundamental I, mais especificadamente, numa sala de 4º serie de uma escola rural, localizada no município de Canhotinho?Pe, onde faremos o uso do Windows Movie Maker que é um simples, mas potente software de edição de vídeo e, ao mesmo tempo, uma das menos conhecidas ferramentas gratuitas incluídas no Windows. Pois acreditamos que o homem deve estar inserido e participando ativamente do mundo tecnológico.
O Windows Movie Maker, pode ser usado para organizar vídeos produzidos por filmadoras, câmeras fotográficas e digitais ou mesmo para montar apresentações com imagens estáticas. Para fazer o trabalho de edição se faz o uso de inclusão de títulos, efeitos, transições e trilha sonora, desta maneira torna fácil para qualquer pessoa fazer filmes no computador. Basta montar seu storyboard, editar seus clipes, acrescentar música e você terá seu primeiro filme pronto para ser assistido.
O programa evoluiu imensamente desde a primeira versão, incluída no Windows Millennium, até à actual (2.1) que é incluída com o Windows XP SP2, e hoje cobre 99% das necessidades do cineasta digital caseiro permitindo realizar funções complexas incluindo a edição de bandas sonoras e narrações bem como a criação de transições profissionais e efeitos especiais.

OBJETIVO GERAL:

Despertar o interesse das crianças para o uso do Movie Maker em sua vida cotidiana.


OBJETIVO ESPECÍFICO:

Incentivar a curiosidade da criança pela temática da aula através da utilização do Movie Maker.

Identificar trilha sonora, imagem e vídeos, destacando a importância da temática durante a explanação do conteúdo.



METODOLOGIA

Para alcançar os objetivos propostos nesta aula serão utilizados 4h de aula, na qual a introdução do tema e seus conteúdos serão desenvolvidos através da utilização dos seguintes recursos didáticos: câmera digital, computador, data show, questionário I e II, fotos, vídeos e música (S.O. S Ecologia de Zezinho de Garanhuns e Marcolino)
Questionário I e II: para aferição da percepção antes e após a aula. O primeiro será aplicado sem nenhuma abordagem prévia sobre a temática. O segundo será aplicado após a abordagem sobre a temática para constatar se houve mudança na percepção os alunos .

Dinâmica da teia: reflexão do trabalho coletivo, no qual abordaremos a importância que cada um representa para o Meio Ambiente.

Data show (utilização do Windows Movie Maker ) para ilustração das imagens com trilha sonora, mostrando e narrando os impactos ambientais tais como: desmatamento, poluição, mudanças climáticas, e outros caso que contribui para que ocorra os impactos ambientais.

ATIVIDADE DESAFIADORA

Confecção de um vídeo educativo confeccionados pelos próprios alunos com imagens e trilhas sonoras que retratam os impactos ambientais.



AVALIAÇÃO

Aula prática: onde as crianças registrarão imagens sobre a temática, relacionando-a a uma música que irá subsidiar a temática meio ambiente;

Exercícios orais sobre a temática abordada para a consideração do conhecimento prévio de cada um;

Questionário antes e depois da aula, considerando que será o mesmo para avaliarmos o nível de percepção de todos os estudantes.