Fernando Colombo


Vamos ser realistas treinar sem motivação os resultados são poucos ou nenhum. Chegar na academia já pensando em terminar logo, olhar no relógio todo instante desejando a hora de ir embora, conversando mais que malhando durante o treino, são situações que representam verdadeiros atrasos para o desenvolvimento muscular.
Devemos ter em mente algumas dicas que apesarem de parecerem simples são de grande importância para que você se motive e consiga alcançar os resultados esperados.

DISCIPLINA : significa controlar a si mesmo e manter-se direcionado a um objetivo. Por exemplo, aqueles que visam perder peso, devem se dedicar a um programa de treino junto com uma dieta que não permite abusos e descontroles alimentares.
Disciplina é como um músculo pode ser treinada e aprimorada, requer controle da mente, análises constantes das situações e atitude positiva para atingir as metas, independente do estado emocional ou dificuldades do dia a dia.

FORÇA INTERIOR: antes de começar o treino, pense exatamente no que espera e no resultado que quer chegar. Tenha sempre pensamentos positivos durante o treino, repita mentalmente frases de apoio como: eu vou conseguir... eu sou capaz...

VISUALIZE: visualizar-se obtendo os resultados esperados, junto com pensamentos positivos, mantém a motivação e dá sentido aos esforços realizados.

PESSOAS POSITIVAS: pessoas positivas com pensamentos construtivos, ajudarão a manter o seu padrão de pensamento positivo. Pessoas negativas irão diluir energia e entusiasmo, além de contagiar os outros a sua volta com pensamentos derrotistas.

UM BOM PARCEIRO: um bom parceiro de treinos com incentivos e pensamentos positivos podem intensificar seu rendimento, aumentado sua motivação.

METAS: Para atingir um resultado desejado é necessário, traçar metas. O estabelecimento de metas é uma técnica muito utilizada para motivar e melhorar o desempenho, desde que implementada de forma correta. Algumas dicas:
- Estabeleça metas específicas;
- Estabeleça metas moderadamente difícil, mas realistas;
- Estabeleças metas a curto ou médio prazo;
As metas quando atingidas, convidam a desafios maiores tendo como referência a superação e a realização. Afinal a auto realização é um dos pilares da motivação.

CONTROLE DAS EMOÇÕES: sentir-se nervoso ou desanimado só servirá para diminuir sua motivação. Todo nós temos problemas, o que difere é como lidamos com eles. O autocontrole nos ajudam a lidar com os pensamentos negativos e seguir em frente, não desperdiçando energia.

Com certeza, colocar em prática esses procedimentos demanda tempo e esforço. Mas todas as coisas boas da vida requerem esforço e trabalho duro e até algumas vezes abdicar de alguns hábitos. Mas no final quando alcançamos nossos objetivos tudo faz sentido.