Faculdade Nossa Cidade

Gestão de Recursos Humanos

Professor Orientador: Lawton Benatti

Elenice De Souza Silva 

MOTIVAÇÃO

Quando crianças, somos cobrados para falar e andar. Assim somos comprados com brinquedos,  comida, palmas, e gritos. Mesmo assim, só fazemos quando queremos.

Desde pequenos buscamos algo, um objetivo, um motivo que nos impulsione para aquilo que queremos realizar.

Quando adolescentes, somos imprecisos, preguiçosos, e não nos importamos muito com metas, objetivos e tudo que queremos é curtir e sermos compreendidos.

Crescemos e nos tornamos adultos, e é nessa fase que observamos que tudo aquilo que vivemos foram importantes nas nossas vidas. Os Gritos quando bebê para andar, as palmas quando fazíamos a coisa certa e palmadinhas quando errávamos, enfim tudo isso era importante para o desenvolvimento sentimental deste adulto.

Atualmente na fase adulta, vivemos as mesmas situações, gritos e palmas. Parece algo nostálgico e que nos remete a um passado não tão distante de metas, objetivos e incentivos  nos forçando a crescer em um mundo competitivo e exigente.

Existem alguns estudos sobre esses incentivos e sentimentos de conquista. Estudiosos Verificaram  em pesquisas que esse sentimento impulsiona nossa atitude e nossos sonhos a se realizarem.

Esse impulso, chamado motivação, não depende somente dos outros. Temos dentro de nós uma força que nos ajuda a superar dificuldades e vencer obstáculos.

A motivação muitas vezes são  utilizadas em empresas para bater metas, e como crianças As  vezes essa motivação é através de brindes, presentes ou como na nossa infância somente  através de palmas.

Em algumas empresas do mercado brasileiro hoje existem varias formas de motivação.

Alguns dos métodos mais conhecidos utilizados pelas empresas de fast food, são os retratos com o funcionário do mês em destaque na parede.

Outras empresas preferem promover os melhores funcionários, assim motivando os demais para se esforçarem em suas tarefas.

Somos movidos por uma força motora que nos desperta para lutar e correr atrás dos nossos objetivos. Conseguindo satisfazer todas as nossas necessidades.

Enfim, todos nós humanos somos essa força impulsora. E que somente é demonstrada diante de momentos em que estamos necessitando de uma decisão.

As empresas  antigamente não davam muita importância ao bem estar do funcionário nem a motivação,  o funcionário estar bem  acomodado no seu ambiente de trabalho para a seu funcionário e como ter uma liderança que saiba lidar com pessoas e a importância do  comportamento do individuo em um grupo.

A necessidade básica de um empregado no seu ambiente  de trabalho é o seu bem estar e  muitas empresas são tão precárias nesse aspecto que os colaboradores perdem até mesmo  sua identidade.

Segundo Lacombe “o homem em si se motiva basicamente por suas necessidades  sociais e obtém seu sentido básico de identidade mediante suas relações com os demais”.

Referência Bibliográfica

LACOMBE; Francisco José Masset. Recursos Humanos: princípios e tendências. 2 ed. São Paulo: Saraiva,2011.