É provável que nenhum outro assunto tenha despertado tanto interesse na área empresarial, como a motivação, dezenas de livros sobre o tema surgem toda hora nas livrarias do Brasil e também no exterior. O mesmo acontece com os seminários que abordam a questão, tudo isso para melhorar o desempenho dos colaboradores. No mundo atual, você quer pessoas motivadas, que se importem, que façam as coisas pela razão certa, ou seja, que vistam a camisa da empresa. Para isso, o empregador ou chefe, deve se auto conhecer, para assim, reconhecer suas qualidades e a de seus colaboradores. Este deve ter noções de como fazer para se auto conhecer e aumentar a confiança em si mesmo, fatores chave para que a relação empregador -empregado funcione com entusiasmo. A personal trainer emocional Fiona Harrod ( autora de Seja o treinador de sua vida ), afirma que o segredo é "aprender a gostar de si mesmo", acredita que ser seu maior amigo é o que você melhor pode fazer para fermentar sua auto-confiança. A frente de uma grande equipe sempre há um grande líder, sendo que esse líder é responsável para passar entusiasmo e motivação para seus liderados. Ele deve fazer tudo o que puder para manter sua motivação e a de sua equipe em alta, precisa ter atitudes, pois a motivação não é algo constante, ela tem que ser trabalhada diariamente.

Palavras chaves: Motivação – autoconhecimento – confiança – liderança

1.INTRODUÇÃO

Em meio a tanto estresse da rotina diária, as pessoas começam a desanimar, é contas a pagar, dólar muito baixo, a bolsa de valores cai, os filhos estão mal na escola, o casamento passa por dificuldades, é cobrança do chefe, violência nas ruas, e problemas pra todo o que é lado; não há como escapar do desânimo, é auto-estima zero.

Chega no trabalho e só recebe pressão, a produtividade decaí, e os superiores caem em cima, esse é o estado crítico da falta de motivação a caminho da depressão. Sem falar que o desanimo é contagioso, é como um vírus que se alastra para os colegas de trabalho, família, amigos e a todos que estão à volta.

Essa é a hora de por um plano de motivação em ação. Esse é um árduo trabalho, porém necessário, pois é importante manter em alta a motivação do chefe e de seus funcionários para que a situação seja revertida é preciso ter atitude, a motivação, convém lembrar, não é algo constante, ninguém é 100% motivado o tempo todo, ela tem que ser trabalhada diariamente.

2. REFERENCIAL

2.1. APRENDA A GOSTAR DE SI MESMO

A personal trainer emocional Fiona Harrold (2005), acredita que "ser seu maior amigo é o que melhor você pode fazer para fomentar sua auto confiança".. A imagem que as pessoas fazem de si mesmo é tudo, a representação interna que cada um tem de si é que cria o posicionamento externo, antes costumava-se dizer que a motivação vinha de fora, porém agora, o que está sendo estudado é que o que nos afeta exteriormente vem de dentro de nós. A maneira como cada um se relaciona consigo próprio é que define como será seu relacionamento com o mundo.

"Por vezes as pessoas dizem as coisas mais insultuosas sobre si mesmas, sem se dar conta de como isso é auto-destruidor" (Kate Saunders, Revista Seleções, Julho de 2003.)

È muito importante que tenhamos uma imagem positiva a nosso respeito, há um exercício básico para aumentar sua auto estima, primeiro pensar em uma pessoa que você conhece e que goste, a quem respeite e deseja tudo de bom, depois se olhe no espelho e tenha o mesmo sentimento em relação à pessoa que esta vendo. Não é nada fácil, porém não é impossível.

A partir do momento que as pessoas aprendem a gostar de si mesmas, elas sorriem mais, e quem está sempre sorrindo tem mais amigos, são mais felizes e sentem-se mais realizadas. Pensamentos positivos atraem coisas positivas, o mundo flui a favor dos otimistas. A felicidade é contagiante, felicidade atrai felicidade, e sucesso atrai mais sucesso.

Todos desempenham diversos papeis na vida: mãe, filha, profissional, amiga, e para cada um deles assumimos um comportamento diferente, que, a nosso ver seja o melhor, porém, gastamos tanto tempo agindo de forma mascarada para melhor representar em frente aos outros que não sobra tempo para sermos quem somos.

Aposte em ser você mesma, mesmo que cause impacto nas pessoas, acredite que você é tão capaz quanto elas. Quando temos confiança em nosso potencial e aplicamos isso em nossa vida, proporcionamos um ambiente mais agradável para viver, influenciando as pessoas em nosso redor com otimismo e entusiasmo.

2.2. COMO MOTIVAR SEUS FUNCIONARIOS E COLEGAS DE TRABALHO

Há diversas ações a serem tomadas para aumentar a motivação e produtividade dos empregados, é necessário deixar claro que todos fazem parte do mesmo time, e que ninguém é inimigo de ninguém, é essencial manter uma boa comunicação entre empregador e empregado.

"...na medida em que a sua empresa ganha corpo, a energia, muitas vezes diminui. Para não colocar tudo o que construiu em risco, você precisa de uma luz, de um novo estimulo." (Roberta Rossetto, Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Outubro de 2005.)

Quando a empresa ouve seus funcionários fica mais fácil de resolver eventuais problemas, é recomendado fazer reuniões programadas com os colaboradores, ouvir suas sugestões e reclamações. Assim eles se sentirão mais valorizados podendo ajudar a resolver conflitos internos.

O reconhecimento é a ferramenta que fará com que o funcionário renda mais, e é assim que se reforça algo que gostaria que continuasse a acontecer; a queda de produção é causada quando o funcionário está desanimado por não receber reconhecimento por algo que se empenhou com unhas e dentes.

Segundo Roberta Rossetto (2005), energia é contagiante e o baixo astral também. Todos passam mensagens ocultas em seus atos, e quando a mensagem for passada com otimismo e bom humor faz com que os demais também se sintam motivados. Logo pela manhã receber um "bom dia" com um sorriso estampado no rosto fará com que a outra pessoa realmente acredite que o dia será bom.

"A idéia de que não é preciso se preocupar com a motivação dos funcionários está ultrapassada" (Hyrum Smith, Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, outubro de 2005.)

Outra dica para aumentar a motivação na empresa, é fazer rodízio funcional, se um funcionário está a muito tempo na mesma função é possível que aquela rotina o aborreça. O ideal seria que ele fosse para outro departamento, mesmo que seja por um curto período, pois, quando ele voltar a função anterior estará mais motivado, e poderá aplicar os conhecimentos adquiridos na outra função, na que se encontra atualmente.

2.3. A IMPORTÂNCIA DE UM LÍDER

O líder deve ser alguém que se comprometa com a causa, não basta apenas se envolver, é necessário fazer parte. A uma grande diferença entre se comprometer e se envolver:

"A próxima vez que vocês forem comer ovos com bacon lembrem-se disto: a galinha estava envolvida, mas o porco estava comprometido." (James C. Hunter, O Monge e o Executivo, pg. 93)

O verdadeiro compromisso envolve o crescimento do grupo e do individuo, sendo que o líder dedica-se ao crescimento e aperfeiçoamento de seus liderados, quando o líder exige aperfeiçoamento ele deve servir de exemplo e estar comprometido com o objetivo estipulado.

É importante que a liderança seja baseada na autoridade ao invés do poder, o bom líder faz com que seus liderados atendam as suas ordens de boa vontade e sintam-se felizes em fazê-las. O poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não fazer, acarretando assim a desmotivação e o aborrecimento de seus liderados.

Quando os colaboradores são tratados como iguais eles sentem-se importantes fazendo parte da empresa, sendo esse tratamento designado pelo líder, que é capaz de implantar a motivação em seus liderados. Quando uma empresa vai mal não devemos procurar a causa nos liderados e sim no líder que não deve estar agindo devidamente com seus subordinados, ele não pode olhar para seus liderados com olhos de lucro e dinheiro, mas olha-los como seres humanosque possuem sentimentos e que não querem ser tratados como um saco de lixo, que fica sendo jogado de um lado para o outro como se não tivesse valor algum.Todo líder deve ter consigo calma e competência de criar junto à seus liderados um ar de familiarização.

3. CONCLUSÃO

Com o termino deste artigo podemos constatar que hoje em dia a motivação no trabalho e um assunto que deve ser analisado em todas as empresas, pois sem motivação, não tem, como haver uma boa produção.

È muito importante manter uma relação agradável no ambiente de trabalho, para o bem estar do individuo e do grupo, quando um funcionário trabalha com entusiasmo ele cresce pessoalmente e a empresa também se desenvolve melhor.

Não é difícil de formar um ambiente acolhedor, mas tudo deve partir do líder, que deve passar confiança e bom humor aos seus liderados, para que estes sintam-se felizes em servir. Conhecer a si mesmo e as pessoas que você convive profissionalmente é a chave para o sucesso com otimismo e motivação.

Quando um funcionário ou líder esta motivado ele passa este entusiasmo para as demais pessoas que estão a sua volta, formando assim uma corrente de otimismo e um desenvolvimento em conjunto.

4. REFERÊNCIAS

Hunter, James C. O Monge e o Executivo.Editora Sextante. Rio de Janeiro. 12ª Edição. 2004.

Revista Seleções, Julho, 2003.

Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Outubro, 2005.

Disponível em: <http: //rh.fiap.com.br/cgi-bin/carreiras/default.asp?secao=mkt&titulo=Dicas%20sobre%20Marketing%20Pessoal> Acesso em: 25 de Julho de 2006.