Motivação na psicologia compreende a força propulsora, ou seja, o desejo que nos estimula alcançar objetivos. Essa abordagem revela como cada indivíduo forma suas motivações e busca desenvolver estratégias para agir e realizá-las efetivamente.

Podemos citar ainda alguns tipos de motivação na psicologia. E estas são baseadas em alguns elementos, como:

• Necessidades orgânicas: A pessoa é motivada a fazer algo, pela necessidade fisiológica que ela tem (dormir, comer, ir ao banheiro, por exemplo).

• Objetivos Secundários: Esse tipo de motivação é ligado à necessidade biológica, onde as pessoas são levadas a gerar emoções (reconhecimento, amor, respeito).

Existe ainda a teoria dos dois fatores, que explica sobre os de Higiene e Motivação. O primeiro refere-se às condições de trabalho, tanto no que tange a infraestrutura, políticas organizacionais, gestores, cumprimento das leis trabalhistas e pagamentos, e são influenciados ainda pela qualidade emocional do ambiente onde o colaborador está inserido. O segundo por sua vez, diz respeito à motivação profissional: possibilidades de crescimento, desenvolvimento, reconhecimento e a satisfação que aumenta a produtividade, por exemplo.

Preparar-se, planejar, estabelecer metas, ter determinação, manter-se focado e disciplinado, ser corajoso e otimista: são algumas das dicas para que você consiga manter a motivação, alcançar objetivos verdadeiramente extraordinários. Entretanto, a mais poderosa ferramenta de motivação é - Acreditar em si mesmo! Este é o princípio básico de tudo que fazemos na vida e o maior estímulo para seguir em frente.