FACULDADE NOSSA CIDADE

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROFESSOR ORIENTADOR: LAWTON BENATTI

 

 

 

 TÍTULO: MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

ALUNA: MARCIA SOUZA DE ANDRADE

Para as organizações a motivação de pessoal tem extrema importância, pois está ligada a um ambiente favorável para o desenvolvimento das atividades, aumento de produtividade proporcionando assim o crescimento da empresa.

Para Lacombe (2011, p. 172) “uma das formas de motivar os subordinados é ter alta expectativa em relação a eles”, sendo necessário certo conhecimento, identificando suas necessidades, prioridades e os envolvendo ao ponto de que ele se sinta parte integrante do negócio.

É importante salientar que a motivação é algo de que está dentro de cada um, sendo uma árdua missão motivar um funcionário por muito tempo com benefícios diferenciados, campanhas motivacionais, se suas necessidades básicas não estiverem supridas.

Outro fator de relevância para a motivação é a forma de administração do pessoal, função do líder imediato que além de sofrer pressão por resultados ainda tem que ter o conhecimento de sua equipe, tendo que observar que mesmo que as metas sejam cumpridas, não significa que todos estão motivados no mesmo nível, causando assim futuramente a desmotivação dos daqueles que estão comprometidos com os objetivos da empresa.

Podemos considerar fatores motivadores: autonomia para tomadas de decisão, programa de cargos e salários, plano de carreira, coerência interna (relacionado à remuneração de pessoal), coerência externa (relacionado ao pagamento de salário entre as empresas do mesmo ramo no mercado), um bom gestor entre outros.

Concluímos que a motivação é um processo continuo que mobiliza esforços de vários setores da organização, e indispensável para o desenvolvimento tanto do individuo como da organização.

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA

 

LACOMBE, Francisco. Recursos Humanos: princípios e tendência. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.